PERFIL DO ELEITOR – 2016 – Niterói – RJ rua Domingues de Sá, 315C Icaraí – 24.220-090 Campinas – SP rua Ângelo Grigol, 121 Barão Geraldo – 13.085-090 www.gpp.com.br.

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Transcrição da apresentação:

PERFIL DO ELEITOR – 2016 – Niterói – RJ rua Domingues de Sá, 315C Icaraí – Campinas – SP rua Ângelo Grigol, 121 Barão Geraldo –

1.Imagem dos Candidatos  Positiva  Negativa 2.Posicionamento dos Candidatos  Situação/ Continuidade  Oposição 3.Preditores do Voto  Saúde; Educação; Segurança; Obras; etc... 4.Atributos Pessoais  Honestidade; Experiência; Próximo ao Povo; Inteligente; etc...

Potencial  O TETO HISTÓRICO de intenção de voto de um candidato a cargo majoritário (Prefeito; Governador; Presidente) se situa em torno de 60% de sua Imagem Positiva.

Situação/ Continuidade  Um candidato será reconhecido como CANDIDATO DA CONTINUIDADE se sua intenção de voto estiver concentrada na avaliação ÓTIMA+BOA do atual governante. Oposição  Um candidato será reconhecido como CANDIDATO DE OPOSIÇÃO à atual administração se sua intenção de voto estiver bem situada na avaliação RUIM+PÉSSIMA do atual governante.

Podemos observar que:  O Candidato A é reconhecido como um candidato de OPOSIÇÃO.  O Candidato C é reconhecido como um candidato da SITUAÇÃO ou CONTINUIDADE.  O Candidato B não tem posição definida. Provavelmente não terá sucesso na eleição.

Para um candidato da CONTINUIDADE, observamos que: Reeleição:  O TETO HISTÓRICO de um candidato à reeleição se situa entre 70% de sua avaliação ótima+boa, mais entre15 e 25% de sua avaliação regular. Candidato apoiado pelo Prefeito:  O TETO HISTÓRICO de um candidato apoiado pelo atual prefeito se situa entre 60% da avaliação ótima+boa desse prefeito, mais cerca de 15 a 20% de avaliação regular do prefeito.

Reeleição: O potencial atual do prefeito se situa entre 22 e 26%. Candidato apoiado pelo Prefeito: O potencial atual do candidato apoiado pelo prefeito se situa entre 19 e 21%.

Passo 1: Avaliação dos Serviços  Saúde; Educação; Segurança; Asfalto; Obras e Infraestrutura; Atenção do Prefeito; etc...  Avaliação: Ótima, Boa, Regular, Ruim ou Péssima. Passo 2: Comparar os votos de quem avalia BEM (ótima+boa) com os votos daqueles que avaliam MAL (ruim+péssima)  Será PREDITOR DE VOTO todo tema em que aqueles que avaliam BEM votam diferente daqueles que avaliam MAL.

Positivos:  Temas favoráveis à situação/continuidade. Não Significativos:  Valores próximos a ±1 são não significativos. Negativos:  Temas favoráveis à oposição.

Passo 1: Avaliar cada atributo associado a um determinado candidato  Experiência; Inteligência; Competência; Humildade; etc... Passo 2: Medir a associação de cada atributo com a IMAGEM POSITIVA do candidato  Quais atributos contribuem para a imagem positiva do candidato. Passo 3: Medir a associação de cada atributo com a INTENÇÃO DE VOTO no candidato  Quais atributos contribuem para a intenção de voto no candidato. Passo 4: Escolha dos atributos a serem veiculados pela comunicação do candidato.

Exemplo 1: COMPETÊNCIA  Realizador; Competente; Preparado; Trabalhador; Experiente. Quanto mais próximo de Zero – Mais forte é a qualidade.

Exemplo 2: APARÊNCIA  Fala bem; Simpático; Inteligente; Culto; Tem boa aparência. Quanto mais próximo de 1,0 – Menos tem a qualidade.

Tabela Completa: Candidato  Experiente  Decidido  Ligado aos Pobres +5 Imagens  Trabalhador  Honesto  Fala Bem  Inteligente  Humilde

Niterói – RJ rua Domingues de Sá, 315C Icaraí – Campinas – SP rua Ângelo Grigol, 121 Barão Geraldo –