Dra. Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg (Procuradora de Justiça, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos) Dra. Berenice Andrade de Melo (Promotora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atendimento Bancário X PNEs
Advertisements

COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Programa de Ética e Cidadania
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
1 COMO FUNCIONA. 2 COMO FUNCIONA - QUEM FAZ Algumas funções dos profissionais que compõem a equipe: Responsável pela Área de Lazer no DR desenvolvimento.
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
O desafio do trabalho em “rede”
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Projeto Cidadania.
Lei de bases da actividade física e desportiva
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
CARTA DE BELO HORIZONTE
Escola de Formação Política Miguel Arraes
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Engª Civil Cristiane Biazzono Dutra
Conferência Municipal de Educação
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Comissão Permanente de Acessibilidade - CPA
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Audiência Pública: 09/04/2015 pedestre integração vias segurança eficiência sustentabilidade ciclista transportes desenvolvimento.
AEE, PPP e acessibilidade na escola
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
ÍNDICE DE FUNCIONALIDADE BRASILEIRO (IF-Br): ASPECTOS JURÍDICOS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Histórico do SS no MPPR A CF/88, deu nova conformação ao Ministério Público definindo-o em seu artigo 127 como: “uma instituição permanente, essencial.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
A importância do Programa Vida Ativa
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Requisitos Legais e Outros Requisitos
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
Programa Mulheres na Ciência Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Inclusão O que é Inclusão? É somente colocar uma criança com deficiência na escola?
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
Ministério Público O direito à acessibilidade na ordem jurídica brasileira e a atuação do Ministério Público.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Palestra: ACESSIBILIDADE para quem? Com Isabela Müller Arquiteta Urbanista Arquiteta Urbanista pós-graduada em Sociologia Urbana.
Nilzir Soares Vieira Junior (Promotor de Justiça, Diretor do CAOp dos Direitos à Saúde) 1º WORKSHOP CAOps E PROMOTORIAS EXECUTANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Transcrição da apresentação:

Dra. Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg (Procuradora de Justiça, Coordenadora da Comissão de Direitos Humanos) Dra. Berenice Andrade de Melo (Promotora de Justiça, Diretora do CAOp dos Direitos Humanos) Dra. Ana Galgane Paes (Promotora de Justiça) 1º WORKSHOP CAOps E PROMOTORIAS EXECUTANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SUMÁRIO Reuniões Internas De Coordenação: 11 Com toda a Comissão: 18 Externas Técnica, com responsáveis por elaborar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT Principais Produtos Público Interno Workshop sobre Acessibilidade; Manual de Atuação Modelos de Peças Público Externo Campanha de Conscientização da Sociedade Sergipana Realização de contato com Diretor da Fundação Aperipê para elaboração de vinheta sobre acessibilidade Contribuição Extra Incentivo à Realização do Presente Evento

PROJETO PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE – EQUIPE Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg Berenice Andrade de Melo Ana Galgane Paes Ana Paula Souza Viana Antônio Carlos Nascimento Santos Augusto César Lobão Moreira Cláudia do Amaral Calmon Fabiana Carvalho Viana Franca Fábio Pinheiro Silva de Menezes Lenilde Nascimento Araújo Maria Helena Sanches Lisboa Vinhas

ACESSIBILIDADE

IBGE – DADOS SINTÉTICOS/SE Tabela População residente por tipo de deficiência, segundo o sexo e a cor ou raça - Amostra - Características Gerais da População Sexo = Total/Cor ou raça = Total Ano = 2010 Brasil e UF Tipo de deficiência permanente Variável População Residente (Pessoas) População Residente (%) Brasil Total % Pelo menos uma das deficiências investigadas ,91% Sergipe Total % Pelo menos uma das deficiências investigadas ,08% Fonte: IBGE/Censo 2010

IBGE – DADOS ANALÍTICOS/SE Fonte: IBGE/Censo 2010

» É a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. O QUE É ACESSIBILIDADE

ACESSIBILIDADE Direito Fundamental Direito MeioIndependênciaAutonomiaDireito Social Benefício de Todos

Modelo Social » Aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em integração com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. CONCEITO LEGAL DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

» Concepção de espaços, artefatos e produtos que visam a atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade. DESENHO UNIVERSAL

PROPÓSITO DA ACESSIBILIDADE Segurança Autonomia Independência Visibilidade

ACESSIBILIDADE X ARACAJU

O Ministério Público de Sergipe na PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE Projeto Promoção da Acessibilidade Kit para Adequação Manual de Atuação Modelos de Peças Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística Acessibilidade no Transporte Coletivo Acessibilidade/Atendimento Prioritário Checklists Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística Acessibilidade no Transporte Coletivo Acessibilidade/Atendimento Prioritário Sensibilização Workshop sobre Acessibilidade Campanha de Conscientização da Sociedade Sergipana

KIT PARA ADEQUAÇÃO KIT Manual de Atuação Modelos de Peças Checklists

SENSIBILIZAÇÃO – WORKSHOP SOBRE ACESSIBILIDADE 14/05/2012 Data de Realização Sede do MPSE, no Centro Local Membros do MPSE e demais envolvidos com o tema Público-Alvo Fausto Joaquim Moreira Silva: Depoimento – Vivência com ausência de Acessibilidade Dra. Rebecca Monte Nunes Bezerra (Promotora de Justiça do Ministério Público/RN): Acessibilidade – Aspectos Legais Dra. Bernadete Lula (Arquiteta e Urbanista do Ministério Público/RN): Acessibilidade – Aspectos Técnicos Parceiros

SENSIBILIZAÇÃO – WORKSHOP SOBRE ACESSIBILIDADE

SENSIBILIZAÇÃO - CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE Forma Veiculação de Spot Início da Campanha Outubro/2013 Meio de Veiculação TV Alese, TV Atalaia, TV Cidade, TV Sergipe, no espaço determinado como gratuito, pelo Art. 24, do Estatuto do Idoso.

O Ministério Público de Sergipe na PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE

» Ao Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos compete exercer suas atribuições na promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência, idoso, vítimas de crimes, saúde do trabalhador e dos direitos constitucionais do cidadão; consumidor e serviços de relevância pública. CAOp DIREITOS HUMANOS

PROJETOS Desenvolvidos Promoção da Acessibilidade SALVE Idoso – Sistema de Aviso Legal por Violência, Maus Tratos ou Exploração da Pessoa Idosa Em Desenvolvimento Cidadania e Inclusão Implementação de políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

» Produzidos durante o Projeto Promoção da Acessibilidade » Guias para formação de conselhos » Formulários para visita de inspeção em Instituições de Longa Permanência » Modelos de peças judiciais atinentes à nossa área de atuação MATERIAL DISPONIBILIZADO NO PORTAL WEB DOS CAOps

INICIATIVAS DO CAOp x DIREITOS FUNDAMENTAIS Cartilha Calçadas Livres Projeto Escola Acessível Implantação de modalidades de atendimento à pessoa idosa ou com deficiência (Centros- dia e Residências Inclusivas) Acompanhamento do funcionamento dos Conselhos de Direito do Idoso Acompanhamento da formação e contratação de profissionais intérpretes de LIBRAS pelos órgãos públicos municipais e estaduais Estabelecimento de um fluxo de ação entre os órgãos no caso do abandono de idosos no Hospital de Urgências de Sergipe - HUSE

BOM TRABALHO!