A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.

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Transcrição da apresentação:

A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa

Hoje, Dentro das Empresas Além de Máquinas, Também Existem Pessoas Sendo Assim, o Jeito de Tratá-las Determinará Como Você Será Tratado Portanto, Uma Visão Otimista Sobre Seus Funcionários Tende a Criar Pessoas Mais Colaborativas

CONCEITO DE “GERENCIAR”: Antigamente, Gerenciar Significava “a Arte de Obter Resultados Através Das Pessoas” Hoje, Gerenciar Significa Obter Resultados, Atendendo às Aspirações Das Pessoas

Hoje, a Arte de Gerenciar Pessoas Exige Muita Criatividade Por Parte dos Líderes, Pois em Vez de Controlar os Funcionários é Preciso ENERGIZÁ-LOS Gerenciar Exige Cada Vez Mais Criatividade e Domínio Técnico e, Diante Disso, é Necessário Que o Líder Possua Capacidade de Criar

A Principal Função de Um Gerente é Saber “Energizar” as Pessoas ENERGIZAR Significa Atender às Aspirações Complexas de Uma Pessoa

Tipos de Aspirações: Aspirações Simples: Salário Compatível, Emprego Próximo à Casa, Conforto no Local de Trabalho, Garantias de Continuar Empregado, Justiça, Ambiente de Amizade e Atenção São as Condições Básicas de Um Emprego, Sem as Quais os Empregados Não Aceitam Trabalhar

ASPIRAÇÕES COMPLEXAS As Pessoas Gostam de Ser Diferenciadas, de Terem o Seu Valor Reconhecido e de Enfrentar Desafios e Tarefas Difíceis Além Disso, os Funcionários Também Gostam de Aprender, Obtendo Crescimento Pessoal e Recompensas Financeiras Pelos Seus Esforços

Para “Energizar” as Pessoas, o Gerente Deve Perceber a “Prontidão” de Cada Um, Pois Existem Funcionários Que Estão Prontos e os Que Não Estão Prontos Os Funcionários Que Estão Prontos Têm Experiência Técnica e, os Que Não Estão Prontos, São os Inexperientes Dessa Forma, ao Cruzarmos as Duas Variáveis (Aspirações e Prontidão), Encontramos o Seguinte Quadro :

T I P O S D E P R O N T I D Ã O Experientes Inexperientes SimplesComplexas ASPIRAÇÕES: Aprendizes FRIOS Potenciais Empreende dores

Tipos de Funcionários APRENDIZES São os Inexperientes e Que Só Têm Aspirações Simples Não Têm Experiência Profissional e Preferem Trabalhar Apenas Por Ser Perto de Casa e Pelo Pequeno Salário Trate-o Com Pouca Flexibilidade, Informando-o Detalhadamente Sobre o Que Fazer e Conferindo Se as Tarefas Foram Executadas Conforme o Escrito. Ou Seja, Use Supervisão Rígida

FRIOS São Aqueles Funcionários Que Até Têm Experiência Profissional, Mas Possuem Aspirações Simples (Não Estão “Energizados”) Eles Sabem Trabalhar, Mas Não Vibram Com Isso Porque Devem Ter Sido Punidos na Sua Criatividade (em Empregos Anteriores) Envolva-o Nas Decisões, Fazendo Ele se Sentir Importante e Aumentando Sua Auto-Estima Seu Cuidado Não Deve Ser Técnico, Mas Humano e Ele Deve Ter Coragem de Errar

FUNCIONÁRIOS POTENCIAIS É o “Sonho” de Todo Gerente, Pois Embora Não Tenham Experiência Eles Têm Aspirações Complexas Eles Têm Iniciativa e Garra, Mas Ainda Não Estão Prontos Porque Não Possuem Experiência Na Verdade, Talvez Seja Preciso Reduzir um Pouco Essa “Garra” Para Que Eles Não Façam “Besteira” Precisam de Treinamento,de Instruções Claras, Acompanhamento Técnico e Envolvimento Com os Mais Experientes

EMPREENDEDORES São os Funcionários Que Têm Muita Experiência, Grandes Aspirações e Por Isso Não Devem Ser Tratados Com Rigidez, Controle e Nem Cobrança de Resultados Trate-o Com “Agradinhos” e Ele Ficará “Doente”, Pois a Energia Dele Não Vem de Você (é Dele Mesmo) Envolva-o nas Decisões e Dê-lhes Autonomia, Pois Eles São Capazes de Fazer Melhor Que Você Eles Precisam de Desafios, Tarefas Difíceis e Participação nos Resultados

Sendo Assim, o Gerente Não Pode se Conformar em Ter na Sua Equipe Apenas Aprendizes, Frios ou Potenciais Na Verdade, Seu Objetivo Principal Deverá Ser o De Transformar Todos Eles em “EMPREENDEDORES”, Pois Assim o Gerente Só Cuidaria da Estratégia da Sua Empresa