2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
O Papel da CIS no PCCTAE.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Seminário Regional da Cooperação Brasil-Itália sobre Desenvolvimento Local e Regional PROJETOS ORIENTADOS PARA RESULTADOS Araraquara-SP
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Fundamentos de Administração
Gestão de Projetos.
Os múltiplos papéis da área de RH
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
Funções da Administração
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Aula 08 Revisão para AV1.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Trabalho de Qualidade de Software
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Planejamento estratégico
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Material do Instituto Publix protegido por direitos autorais Gestão Matricial para Resultados® 2° dia Gestão para Resultados na Administração Pública.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Planejamento Estratégico
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
Secretaria de Recursos Humanos Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal Ano 2008 PDG.
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 03 e 04 de setembro de 2015.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Secretaria de Saúde MONITORAMENTO PAS 2011 ELABORAÇÃO DA PAS 2012 Recife, 25 de agosto de 2011.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Você sabe qual é o potencial dos membros de sua empresa? Cuidado pois, você pode perder grandes talentos para seu concorrente!!
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
Tema: Processos - Análise de Benchmarking - Brasília, 05 e 06 de agosto de 2013 Fórum Nacional de Gestão 2ª Reunião Ordinária de 2013.
Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.
Transcrição da apresentação:

2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios Públicos Estaduais

GT - INDICADORES OBJETIVO ESTRATÉGICO (PEN) DESCRIÇÃOINDICADORFÓRMULA Intensificar o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes Gerir competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), possibilitando o contínuo e gradativo desenvolvimento técnico, gerencial e pessoal de todos os membros e servidores do MP capacitando-os para a utilização de novas tecnologias, ferramentas, métodos e técnicas de trabalho. Desenvolver nas pessoas uma visão global da instituição, estimulando a integração e fomentando o comprometimento. Manter programas permanentes de capacitação permitindo o uso das habilidades dos servidores em sua área de especialização. Índice de Capacitação ( Número de Servidores Capacitados e/ou Treinados no mínimo 20h por ano / Número Total de Servidores ) x 100 ( Número de Membros Capacitados e/ou Treinados no mínimo 20h por ano / Número Total de Membros ) x 100 Pessoas Pessoas

Finalidade do Indicador: Medir o percentual de membros e servidores que receberam cursos de capacitação e/ou treinamentos patrocinados ou apoiados pela instituição. Periodicidade da Medição: Semestral. Pessoas (Continuação) Pessoas (Continuação) Pontos Discutidos: As horas de capacitação considerarão “cursos presenciais” e “EAD” de curta ou longa duração. A meta para o indicador está em análise pelo GT. Após o acompanhamento do Indicador por um período a ser definido, a ideia é separar os cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas (conhecimento) daqueles relacionados às habilidades conceituais e interpessoais (habilidades e atitudes). Assim, computar separadamente as horas de capacitação técnica (conhecimento) 1 e as de capacitação comportamental (habilidades e atitudes) 2. Mostraria se a instituição está mais próxima de um modelo de gestão por competências ou de um programa de treinamento tradicional. O desafio seria dimensionar com mais acurácia o esforço feito para as capacitações de diferentes naturezas, buscando um equilíbrio entre o aprimoramento técnico (conhecimento explícito) e aprimoramento comportamental (conhecimento tácito). ( 1 ) Seriam computadas as horas em capacitação técnica: Curso de Direito Civil, Orçamento Público. ( 2 ) Seriam computadas as horas em capacitação comportamental: Desenvolvimento e integração de gestores, Curso de Processo Decisório, Curso Direção e Liderança.

GT - INDICADORES Orçamento Orçamento OBJETIVO ESTRATÉGICO (PEN) DESCRIÇÃOINDICADORFÓRMULA Assegurar os recursos orçamentários e otimizar sua alocação Assegurar recursos orçamentários que viabilizem a atuação do Ministério público, criando meios concretos para justificar sua proposta orçamentária. Maximizar a gestão e alocação de recursos buscando a melhor relação custo- benefício e a sincronia entre planejamento, orçamento e execução, de forma coordenada com as prioridades da instituição. Implementar cultura de elaboração de plano orçamentário plurianual. Buscar fontes externas de financiamento para os projetos do Ministério Público Investimentos Realizados (T otal de Investimentos Realizados / Total de Orçamento Disponibilizado*) x 100 Execução Orçamentária de Investimentos (Orçamento de Investimento Realizado no Período) / (Orçamento de Investimento proposto no período*) x 100 Finalidade do Indicador: Medir a participação do Orçamento de Investimentos frente ao Total de Orçamento Disponibilizado e medir a execução real do orçamento de investimento, respectivamente. Periodicidade da Medição (Investimentos Realizados): Anual. Periodicidade de Medição (Execução Orçamentária de investimentos): Trimestral. Pontos Discutidos: * O Orçamento Disponibilizado e o Orçamento de Investimento Proposto compreendem a dotação orçamentária inicial acrescida de suplementações e inclui as Verbas Orçamentárias, Extraorçamentárias, Fundos e Convênios.

Gestão Gestão OBJETIVO ESTRATÉGICO (PEN) DESCRIÇÃOINDICADORFÓRMULA Aprimorar o processo de planejamento e gestão Estimular a cultura de planejamento, incentivando a instalação de escritório de projetos no âmbito do Ministério Público, para a profissionalização dos processos de gestão e superação de desafios estratégicos. Excelência do Modelo de Gestão Mensuração orientada pelos seguintes critérios: Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Modelo de Gestão (Em análise pelo GT – Indicadores). Finalidade do Indicador: Aferir o grau de maturidade do Modelo de Gestão/Governança com vistas a verificar o estágio de implantação e monitoramento da estratégia formulada. Periodicidade da Medição: Anual ou Bianual. (Em análise pelo GT – Indicadores)

Gestão (Continuação) Gestão (Continuação) Pontos Discutidos: O questionário deverá ter, no máximo, 05 perguntas em cada um dos 03 Temas (Gestão Estratégica, Gerenciamento de Projetos e Governança Institucional). Público-alvo para aplicação da pesquisa: Alta Administração, Responsáveis por Objetivo do Mapa Estratégico e Gerentes de Projetos Estratégicos). Em análise, pelo GT – Indicadores, a periodicidade de medição (aplicação da pesquisa). Em análise, pelo GT – Indicadores, os critérios para avaliação do resultado, visando a padronização dos níveis de maturidade identificados em cada MP: (Vide teoria “Escala Likert”) - Construir as assertivas no mesmo sentido (afirmação positiva) para não haver distorção na pontuação final; - Utilizar 5 opções de respostas para cada assertiva entre “discordo totalmente” e “concordo totalmente”; - Definir pontuação para cada uma das opções de resposta (Ex: 1 a 5 equivaleria a 1 a 5 pontos respectivamente); - Estabelecer os intervalos da pontuação total para definir os níveis de Baixo, Médio e Alto Nível de Maturidade. Justificativa: Maioria dos MPs já avançaram na etapa de formulação da estratégia, já tendo seus Mapas Estratégicos estruturados, indicadores e portfólio de projetos definidos. As questões da implementação e do monitoramento da estratégia através da execução dos planos e acompanhamento dos resultados é que precisam ser avaliados, com perspectiva de, a partir do diagnóstico feito através da pesquisa, definir as ações para a evolução dos níveis de maturidade dos Modelos de Gestão implantados.