CONJUNTURA SINDICAL E POLITICA: OS REFLEXOS NO MOVIMENTO SINDICAL E PARA A CLASSE TRABALHADORA André Santos; publicitário, jornalista e Especialista em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor – Dejalma Cremonese
Advertisements

Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Definições e interpretação
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
REPÚBLICA VELHÍSSIMA REPÚBLICA FINANCIADA PELA ELITE
Projeto de Lei - Rito Ordinário
Brasil “Pós-Ditadura”
GOVERNO ITAMAR FRANCO – 1992 A 1994
PEC 190/2007 Proposta de Emenda à Constituição Federal e tramitação da PEC 190/2007.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Alketa Peci EBAPE/FGV Desenvolvimento e implementação de um sistema de seleção de diretores e do pessoal de gerência superior Alketa Peci.
Processo Legislativo Sumário
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Curso Direito à Memória e à Verdade
A economia levada a sério
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Projeto de Lei (PL) 8035/01 Maio, 2011 Plano Nacional De Educação
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
O Estado e os Três Poderes
Atualização e ações no atual panorama político do Congresso Nacional CONJUNTURA NACIONAL MARCOS VERLAINE Jornalista, analista político e assessor parlamentar.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
Direito Eleitoral – módulo I
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
A Redemocratização do Brasil
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
História do Brasil De Itamar à Lula.
DIP – – Prof. Gilberto Rodrigues
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
Cont. Câmara dos Deputados
Superintendência de Colegiados
RELAÇÕES GOVERNAMENTAIS / CONSULTORIA PARLAMENTAR
A PARTICIPAÇÃO E O ESTADO: AS RELAÇÕES DA CIDADANIA COM O PODER POLÍTICO WAGNER DE MELO ROMÃO.
Sistema Representativo
CONTROLE NA GESTÃO PÚBLICA
Debate Institucional Forma de governo
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
PRÉ-CEFET HISTÓRIA.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Antonio Carlos Biscaia Ética na vida, coragem para agir.
A democracia brasileira e suas contradições
Desempenho Legislativo em Números Um estudo sobre a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Corrêa de Mello.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Por: Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo FNS Ilhéus - BA Setembro de.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
- Movimento Sindical – História de Luta e Representação André Santos; publicitário, jornalista e Especialista em Política e Representação Parlamentar.
A importância da participação dos conselhos no controle social dos RPPS Fernando Ferreira Calazans 1.
Conjuntura Política para os trabalhadores e a unicidade sindical André Santos; publicitário, jornalista e Especialista em Política e Representação Parlamentar.
IMPEACHEMENT e Governo Michel Temer Análise de conjuntura para o próximo governo André Santos ; publicitário, jornalista e especialista em Política e Representação.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Análises de Conjuntura focado nos interesses para a CT em saúde, com destaque para o Projeto Mais Médicos 25 de Abril 2016.
DESAFIOS DO MOVIMENTO SINDICAL EM 2013 André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
André Santos Jornalista, Especialista em Política e Representação Parlamentar e Assessor Parlamentar do DIAP e da CNPL.
COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 352, DE 2013.
O DESAFIO DO MOVIMENTO SINDICAL PARA A PRÓXIMA LEGISLATURA – 2015/2019 André Santos André Santos, Jornalista, Assessor do DIAP e Especialista em Política.
Análise de conjuntura para o próximo governo
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

CONJUNTURA SINDICAL E POLITICA: OS REFLEXOS NO MOVIMENTO SINDICAL E PARA A CLASSE TRABALHADORA André Santos; publicitário, jornalista e Especialista em Política e Representação Parlamentar. É assessor Parlamentar do DIAP e Sócio Proprietário da CONTATOS ASSESSORIA.

Conjuntura política estrutural Crise hídrica Crise elétrica Crise política Crise institucional Intolerância social Herança 2015 – 2016

Executivo – Legislativo - Judiciário  Governo fraco  Congresso corporativo  Judiciário midiático  Imprensa tendenciosa

Conjuntura para os trabalhadores  Economia em desaceleração  Custo de produção subindo  Governo sem margem para negociar  Mercado com forte influência no Governo  Setor empresarial em posto de decisão  Bancada sindical reduzida  Divisão no Movimento Sindical

Conjuntura Política Econômica Lula X Dilma EconomiaPolíticainfraestrutura SubsídiosIdeologia social democrataInvestimentos bancos públicos Intervenção nos lucrosBase fragilizadaFalta de investimento Protecionismo nacional/internacional Oposição fortalecidaConcessões Ajuste fiscalCrise políticaDesconfiança do mercado

Dilma X LulaTemaLulaDilma Relação com ministrosDe igual para igualHierárquica Eficiência e éticaToleranteIntolerante Como decide Intuitiva e de conteúdo emocional Racionalidade e foco no resultado Velocidade da decisão Consulta setores envolvidos (demora um pouco) Decide com informações técnicas – decide rápido Modo de governar Midiático – exposição tida como excessiva Discrição e ação cirúrgica Relação com o CongressoPouco institucionalTotalmente institucional Liturgia do cargoPouco rigorRigor total – segue 100%

Crise política econômica 2015/2016 Pleno EmpregoDesemprego moderado Governo com margem de negociação Ajuste econômico, controle das contas Controle dos partidos pelos líderes/ministros Fragmentação partidária sem fidelidade à base Escândalos de corrupção Petrobrás/Operação Lava Jato

Receita para o IMPEACHMENT Desarticulação política Crise econômica Base social fragilizada ABERTURA DO PROCESSO DE IMPEACHMENT

Passo a passo do processo de impeachment  1. Acolhimento pelo presidente da Câmara dos Deputados  2. Criação de Comissão Especial 2.1 A comissão será composta por 66 titulares e mesmo número de suplentes. Instalada a comissão será comandada por um presidente e por três vice-presidentes e terá ainda um relator, que serão eleitos pelo colegiado 2.2 A presidente será notificada e instada a se manifestar no período de até 10 sessões, pessoalmente ou por meio de advogado 2.3 O relator terá o prazo de duas sessões para emitir parecer, podendo ser eleito outro relator caso o prazo seja descumprido 2.4 O colegiado deverá deliberar sobre a denúncia no prazo de cinco sessões 2.5 Ultrapassado o prazo, a Presidência poderá trazer a matéria diretamente ao Plenário 2.6 Aprovado o parecer na Comissão especial segue para o plenário da Câmara dos Deputados  3. Votação no plenário da Câmara dos Deputados, sendo necessários ao menos 342 votos, portanto, 2/3 dos 513 deputados federais;  4. Aprovado a abertura na Câmara, segue para a análise de mérito (julgamento) no Senado Federal.

Contexto social para impeachment Imprensa Movimentos Sociais Instituições Manifestações pró-impeachment e contra

Base de apoio - Histórico GovernoApoio consistenteApoio condicionadoOposiçãoTotal Collor Itamar FHC I FHC II Lula I Lula II Dilma

Leis de combate à corrupção Lei da transparência, que obriga a disponibilização, em tempo real, dos gastos governamentais nos três níveis (Lei Complementar 131/09, conhecida como Lei Capiberibe); A Lei de Captação de Sufrágio que aceita a evidência do dolo para efeito de cassação de registro e de mandato (Lei /09); Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10); Lei de Acesso à Informação (Lei /11); Lei de Combate à Lavagem de Dinheiro (Lei /11); Lei de Conflito de Interesses (Lei /13); Lei de Responsabilização da Pessoa Jurídica, ou Lei Anticorrupção (Lei /13); Lei da Delação Premiada, ou lei que trata de organizações criminosas (Lei /13); e Emenda Constitucional do voto aberto na cassação de mandatos e apreciação de vetos (EC 76/13).

Congresso Nacional – 2015/2019 Pulverizado partidariamente Liberal economicamente Conservador socialmente Atrasado nos direitos humanos Razões de um Congresso conservador Alianças sem compromisso ideológico/programático Influência do poder econômico Ambiente político conturbado

Reforma Ministerial  Retorno do Lula  Acalma a base no Congresso  Confiança do mercado  Retomada do diálogo RECONSTRUÇÃO DA BASE DO GOVERNO

Início 1º mandatoLula - Dilma Meio 1º mandatoDilma - Lula 2º mandatoDilma – Dilma Andamento do 2º mandatoDilma - Lula Continuidade 2º mandatoLula – Dilma ou Lula - Lula DINÂMICA POLÍTICA – Lula e Dilma

OBRIGADO Endereço: SBS, Quadra 1, Bloco K, Ed. Seguradoras, Sala 403, Brasília-DF - CEP Fone: (61) / (61)