TAP Aula I.  Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL.

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Transcrição da apresentação:

TAP Aula I

 Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL (Plan, Do, Check, Learn).  “Projeto de vida e carreira é uma visualização antecipada da vida e da carreira que deseja.”

Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

 Passo 1  Quem é você?  Quais são os seus valores?  Quais são os seus pontos fortes?  Quais são as suas oportunidades de melhoria?  Quais são as ameaças ao seu projeto?  Quanto do seu tempo você vive preso ao passado?  Quanto do seu tempo você dedica a pensar no futuro?  Quanto do seu tempo você dedica ao presente, materializando seus sonhos em projetos?

 Passo 2:  Qual a sua razão de ser?  Qual a finalidade de sua vida, qual o significado dela?  Quais as suas metas (o que pretende ser e alcançar na sua vida)?  Passo 3:  Autoavaliação profissional (como fez para a sua vida, faça o mesmo para sua vida profissional, levantando as suas qualidades, interesses e potencial para ocupar os vários espaços organizacionais?).

 Passo 4:  Estabeleça seus objetivos de vida e seus objetivos de carreira, devidamente conciliados, detalhados em metas exequíveis, definindo o que pretende alcançar em quanto tempo e como fazer em casa uma delas.  Passo 5:  Faça uma análise de quanto vai precisar de recursos monetários para realizar seus objetivos e como poderá obtê-los.

 Passo 6:  Implemente o seu projeto de vida e de carreira, obtendo capacitação e convivência com experiências necessárias para poder aproveitar as oportunidades e alcançar as metas de vida e de carreira.  Passo 7:  Analise tudo o que pode atrapalhar o seu projeto de vida e de carreira e coloque em prática ações preventivas.

 Passo 8:  Verifique, periodicamente, em que fase do projeto está, estabelecendo um cronograma, e se há necessidade de revisão.  Para a materialização de um projeto assim alguns aspectos merecem análise e reflexão.  A partir de um projeto é possível estabelecer e implementar estratégias para que os objetivos e metas sejam alcançados, viabilizando a carreira e a vida pessoal.  O projeto de vida e carreira tem como propósito o autoconhecimento, a materialização de sonhos por meio de metas exequíveis, além da possibilidade de compatibilizar valores pessoais e a realização como ser humano.

Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

Fonte :Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

Fonte:Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

 “Um profissional, frequentemente, é contratado por suas competências técnicas e demitidos pela falta de competências comportamentais”  (Rogério Leme)”

Fonte:Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, UNIP

 Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II

 “Um gênio é uma pessoa de talento que faz toda a lição de casa”. (Thomas Edison);  Atualmente podem conseguir registro no Conselho de Administração (no Estado de São Paulo CRASP), tanto bacharéis como tecnólogos. O bacharel passa por um curso de quatro anos e o tecnólogo de dois anos. Qual a diferença?  Consulta feita ao Conselho Federal de Administração informa que as duas modalidades de ensino são de graduação, todavia, suas bases legais não as igualam.

 Cabe ao bacharel em Administração atuar em todo o campo de conhecimento da administração e ao Tecnólogo atuar somente em uma determinada área do conhecimento da Administração, ou seja, seu exercício profissional está restrito à sua formação acadêmica.

 O graduado no curso de Administração pode exercer atividades, tais como, pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens, laudos, assessoria em geral, cargos de liderança, pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação, controle e.assunção de responsabilidade técnica dos trabalhos relacionados especificamente com sua área de formação ou profissionalização.

 O administrador é um dos profissionais mais versáteis da atualidade. Por versatilidade, deve se entender a quantidade de funções que estes profissionais podem assumir ao longo da carreira profissional. Pode trabalhar em qualquer empresa, pública, privada ou própria e em qualquer segmento da economia. O que cabe a este profissional é gerir os processos existentes em cada setor em que atua.

 Em algumas áreas e funções sofre a concorrência de profissionais de outras formações como economistas, engenheiros, psicólogos e contadores.

 Apesar da sombra de uma crise mundial, com impactos na economia do país, o mercado de trabalho, assim como o profissional, é bastante amplo de possibilidades e comporta variados caminhos, que podem ser traçados de acordo com o perfil de cada profissional. As projeções indicam um reaquecimento do sistema financeiro.  Com o avanço econômico, há a retomada de criação de novas vagas, especialmente nas áreas administrativas. Previsões demonstram que há uma tendência, inclusive de empresas familiares brasileiras, de contratar mais pessoas da área administrativa, exatamente porque estes profissionais, normalmente, são dotados de visão estratégica para os negócios, algo extremamente precioso em qualquer organização da atualidade.

 Pesquisa nacional do Sistema CFA/CRAS, feita em 2011, com resultados divulgados em 2012, permite, a extração de dados importantes sobre o perfil do administrador.

As administradoras (sexo feminino) representam 35% da amostra. Em relação ao registro em carteira profissional assinada tem-se 78,5% da amostra, considerando-se o setor privado.

Quanto ás áreas de atuação tem-se: Administração Geral (incluindo Planejamento Estratégico) 28,8% Administração Financeira 13,3% Recursos Humanos 9,5% Vendas 7,3% Produção 6,1% Gestão de Processos 6,2% Contábil (Auditoria e Controladoria) 5,2% Logística 5,0% Gestão de Projetos 4,2% Tecnologia de Informação 2,4% Demais 12,0%

 Em relação aos cargos exercidos:  21,8% são gerentes,  19,1% são analistas,  9,5% atuam como coordenadores e  49,6% em outros cargos.

 Formação generalista e abrangente 25,4%  Existência de amplo mercado de trabalho 21,3%  Vocação 18,4%  Diversidade das alternativas das especializações 8,4%  Abrir negócio próprio 5,8%  Demais 20,7%

 é de um profissional que “atua com visão sistêmica da organização, pelos conhecimentos específicos, competências, habilidades e atitudes, que lhes permitem formar, liderar e motivar equipes de trabalho e articular as várias áreas de uma organização.

Competência Conhecimentos (saber) Habilidades (saber fazer) Atitudes (querer fazer) Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

 Identificar problemas, formular e implantar decisões 73%.  Ser capaz de enfrentar desafios e solucionar conflitos 68%  Desenvolvimento raciocínio lógico, crítica e analítico sobre a  realidade social 61%  Assumir o processo decisório das ações de  planejamento, organização, direção e controle 61%  Desenvolver e socializar o conhecimento alcançado no  ambiente de trabalho 50%  Elaborar e interpretar cenários 49%

 Em relação às habilidades merecem destaque a capacidade de se relacionar e exercer liderança, a visão do todo com capacidade de adaptação à mudança e sempre exercitando a criatividade e a inovação, agregando novas técnicas aos processos.  Quanto às atitudes as priorizações são para comportamento ético, comprometimento e o profissionalismo.