Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Informações Estratégicas COTER DLOG DCT DEC Governança Corporativa no controle das práticas de Gestão e Integração da Conformidade Ambiental.
Advertisements

GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
Superintendência de Resíduos Sólidos, Gás e Energia - SRS
Projeto GRP Minas Novo Data Center do Governo Encontro E-Gov Minas 17 Junho 2011.
Processo de Formalização de Empresas. Cenário Mundial Cenário Nacional.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO E ESTÍMULO À REALIZAÇÃO DOS EXAMES MÉDICOS PERIÓDICOS NOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DO SIPEC.
CEARÁ NÓS SOMOS  21 Microrregionais de Saúde  184 Municípios com ações de VISA descentralizadas : 39 com a gestão das Ações de Média Complexidade e 145.
Geoprocessamento Prof. André Aparecido da Silva. Definição É o processamento informatizado de dados georreferenciados. Utiliza programas de computador.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
TCE-MA ANOS TÓPICOS 1. Linha do Tempo – Marcos importantes 2. Metodologia utilizada na formulação do PE 2.1 Etapas do trabalho.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
IT-16 Plano de Emergência
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Educopédia: plataforma de aulas digitais. Rioeduca.net: é o NOVO CANAL DE COMUNICAÇÃO e de INTERAÇÃO de todos os funcionários e alunos da SME/RJ. .
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
SIG – Sistema de Informação Geográfica Diogo de Santana Candido Enio Ribeiro Salles Pedro Henrique Davi Pires Machado Sistema de Informações Geográficas.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Sistema de Gerenciamento Acadêmico Francieli Zanardi – Luis Henrique Forchesatto – Marcelo Garbin.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA DA CAIXA PAINEL OUVIDORIA OUVIR. RESOLVER. MUDAR. TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
II ENCONTRO CETELI/UFAM-SAMSUNG DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA.
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E OBRAS DICAS DE ACESSIBILIDADE.
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
Modelagem de CASO DE USO
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Carolinne Isabella Dias Gomes e Cristiane Martins de Sousa Nava Castro
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
PROJETO DE INTEGRAÇÃO QUALITOR E FACEBOOK Aproximação do conceito de “Social Relationship Management” (SRM) à plataforma de atendimento Qualitor.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG
CADASTRO DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA DO RIO ITAJAÍ.
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
Ações Relacionadas à Segurança da Informação Segepres – Assessoria em Segurança da Informação (Assig)
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública Najla Mansur Braga.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
GeoObras - Sistema de gestão dos dados espaciais de obras Tribunal de Contas do Estado do Acre Universidade Federal de Campina Grande Fundação Parque Tecnológico.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
SABi - INTERFACE WEB Capacitação no Uso do SABi
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
NÃO PERTURBE! GÊNIO TRABALHANDO Desenvolvi uma Inovação! E agora? O que fazer? Após muitas horas de pesquisa..... Entre no site da Coordenação de Inovação.
Módulo Atendimento ao Servidor - SIGRH Ministrado: Luiz Vieira Deivid Fiorin.
Ouvidoria O que é o SOU. É um ferramenta informatizada de Gestão em Ouvidoria do Estado do Ceará desenvolvida para otimizar o fluxo das informações,
GED Gerenciamento de documentação Fluxo de Trabalho (workflow)
O PROJETO E A ESTRUTURA DAS TABELAS PROCESSUAIS UNIFICADAS DO PODER JUDICIÁRIO.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA Auditoria no Sistema Integrado de Gestão da Administração Tributária (Sigat) Apresentação: Osvaldo do Rosário do.
Transcrição da apresentação:

Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA

Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA

BDA – Banco de Declarações Ambientais O conjunto destes módulos foi denominado Banco de Declarações Ambientais – BDA e integra o portfólio dos projetos estruturadores do Estado de Minas Gerais, onde por meio de um cadastro único o empreendedor/empreendimento ou pessoa física terá acesso aos demais módulos do BDA, podendo por questões de segurança optar por realizar as declarações utilizando a certificação digital. Relevâncias técnicas: Utilização de padrões de tecnologias difundidas e avançadas; Padronização do layout das telas e seus comportamentos em todos os módulos; Padrões de segurança; Fácil integração de novos módulos; Gestão de conteúdo de textos informativos, avisos e postagem de arquivos; Rastreabilidade das ações sobre o sistema; Certificação digital; Documentação consistente.

BDA – Banco de Declarações Ambientais Funcionalidades: Cadastro inicial por meio de preenchimento de cadastro básico; Cadastro inicial por meio de certificação digital; Gerenciamento da relação de empreendedor/empreendimento; Informativos, avisos, FAQ, fale conosco; Webservice SEF; Link para consulta a legislação ambiental; Mecanismos para alteração de senha, alteração de e alteração dos dados do cadastro; Para empreendedores: mecanismo para vincular e gerir Empreendimentos, gerir responsáveis por módulo;

Esboço sistêmico: BDA Banco de Declarações Ambientais No BDA serão realizados cadastros de empreendimento, empreendedor ou responsável pelas informações do cadastro, obtendo assim uma senha de acesso aos demais módulos. Declaração de Áreas Contaminadas Inventário de Resíduos Sólidos Minerários Declaração De Carga Poluidora Informativo: Neste espaço conterão informações sobre cada cadastro, documentos necessários, dentre outros. Gestão de Barragens Todos os módulos dispõe ferramenta para auto-declarações por parte dos usuários externos. (30 dias p/ cadastro) Os CNPJ informados no cadastro do BDA são validados através da base de dados da SEF (Secretaria de Estado de Fazenda). BDA dispõe de mecanismo de acesso aos módulos através de certificação digital. Controle de permissão para usuários cadastrados. Inventário de Resíduos Sólidos Industriais Gerenciamento do conteúdo da pagina principal será feito pelo próprio SISEMA. GEO Integração SEF Integração

Padrão de Dados de Coordenadas Geográficas Visando a futura integração dos módulos com o geoprocessamento, os dados de localização a partir de coordenadas geográficas foram padronizados para todos os módulos, atendendo aos requisitos da UFLA (Universidade Federal de Lavras) que será a desenvolvedora da parte de geoprocessamento do SISEMA.

Gestão de Barragens Esse módulo permite ao usuário realizar o cadastramento e o acompanhamento de informações referentes ao cadastro de suas barragens de contenção de rejeitos, de resíduos e de reservatório de água em empreendimentos no âmbito do Estado de Minas Gerais. Funcionalidades: Cadastro; Emissão de protocolo de envio ou retificação do cadastramento para o usuário; Consulta através da situação do cadastro das barragens já cadastradas (empreendedor/empreendimento); Classificar barragem; Notificar empreendedor; Consulta pública – Consultar a partir de algumas opções de filtros, barragens cadastradas no Estado de Minas Gerais, gerando relatórios em formato PDF.

Gestão de Áreas Contaminadas Esse módulo permite ao usuário (podendo ser pessoa física, empreendedor ou empreendimento) realizar o cadastramento de Áreas suspeitas de contaminação ou contaminadas por substâncias químicas sob sua responsabilidade dentro do Estado de Minas Gerais. Funcionalidades: Cadastramento de uma nova área suspeita de contaminação ou contaminada. Alteração ou retificação de áreas já cadastradas. Possibilidade de pesquisa das áreas já cadastradas (por empreendimento, empreendedor ou pessoa fisica) por situação dos cadastros. Gerir tabelas do módulo. Emissão de protocolo de envio ou retificação do cadastro para o usuário.

Inventário de Resíduos Sólidos Minerários Esse módulo permite ao usuário realizar o seu Inventário de Resíduos sólidos minerários de seu empreendimento localizado no Estado de Minas Gerais. Funcionalidades: Cadastramento de um novo inventario de residuos sólidos minerários; Emissão de protocolo de envio do inventario para o usuário.

Declaração de Carga Poluidora Esse módulo permite aos responsáveis por fontes potencial ou efetivamente poluidoras realizar processo de declaração de forma informatizada. Funcionalidades: Cadastramento de uma nova declaração de carga poluidora; Consulta interna gerencial; Emissão de protocolo de envio da declaração para o usuário.

OBRIGADO! Venícios Gustavo Santos