CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Principais questões no horizonte do Ministério da Justiça Maio, 2009
Advertisements

FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
1.
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Comitês de Bacias Hidrográficas e Comissões Gestoras dos açudes
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Comunicação e Marketing
COMITÊS 2011 / 2012
Encontro dos Fóruns Regionais das MPEs. Fórum Permanente Regional das MPEs Bahia Decreto nº de 10/12/2009 e regulamentado pela Resolução SICM.
PROPOSIÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA INSTITUIÇÃO DO COLÉGIO DE ENTIDADES.
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
BACIAS PCJ.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura Política de desenvolvimento territorial da pesca e aquicultura Missão Superação das desigualdades regionais e sociais,
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Fortalecimento Institucional do Subcomitê Pinheiros-Pirapora: comunicação institucional, integração e mobilização social Projeto e atividades em 2009.
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Competência Legal da CIEA-BA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
DECRETO DOS CBHs Márcia Soares Caldas Geógrafa Analista em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos - COGERH.
Contexto de atuação do CME
Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Poluição das Águas
Encontro Estadual de Formação
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS
RELATÓRIO DAS AÇÕES DE AÇÕES REALIZADAS EM 2012 ORGANIZAÇÃO I- Regularidade de reuniões ordinárias de direção Não foi possível manter a regularidade.
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Superintendente de Apoio à Gestão
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Plano de Bacia do Rio Caí
Atuação dos agentes de Controle Social
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Apresentação do Site do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe Igor Pimentel
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
LBA2. ORGANIZAÇÃO O novo modelo organizacional deverá contribuir para a consolidação da atual rede de pesquisas. Para isto, considerará não apenas a.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DO PEIXE
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
CENILDA MARIA MAZZUCCO Consultora do Programa SC/Rural Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOAS
COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TIJUCAS CONSULTORA: ALINE LUIZA TOMAZI.
Cristalina, 30 de abril de 2013 Nilo André Bernardi Filho Secretário do CBH-Paranaíba RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CBH – PARANAÍBA EXERCÍCIO 2012.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
Caicó/RN, 02 de junho de 2016 Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Piancó-Piranhas-Açu.
7ª Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba Cristalina - GO, 30 de abril de 2013.
CONSULTOR: Fernando Assanti COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIÚ.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Transcrição da apresentação:

CONSULTOR: WINICIUS DE LIMA WAGNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CUBATÃO (SUL)

1.ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL DO COMITÊ: a)processo eleitoral: realizado em março/2013 de acordo com o regimento interno; b)substituição de entidades: aprovada DELIBERAÇÃO Nº 01, de 29 de novembro de 2012 (Dispõe sobre normas, procedimentos e critérios para o processo de escolha e indicação dos novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão) c) organização do comitê: Projeto de Operacionalização - formação de uma secretaria executiva estruturada, diretoria mais atuante (maior independência), investimento em fortalecimento da imagem (marketing), formação de câmaras técnicas, revisão do regimento interno. Tomada de decisão em assembleia. Ponto negativo: necessita maior representatividade dos demais municípios, estrutura física dependente de prefeitura, secretário executivo não atuante, necessidade de capacitação dos membros, necessidade de equipe técnica.

2. EVENTOS DO COMITÊ E PARTICIPAÇÃO EM OUTRAS ATIVIDADES: a)Seminário do Comitê Cubatão (Sul) b)“Expedição Rio Cubatão (Sul)” c)Datas Comemorativas (dia da água, semana do meio ambiente) d)Apoio a eventos de demais entidades (Instituto Ekko, Escola Augusto Althoff) e)Fóruns e encontros de Comitês de Bacia f)Apoio a projeto de entidades parceiras Dificuldades: Ausência do Poder Público (apenas SDS participa do processo)

3. REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS (EXTRAORDINÁRIAS E ORDINÁRIAS): 2011: 2 assembleias (eleição) 2012: 4 assembleias 2013: 3 assembleias realizadas + 4 previstas Quórum: Aumento na participação desde 2012 (atualização das entidades). Temas relevantes: reestruturação da composição do Comitê, aprovação de projetos, participação e apoio a eventos, formação de CT. Lista de Presença: Sim Ata: Sim O regimento do comitê é observado: Sim

4. ARTICULAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL: - Atuação em 2013 com foco em uma maior representatividade dos demais municípios: reuniões, visitas e eventos; - Mobilização para maior envolvimento dos demais atores sociais da bacia; - Dificuldades: participação do Poder Público.

5. COMUNICAÇÃO: previsão de contratação de profissional para elaboração de plano de marketing (Projeto de Operacionalização) Meios de divulgação: - Site institucional; - Facebook; - Mailing list; - Rádio; - Revistas; - Jornais; - TV.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Avaliação dos resultados do trabalho do consultor no comitê: -Pontos positivos: mobilização social, resolução de conflitos, retomada das reuniões e ações do Comitê, aprovação do projeto de operacionalização. -Negativos: desvio de função. -Dificuldades: mudança e adaptação na gestão do Comitê, recursos financeiros, entendimento do processo de gestão de recursos hídricos pelos membros do comitê. - Projeções de ações: fortalecimento institucional, reconhecimento social, maior número de parceiros e interessados.