VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: www.voluntariado.org.br Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhando com voluntários
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Faro, novembro de 2013 Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Algarve.
Helder Silva – Monitor CID Jairse Freire – Coordenadora Nélson Lima- Dinamizador Comunitário Graciete Borges- Voluntária Débora Semedo- Técnica Otília.
GESPUBLICA Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Para entender o que é política pública Produção cultural
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1998, com o objetivo de organizar a oferta e a demanda do trabalho voluntário em Curitiba.
2013/2014. Este projeto teve como principal objetivo criar um espírito de cidadania e solidariedade nas crianças que, por serem ainda pequenas, têm mais.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Família, a base para cidadania
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Aula 1 Gestão Ambiental Disciplina: Gestão de Cooperativas
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
INTER-REGIONAL  ESPIRITIZAR  QUALIFICAR  HUMANIZAR.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
 MBC é o Movimento Brasil Competitivo que criado em novembro de 2001, com o objetivo principal de aumentar a competitividade no país, de maneira sustentável,
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
Apresentação do Projeto. Apresentação do Portal Transparência Caminho já percorrido: principais resultados Próximos passos: como participar.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓICA Rumo ao Jubileu em DIOCESE DE URUAÇU “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Ef. 4,3.
COALIZÃO ALFENAS. UM ARRANJO FORMAL PARA COLABORAÇÃO ENTRE GRUPOS OU SETORES DE UMA COMUNIDADE, EM QUE CADA GRUPO MANTÉM SUA IDENTIDADE, MAS TODOS CONCORDAM.
União Nacional por Moradia Popular O povo que constrói a casa é o povo que constrói a história.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo e promover a educação para o exercício consciente da solidariedade e da cidadania.

DESAFIOS DO BRASIL E DO MUNDO bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa! Existem cerca de 1 bilhão de pessoas vivendo, no limiar da sobrevivência, com menos de US$ 1 por dia. 2.6 bilhões de pessoas, 40% da população mundial, vivem com menos de US$ 2 por dia. Educação - 70% da população do país não conclui o ensino médio A Fome mata no mundo 1 criança a cada 10 segundos

O Mundo precisa do quê? EU minha família minha cidade meu prédio minha vizinhança minha rua meu trabalho minha escola meu bairro meu país meu mundo meu estado O voluntariado atual é aquele que se preocupa com o todo e sabe que cada ação individual, solidária e cidadã é parte de uma grande transformação social.

Podemos fazer do nosso voluntariado uma ponte sólida entre mundos que estão divididos.

de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário. TEMPO TRABALHO TALENTO É a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu Quem é o voluntário?

PÚBLICO ATENDIDO ÁREAS DE ATUAÇÃO

Pontos a considerar Qual a motivação? O que gosta de fazer? Quais os seus valores? Que habilidades ou talentos quer oferecer? Qual a disponibilidade de tempo? Com que público gosta de atuar? Em que área e local quer contribuir? Qual a ação ou atividade quer realizar? Realizar ações individuais; Participar de projetos ou grupos; Participar do programa de voluntariado de sua empresa Procurar uma organização social; Realizar atividades presenciais ou a distância

Legislação Lei nº / 1998 A Lei do Voluntariado define que o serviço voluntário: Não é remunerado; Não gera vínculo empregatício; Não pode ser exigido em contrapartida de algum benefício; É exercido em entidade pública ou privada, sem fins lucrativos e com objetivos sociais. Exige a assinatura do Termo de Adesão; O Termo de Adesão deve:  Estabelecer o objeto e as condições de trabalho;  Definir o reembolso de despesas.

Ação Social Investimento Social Privado Responsabilidade Social Empresarial Voluntariado Empresarial Os sentimentos e as ideias só se renovam, o coração só aumenta e o espírito humano só se desenvolve mediante a ação recíproca dos homens uns sobre os outros. Alexis de Tocqueville pensador político, historiador e escritor francês. Nas empresas.....

“Um programa de Voluntariado Empresarial é o apoio formal e organizado de uma empresa a empregados e aposentados que desejam servir voluntariamente uma comunidade com seu tempo e habilidades”. (Points of Light Foundation) Segundo a Business for Social Responsability, o programa de voluntariado empresarial é um “Aliado importante para muitas empresas que querem demonstrar compromisso com as comunidades onde atuam”. O Projeto de Voluntariado deve ser construído por cada empresa de acordo com a sua realidade e cultura, pois não existe um modelo único que sirva para todas as empresas. Programa de Voluntariado Empresarial

Para que o programa seja consistente é necessário que: Tenha envolvimento da direção da empresa Esteja de acordo com a missão e valores da empresa. Tenha como um dos seus objetivos gerar transformações na comunidade. Programa de Voluntariado Empresarial

BENEFÍCIOS: todos ganham no voluntariado, o voluntário na descoberta e no desenvolvimento de novos talentos, na ampliação da visão do mundo. A organização social ganha no fortalecimento dos serviços e programas, otimização dos recursos. A empresa descoberta de novas lideranças, relacionamento com a comunidade e pertencimento; desenvolvimento de habilidades, talentos pessoais e profissionais dos colaboradores; Agrega valor aos negócios, construindo imagem de empresa solidária e cidadã; Ganha a sociedade e influencia em politicas públicas, mais qualidade de vida, justiça social e valorização da experiência da comunidade.

DESAFIO: consolidar a vocação transformadora do voluntariado por meio de práticas contínuas e permanentes visando implementar, acompanhar e consolidar atividades que gerem resultados efetivos que possam ser medidos e compartilhados.. Gestão eficiente Reconhecimento e valorização.

CVSP – Centro de Voluntariado de São Paulo Este material é propriedade do CVSP e não pode ser copiado parcial ou totalmente sem prévia autorização.