Mostrando a vida numérica na aula

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História dos conhecimentos que as crianças elaboram a respeito da numeração escrita Délia Lerner e Patricia Sadovski Síntese: item II do Capítulo 5 – O.
Transcrição da apresentação:

Mostrando a vida numérica na aula O SISTEMA DE NUMERAÇÃO: UM PROBLEMA DIDÁTICO Delia Lerner e Patrícia Sadovsky Mostrando a vida numérica na aula

PRESSUPOSTOS QUE ORIENTAM O TRABALHO COM A ESCRITA NUMÉRICA Trabalhar com a numeração escrita Abordar a numeração escrita em toda a sua complexidade Assumir que o SND, enquanto objeto de ensino, passará por sucessivas definições e redefinições até chegar a versão final

Qual é o percurso então? Do uso à reflexão e da reflexão à busca de regularidade. Usar a numeração escrita é: produzir, interpretar e comparar escritas A busca de soluções: reflexão, argumentação e validar ou rejeitar conhecimentos

Surgimento das regularidades do SND

Como fazer isto? Favorecer comparação entre números: mesma e diferentes quantidades de algarismos Promover a elaboração de conclusões: “cens precisam de três algarismos Propiciar o conhecimento da escrita convencional dos “nós” e sua utilização como base da produção de outras escritas (10, 20, 30...100, 300, 500...1000)

Qual é o desafio ao professor ? Desafiar as crianças com problemas cuja resolução ainda não lhes foi ensinada É trabalhar simultaneamente com respostas corretas e com as erradas. A coexistência de diferentes conceitualizações a respeito do sistema. O trabalho em sala de aula está envolvido pela complexidade e provisoriedade.

ATIVIDADES INERENTES AO TRABALHO COM A ESCRITA NUMÉRICA Comparar e operar Produzir e interpretar Para comparar e operar é necessário produzir e interpretar escritas numéricas. A relação de ordem intervém na produção e interpretação de números.

SITUAÇÕES VINCULADAS À RELAÇÃO DE ORDEM A relação de ordem é um recurso para produzir e interpretar números que não conhecem. Comparação de números Produção e Interpretação Busca de regularidade

1) Comparar números Em que se basear para comparar números? Utilização de materiais que utilizem números escritos em sequência: fita métrica, livros, régua, calendário, quadro numérico, etc

Situações Propostas Diferentes negócios – ex.: loja Ordenar idades dos familiares Decidir ordem de atendimento – números fichas Comparar alturas, idades do grupo Formar com 3 algarismos todos os números possíveis – ordená-los em sequência Dado um nº de 2 algarismos – colocar um terceiro para formar o maior número possível

2) Produção e Interpretação: situações de contexto social Produção de listas de preços Confecção de fichas de atendimento Identificação de preços Interpretação do valor das cédulas Leitura da data de vencimento Escrita de números difíceis Leitura de números do bingo Análise dos números da rua Ditado de números

3) Busca de Regularidade As crianças precisam refletir e chegar á elaboração de conclusões como: Os “dezes” tem dois números Os “cens” precisam de três Os mil, de quatro... Depois do nove vem sempre um zero (depois do 19...20, 39...40)

3) Busca de Regularidade Há dez números com 1 algarismo, com 2... O primeiro número de 3 algarismos é 100 Quando tem 2 algarismos, os que começam com dois são “vinte”, com três são “trinta”...

Dificuldade 1º ano: passar à dezena seguinte na contagem Quadro de números - procurar Localizar todos os números terminados em nove Identificar quais são os números que vem a seguir Qual a semelhança entre os números 19 e 30 Ler e comparar a sequência de números: fita métrica, régua, calendário, etc

“Compreender é descobrir, ou reinventar através da redescoberta”. C@rminh@ slide 2010 “Compreender é descobrir, ou reinventar através da redescoberta”. (Piaget)