Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

INOVAÇÕES NO ENFRENTAMENTO DE DESASTRES NATURAIS 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia - SOEAA Rafael Schadeck Diretor Departamento.
Modelo Assistencial Brasileiro
1ª Consocial Informações Gerais.
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Proposta Técnica Preliminar
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
S ERVIÇO DE P ROTEÇÃO EM S ITUAÇÕES DE C ALAMIDADES P ÚBLICAS E DE E MERGÊNCIAS Outubro 2011.
SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
Instituto Nacional de Identificação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Ministério das Cidades – MCidades Secretaria Nacional de Habitação -SNH Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS CGFNHIS 23ª Reunião Ordinária.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Fórum de Transparência, Participação e Controle Social São Paulo - Setembro 2013 Tudo começou com a motivação da sociedade civil pressionando o ex-presidente.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
As redes socioassistenciais e as relações público-privadas Aula #4
PPA 2016 – 2019 Programa, objetivos, metas, iniciativas e indicadores.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
Brasília/DF Objetivo: Contratação de 6 consultores com a finalidade de atualizar o conteúdo dos manuais técnicos da SEDEC. Custo: US$ ,23.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Campanha Construindo Cidades Resilientes
X FÓRUM NACIONAL DE DEFESA CIVIL 25 a 27 de setembro - Joinville/SC.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
PREFEITURA DE ANGRA A Participação Social nas Ações de Defesa Civil Brasília – Dezembro 2011.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
Transcrição da apresentação:

Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – Avanços a partir das diretrizes aprovadas” Cristianne Antunes, Coordenadora do Departamento de Minimização de Desastres/SEDEC/MI. “Como promover sua Conferência” Marcelo Schmidt, Consultor da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “Fatores Críticos de Sucesso na realização de uma Conferência Nacional” Marcelo Pires Mendonça, Coordenador Geral de Mecanismos Formais de Participação Social/Secretaria Nacional de Articulação Social/SG/PR

“AVANÇOS A PARTIR DAS DIRETRIZES APROVADAS”

1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária De outubro de 2009 a março de 2010 Conferência Municipais envolveram municípios 24 Conferências Estaduais Etapa Nacional: participantes sendo delegados 104 Diretrizes Aprovadas

Avanços Marco Legal – Lei /12 Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil Capacitações: Curso EAD Básico em Defesa Civil Curso do Grupo de Apoio a Desastres Curso Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID Oficinas da Região Nordeste/Sudeste/Sul

Avanços Simulados de preparação para desastres 16 cidades moradores de áreas de risco Fortalecimento das Defesas Civis Municipais Doação de equipamentos (kits) Programa Redução de Riscos nas Escolas Brasileiras

Avanços Programa de criação de Centros de Pesquisas X Fórum Nacional de Defesa Civil Mapeamento das Áreas de Risco 821 municípios até 2014 Construção dos Planos de Intervenção 821 municípios até 2014

Avanços Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD Reconhecimento de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública Sistema S2ID municípios cadastrados Transferência de Recursos de Socorro e Assistência Cartão de Pagamento de Defesa Civil – CPDC

Avanços Assistência Humanitária Construção de 5 centros de distribuição Operação Carro Pipa - OCP 807 municípios atendidos veículos monitorados por GPS 3, 7 milhões de pessoas beneficiadas Transferência de Recursos para Reestabelecimento e Recuperação

Obrigada! Cristianne Antunes Departamento de Minimização de Desastres

“COMO PROMOVER SUA CONFERÊNCIA”

Plano de Fundo Conferências Nacionais: 112 desde 1941 Objetivo do PPA Novo Marco Legal: Lei nº Política Nacional de Proteção e Defesa Civil Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais – agosto de 2012

Definição Uma Conferência é um processo participativo que reúne, com certa periodicidade, representantes do Estado e da Sociedade Civil para dialogar determinados temas e formular ou avaliar uma política pública Princípios Agendamento e avaliação Fortalecimento da participação Continuidade da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária – 1ª CNDC Tematização Realização em etapas

Resultados Esperados Participação de pelo menos municípios Realização de 27 Conferências Estaduais Ampla e representativa participação na Etapa Nacional Definição das diretrizes para reorganização do SINPDEC e das ações de Proteção e Defesa Civil Criação das condições necessárias para implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil

Passo a Passo