 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de.

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Transcrição da apresentação:

 Promover o estudo da História do Brasil, estimular a convivência entre estudantes e professores, a prática de procedimentos científicos na solução de problemas, o incentivo ao estudo diligente e a interação entre os participantes

 MUSEU EXPLORATÓRIO DE CIENCIAS DA UNICAMP através da Comissão Organizadora  Ministro da Educação junto com o Presidente do Museu participou da Solenidade de abertura às 15:00 transmitida ao vivo na internet

 Equipes: 03 alunos e 01 professor  Turmas: do 9º ao 3º ano  Cinco fases online  Equipes de escola pública pagam uma taxa de R$ 21,00  Início: 20/08/12  Final da quinta fase: 22/09/2012  De segunda a sábado  Sexta fase presencial: 20/10/12  O professor pode corrigir todas as questões, tirar dúvidas, incentivar a leitura e a pesquisa, estudar junto

 06 equipes e 18 alunos até a quarta fase  5ª fase= 02 equipes participando = 06 alunos  Próxima segunda – gabarito das quatro fases e equipes classificadas para a 6ª fase  46 questões objetivas e cinco tarefas  Questões objetivas: quatro alternativas – 01 errada e 03 corretas, mas com peso diferente

 1ª Fase 10%  2ª Fase 30%  3ª fase 40%  4ª fase 60%  5ª fase: TAREFA e seleção de 300 equipes para Prova Presencial na UNICAMP

 QUESTÕES E DESAFIOS DIVERSOS  Alunos = Prova Presencial  professores = oficina  Não Terá classificação geral  Medalhas de ouro, prata e bronze para os vencedores  Certificados digitais para os alunos

 37 equipes serão patrocinadas pela Comissão Organizadora CRITÉRIO=MÉRITO  1. maior nota por Estado=27  2. maior nota por região=05 – PÚBLICA  maiores notas do Brasil – PÚBLICA  Buscar patrocínio junto à CREDE / SEDUC

 1ª fase=50 pontos  2ª fase=100 pontos  3ª fase= 200 pontos  4ª fase=400 pontos  5ª fase=400 pontos  6ª fase=1.200 pontos

“Embates pela história”  Conflitos: portugueses e índios; portugueses e holandeses; portugueses e franceses; senhores e escravos; católicos e não-católicos; brasileiros e portugueses; portugueses e ingleses; Estado e subversivos da nação

 O contato com documentos raros: textos antigos, obras de arte, mapas...  Questões que instigavam a pesquisa  O peso variado das questões corretas  O contato com o aluno presencial e online  O conhecimento muito além do livro didático

 A dificuldade de conciliar os horários para reunir as equipes  Alguns alunos não entraram no ritmo de equipe e não aprenderam nada  Durante o período tive duas formações na CREDE e duas viagens à Juazeiro do Norte – PJF  O LEI interditado, apenas três alunos com notebook, mas sem internet em casa  Ausência de espaço presencial para discussão e debate das questões

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena” Fernando Pessoa Mas é preciso melhores condições de trabalho e mais tempo para acompanhar as equipes numa próxima edição

 “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”