Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.

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Transcrição da apresentação:

Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini

Profa. Bruna Panzarini 2 Revendo o que aprendemos... Projetos: Desafios Temporários Únicos Escopos progressivos Recursos escassos Foco em resultados Riscos e Incerteza Competências: Práticas Vivenciais Sagacidade Sabedoria

Profa. Bruna Panzarini 3 Revendo o que aprendemos... Perfil do gestor: Empreendedor Foco em Resultado Disciplina de método Metodologia do PMI:  Áreas de conhecimento: Integração, Escopos, Tempos, Custos, Qualidade, RH, Comunicação, Riscos e Aquisições.  Grupos de Processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Verificação/Controle e Encerramento

Profa. Bruna Panzarini 4 Iniciação: Termo de Abertura do Projeto Declaração Preliminar de Escopo Planejamento: Pl. de Gestão do Projeto Sumário Executivo Pl. G. Escopos Pl. G. Riscos Pl. G. Comunicação Pl. G. Custos Revendo o que aprendemos... Pl. G. Qualidade Pl. G. Aquisições Pl. G. RH Pl. G. Tempos Questões em Aberto Execução: Escopos mudam Ocorrem imprevistos e acidentes Desentendimentos e conflitos Metas perdem viabilidade

Profa. Bruna Panzarini 5 Revendo o que aprendemos...

Profa. Bruna Panzarini 6 Verificação e Controle  Verificar = monitorar = acompanhar e analisar passivamente o que ocorre na execução.  Controlar = decidir e agir para corrigir rumos em direção ao planejado. Um plano, sem ação, é apenas alucinação. Um plano, sem controle, torna-se ficção. Um plano, sem ação, é apenas alucinação. Um plano, sem controle, torna-se ficção.

Profa. Bruna Panzarini 7 Amplitude de atuação do Gerenciador Passivo NeutroAtivo Deixa fazer Fiscaliza e pune Coleta informação Analisa informação Exige correção Decide e comanda Assume controle Gerenciador de Projetos é pró-ativo. Não se omite, nem despreza a responsabilidade dos executores. Gerenciador de Projetos é pró-ativo. Não se omite, nem despreza a responsabilidade dos executores.

Profa. Bruna Panzarini 8 Verificação e Controle  Não há controle sem verificação: é um constante “apagar incêndios”  Toda verificação precisa ter uma referência de comparação: é a linha de base obtida no final do planejamento Planejar Linha de Base Verificar Controlar

Profa. Bruna Panzarini 9 Verificação  Chega de “achômetro”, precisamos de informação confiável  Muita informação é gerada durante a execução – como lidar com ela?  Solução: indicadores de desempenho:  Key  Performance  Indicators

Profa. Bruna Panzarini 10 Exemplo de Painel de Controle

Profa. Bruna Panzarini 11 Exemplos de indicadores Alinhamento com Missão e Valores Indicador de Satisfação do Parceiro Pesquisa de satisfação interna = 00 % 100% 80% 60% Indicador de Conclusão do Projeto % Realizado = 00 % 0%100%50% Quantidade de acessos semanais ao sistema /jan 03/fev 03/mar 03/abr 03/mai 03/jun PrevistoRealizado

Profa. Bruna Panzarini 12 Exemplos de Indicadores 0, jun/07jul/07ago/07set/07out/07nov/07 Valor Mensal V. Acumul.

Profa. Bruna Panzarini 13 Exemplos de indicadores 0 %50% Envolvidos informados / Total 20%90% CRÍTICOBOMMETA Sinaleiro: Situação crítica, requer ação urgente Situação estável, merece atenção Situação melhor que o esperado Informação insuficiente: esclarecer Não Informado

Profa. Bruna Panzarini 14 Indicadores de Desempenho  Metas definem o alvo, indicadores mostram em que medida há tendência de atingir metas  Indicadores avaliam desempenho em termos de:  Eficácia: metas cumpridas  Eficiência: economia; relação entre recursos alocados e resultados  Efetividade: resultados alcançados

Profa. Bruna Panzarini 15 Quando um Projeto termina?  O Encerramento de Projetos não é um momento, é um período de transição.  Não é um final, é um reinício.  Não é desmobilização, é comemoração por resultados alcançados.  Não provoca esquecimento, gera acúmulo de experiência.

Profa. Bruna Panzarini 16 Quando termina um projeto?  Metáfora: Corrida de Revezamento:  Se o corredor que termina sua atividade desacelerar, perde a corrida.  Se o corredor que inicia a atividade estiver parado, perde a corrida.

Profa. Bruna Panzarini 17 Quando termina um projeto?  Metáfora: Corrida de Revezamento:  Não precisa apenas de sincronia, é preciso que o corredor que inicia esteja com o mesmo ímpeto e esforço do que termina  Resultado: a transição torna-se natural

Profa. Bruna Panzarini 18 Quando um projeto termina?  PMI: a transição inclui Aceitação, Aprovação e Entrega

Profa. Bruna Panzarini 19 Quando um projeto termina?  Aceitação: verifica a conformidade com especificações; pode iniciar a operação, sem transferir responsabilidades  Aprovação: atesta a conformidade e assume a responsabilidade  Entrega: termina a atuação da equipe do projeto

Profa. Bruna Panzarini 20 Duração do Encerramento do Projeto

Profa. Bruna Panzarini 21 Escopo potencial no Encerramento:  Testes e Operação Experimental (quando pertence ao escopo);  Comissionamento de Equipamentos e Instalações;  Desmobilização de pessoal (equipe do projeto, prestadores de serviço etc.) e instalações provisórias;

Profa. Bruna Panzarini 22 Escopo potencial no Encerramento:  Serviços em Garantia, Assistência Técnica;  Reaproveitamento: criação de novos projetos para explorar oportunidades oferecidas pelo sucesso do projeto