CURSO DE PERÍCIAS FORENSES EPM maio/09

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Genetica Forense Introdução.
Advertisements

Utilização de Polimorfismos em Análises Forenses
GAMETOGÊNESE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna. GAMETOGÊNESE MEIOSE A gametogênese é o processo de formação e desenvolvimento dos gametas ou células.
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Genética Forense.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Quanto aos questionamentos apresentados pela FASUBRA, segue abaixo, as respostas: No artigo 2º identificamos que a proposta apresentada considera.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
HISTÓRICO, DELIMITAÇÃO DO CONCEITO, ORIGENS DA DINÂMICA DE GRUPO
Disciplina de Ciências Professora Viviane. ORGANIZAÇÃO CELULAR Célula : É a menor estrutura de um ser vivo – a maioria só pode ser observada com auxílio.
O ser humano natureza ou cultura?
Sistema Reprodutor Venus e Adonis – Rubens
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO SECRETARIA DE EDUCA Ç ÃO PROFISSIONAL E TECNOL Ó GICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA Ç ÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
ESTUDO TRANSVERSAL.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
FUNDAMENTOS DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Fabiano Roxo P P esquisa Fundamentos da Científica Prof. Fabiano Roxo.
Abordagem tradicional de Estudos de Usuários Universidade Federal de Minas Gerais Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Março de 2012.
Introdução a Pesquisa Científica
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Departmento de Química Licenciatura em Química Aplicada Para quem gosta de Ciência e Investigação.
BIOQUÍMICA NUTRIÇÃO Características dos Seres Vivos Ivanise C.S.Mota Ivanise C.S.Mota.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Quantidade de informação
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Fundamentos de ENGENHARIA GENÉTICA.
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Pesquisa RF OnLine RF Pesquisa & Análise de Mercado Apresentação Tecnologia e metodologia para pesquisas via internet em.
Classificação dos Seres Vivos META Apresentar o sistema de classificação universal para que o aluno perceba que os seres vivos são agrupados de acordo.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Conceitos fundamentais em genética.
AMPLIFICAÇÃO DO DNA EXTRAÍDO. Passos de ENGENHARIA GENÉTICA para copiar do DNA apenas as regiões de interesse (regiões repetitivas) Este processo.
Enf:saray.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
ESTABELECIMENTO DA IDADE DENTÁRIA PELO MÉTODO DE DEMIRJIAN EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES INFECTADOS PELO HIV. PEROTTA, M.*; GLEISER, R. Disciplina de Odontopediatria.
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
Extração de DNA Prof. Silmar Primieri.
Transplante renal. História foi o primeiro tx inter vivos, sem sucesso – Mãe doou rim para o filho, inicialmente melhora dos sint. urêmicos,
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
AÇÕES REGRESSIVAS ACIDENTÁRIAS passado, presente e futuro Fernando Maciel Procurador Federal Coordenador da ETR-Regressivas Brasília-DF 09 de junho de.
PROF: DIOGO SILVA Isolamento de DNA e RNA. INFORMAÇÕES.
MUTAÇÕES POLIPLOIDIASECANCRO 1. Poliploidias 2 (Triplóide) ( Tetraplóide )
Importância do laboratório de saúde pública no diagnóstico das infecções associadas a procedimentos estéticos Erica Chimara Instituto Adolfo Lutz.
CÉLULAS-TRONCO FLORIANO-PI 2015 GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
Vera Andrade
1 SISTEMÁTICA DIVERSIDADE DE CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO.
FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DE PERNAMBUCO - HEMOPE Equipe: ► Felipe Costa Lima ► Felipe Paiva ► Frederico Rangel ► Ademar Parente ► Liliane Belchior.
PATERNIDADE Exame de DNA – Identificação pessoal
Transcrição da apresentação:

CURSO DE PERÍCIAS FORENSES EPM maio/09 Aplicação do Exame de DNA na Elucidação de Crimes e Identificação de Pessoas Norma Bonaccorso Laboratório de DNA Instituto de Criminalística de SP

METODOLOGIAS DE ANÁLISE DE DNA DNA GENÔMICO DNA MITOCONDRIAL

Breve Histórico da Aplicação 1985 – Caso Enderby (Queen x Pitchfork) UK Desenvolvimento da metodologia de extração diferencial por Alec Jeffreys e colaboradores Aperfeiçoada pelo FBI

VANTAGENS DO DNA EM RELAÇÃO ÀS PROVAS SOROLÓGICAS Alto poder discriminatório (inclusão) Exame realizável com qualquer material biológico Mais resistente às agressões ambientais (dificilmente se desnatura) Possibilidade de estudos evolutivos e de materiais biológicos extremamente degredados ou muito antigos como múmias e fósseis através do DNA MITOCONTRIAL Separação de DNA proveniente de espermatozóides em crimes sexuais Estudo do Cromossomo Y Estudo do Cromossomo X

TIPOS DE MATERIAIS BIOLÓGICOS PASSÍVEIS DE ANÁLISE PELO DNA sangue fluidos (líquido seminal, saliva) tecidos moles (músculos, pele) tecidos rígidos (ossos, dentes) pêlos com bulbos células descamativas (líquido amniótico)

FORMA DE APRESENTAÇÃO DESTES MATERIAIS material líquido material seco material fixado em diferentes suportes

TIPOS DE ANÁLISE COM DNA GENÔMICO INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE IDENTIFICAÇÃO DE CADÁVERES CRIMES SEXO-RELACIONADOS CONFRONTOS GENÉRICOS

estritamente COMPARATIVA: AMOSTRA QUESTIONADA x AMOSTRA-REFERÊNCIA ANÁLISE DE DNA estritamente COMPARATIVA: AMOSTRA QUESTIONADA (fonte biológica desconhecida) x AMOSTRA-REFERÊNCIA (fonte biológica conhecida)

LIMITAÇÕES GENÉRICAS DA TÉCNICA Qualidade do material biológico e seu estado de conservação (fungos, bactérias, conservantes, clarificantes, contaminantes, taninos, corantes) Exigência de quantidade mínima de material biológico (massa crítica) Não distingue gêmeos monozigóticos

Procedimentos para a Análise Forense de DNA COLETA DE MATERIAIS Extração do DNA Quantificação do DNA Amplificação do DNA Análise Comparativa do DNA das Amostras (PERFIS GENÉTICOS) Cálculos Estatísticos, quando cabíveis LAUDO OU RELATÓRIO DE ANÁLISES

COLETA DE MATERIAIS

RESOLUÇÃO SSP 194/99 COLETA DE MATERIAIS Trata da COLETA, CONSERVAÇÃO e ENVIO de materiais biológicos para realização de Exames de DNA Vestígios encontrados em locais de crime Amostras biológicas oriundas dos IMLs necropsia vivos atos exumatórios Garante DIREITOS FUNDAMENTAIS (licitude) CADEIA DE CUSTÓDIA (credibilidade)

COLETA DE MATERIAIS EM VIVOS

COLETA DE MATERIAIS A coleta de amostra-referência de pessoas VIVAS (sangue) se dará apenas mediante a assinatura de um TERMO DE DOAÇÃO VOLUNTÁRIA, como garantia da LICITUDE da prova que irá ser formada

COLETA DE MATERIAIS EM MORTOS

COLETA DE MATERIAIS EM MORTOS QUALIDADE (é dependente do estado de conservação do cadáver) se recente: sangue ou parte de um dos rins em estágio inicial de decomposição: músculo cardíaco em avançado estado de decomposição: cabeça (íntegra) de um dos fêmures (limpa de partes moles) ou dentes molares íntegros (destacados da mandíbula) se carbonizado: o material melhor conservado

AMOSTRA QUESTIONADA (MATERIAL CADAVÉRICO) QUANTIDADE/ CONSERVAÇÃO não deve ser encaminhada grande quantidade de material como todo o fêmur ou toda a mandíbula os materiais deverão ser apenas congelados (-20°C) e livres de qualquer conservante como formol ou de substâncias utilizadas para preparo do material para outras técnicas (água oxigenada ou hipoclorito de sódio)

COLETA DE MATERIAIS EM CRIMES SEXUAIS

CRIMES SEXO-RELACIONADOS As amostras questionadas são retiradas de: swab peças de vestuário esfregaços em lâmina

Teste preliminar de orientação para sêmen: FOSFATASE ÁCIDA

Testes de certeza para sêmen: PSA - Antígeno Prostático Específico

Testes de certeza para sêmen: lâminas para observação de espermatozóides

CRIMES SEXO-RELACIONADOS Análise do CROMOSSOMO Y Exclusividade do gênero masculino na espécie humana Permite a obtenção de perfil masculino nos casos de mistura de material feminino e masculino Pouco informativo Não consegue distinguir homens da mesma linhagem paterna (avô paterno, pai, tio paterno, irmão, filho, neto) Pode ser usado como coadjuvante nos casos de identificação de cadáveres

COLETA DE MATERIAIS PARA CONFRONTOS GENÉRICOS