Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
Práticas Administrativas
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Programa e Plano de Ensino
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Teoria “Um conjunto de conceitos inter-relacionados, definições e proposições com a finalidade de descrever, explicar, prever e controlar fatos/eventos.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Formação por competências
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Componente curricular: Modelos de Gestão VALMIR APARECIDO CUNHA
Gestão da Distribuição Física
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
Prefeitura municipal de Imperatriz
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Portfólio de Estágio Supervisionado
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE ARQUIVOLOGIA
PREVENÇÃO E CONTROLE DAS INFECÇÕES EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
AVALIAÇÃO CLINICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM
Atividades Complementares Coordenação de Administração
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
I Fórum de articulação dos cursos de graduação em Odontologia da UNES P FOLHA TAREFA 1 Grupo: PATOLOGIA GERAL E PATOLOGIA BUCAL Participantes do grupo:
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Programa e Plano de Ensino
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Metodologia da Pesquisa Científica
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
CEAP Prof.ª Erika Figueira
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Administração da Produção e Operações
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Plano de Ensino AHP 2011.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Prof. Msc. Bruno H. Fiorin Faculdade Católica Salesiana Doutorando em Cardiologia- UNIFESP Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva- UFES Especialista em Gerenciamento.
Plano de Ensino Planejamento e Gestão em Serviços Sociais II 6º período Noturno – 2015/2 Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
DIDÁTICA GERAL. O QUE? (conteúdo) I A QUEM?_POR QUÊ?_ COMO? (perfil) (objetivos) (métodos e técnicas) I QUE RESULTADOS? (avaliação)
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Faculdade Piaget - Brasil
Disciplina: PRATICA DE GESTÃO E RESULTADOS Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Transcrição da apresentação:

Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares

Curso : Enfermagem Período : 7º Turno : Diurno e Noturno Disciplina : ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERNCIAL I Carga Horária Semanal : 2 horas/aula Carga Horária Semestral : 40 horas Curso : Enfermagem Período : 7º Turno : Diurno e Noturno Disciplina : ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERNCIAL I Carga Horária Semanal : 2 horas/aula Carga Horária Semestral : 40 horas Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares

Disciplina : EIPG I I Ementa Trabalhar de forma integrada as disciplinas do curso de Enfermagem, capacitando o aluno a construir sistemas conceituais interligados e aptos ao desenvolvimento de respostas eficazes, integrando, a partir de então, os conteúdos relativos às particularidades do cuidar e da administração da assistência.

Disciplina : EIPG I II – Objetivos Gerais: Instrumentalizar o aluno para o uso crítico dos conceitos e métodos presentes no corpo de disciplinas cursadas nos semestres anteriores; Associar à responsabilidade do cuidar a dimensão da estrutura administrativa nos diferentes locais de trabalho.

Disciplina : EIPG I III – Objetivos Específicos Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Enfocar os aspectos interdisciplinares da enfermagem visando o desenvolvimento da reflexão sobre as conexões existentes entre essas disciplinas; Levar o aluno a um raciocínio clínico; Propiciar o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar. Desenvolver habilidades de gerenciar com pensamento crítico

Disciplina : EIPG I IV – Conteúdo Programático Principais tópicos dos conteúdos programáticos das disciplinas gerenciais dos semestres anteriores e atual; Associação das demandas técnicas de cuidar à conformação administrativa, utilizando as atividades práticas como subsídios para a construção de Casos Clínicos. Casos Gerenciais abordando: a) Supervisão de enfermagem (Processo de enfermagem, rotinas administrativas, escalonamento de pessoal). b) Processo de tomada de decisão c) Liderança

Disciplina : EIPG I V – ESTRATÉGIAS DE ENSINO –Aulas Expositivas-Interativas –Construção de Mapas Clínicos –Exposição de Casos Clínicos que possam criar redes de relações entre as técnicas e o julgamento clínico e a tomada de decisão.

Disciplina : EIPG I Considera-se na correção: –capacidade de busca em literatura especializada –Capacidade de articulação gerencial –Capacidade de interpretação –Integração dos dados

Disciplina : EIPG I Metodologia de Elaboração dos Mapas de Correlações Clínicas O Mapa de Correlações clínicas é um método que visa desenvolver no aluno a capacidade de somar vários conteúdos relativos a uma descrição clínica e, com isso, propiciar a construção de hipóteses diagnósticas, possibilidades de intervenções e desfechos. Parte-se da apresentação de um caso clínico, contendo informações e, a partir dos dados, os alunos constroem os desdobramentos. Todas as informações buscadas em literatura e inferências feitas pelo aluno devem ser colocadas no mapa. Devem ser privilegiadas também as Fases do Processo de Enfermagem.

Disciplina : : EIPG I VI – AVALIAÇÃO Provas regimentais; Exercícios em sala de aula; Participação em trabalhos individuais e em equipe.

Disciplina: EIPG I VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA: A bibliografia deverá contemplar os semestres: 1º/2º/3º/4º/ 5º/ 6º e 7º.