A Concentração no Mercado da Saúde Suplementar Experiências de redimensionamento do Sistema Unimed no âmbito da Unimed Mercosul São Paulo 05.08.2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Advertisements

Fórum Nacional do CONFAP Apoio a C, T & I no Brasil em parceria com os Estados Resultados e Perspectivas Brasilia, 10 de março de 2016.
C OMISSÃO DE C IÊNCIA, T ECNOLOGIA, I NOVAÇÃO, C OMUNICAÇÃO E I NFORMÁTICA A UDIÊNCIA P ÚBLICA QUALIDADE DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL 15 de julho de 2015.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
46ª Assembléia Nacional da Assemae 17 de maio – Joinville, Santa Catarina.
45ª Assembleia Nacional – ASSEMAE Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Poços de Caldas/MG – 25 de maio.
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Unimed Vale do Caí Reuniões de Pré-Planejamento Estratégico Objetivo: As reuniões de Pré-Planejamento Estratégico tiveram o objetivo de integrar os cooperados.
PROGRAMA DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - PCEDR BACHARELADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
Área de Inclusão Social - BNDES PMAE – Linha de Apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
Concentração de Mercado Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
Campanha de Prevenção ao Câncer. OMS (Organização Mundial da Saúde) Um programa de diagnóstico precoce pode ser estrategicamente mais viável para reduzir.
Projeto Literário e de Desenho Categoria: Cidadania na Educação Objetivo: Estimular diante do espaço educacional a pesquisa e a criatividade, na busca.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DISTRITO FEDERAL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL 11 DE DEZEMBRO DE
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE REGULAÇÃO “ASPECTOS SINGULARES DA REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELAS AUTARQUIAS E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS” DALTO.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
1 Forum: Os Desafios da Transmissão Brasília, 14 de Abril 2016.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Aspectos Regulatórios e Desafios da Iluminação Pública: Controvérsias e Desenvolvimentos Recentes 9º Congresso Brasileiro de Regulação Agosto de 2015.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Atualidades e Projetos Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
Atuação do Bandes 17 de julho de 2012 RICARDO TEIXEIRA MENDES Coordenador Núcleo de Microcrédito e Parcerias.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Politicas Ambientais. 6º Plano de Eficiência Energética 5º Comissão temporária sobre Alterações Climáticas 4º Acordo de Copenhaga 3º Convenção das Nações.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Consórcios Públicos Características da Federação brasileira: município como ente federativo; Consórcios Públicos: conceito, objetivos e características.
Estrutura de Capital Profa. Carolina M Santos. Agenda Necessidades de recursos - curto e longo prazo Estrutura de capital - definição O que determina.
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
GESTÃO DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO. BERTO & GHEBUR O escritório Berto & Ghebur Advogados Associados, OAB/PR 1.809, foi formado com o fim precípuo de.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010 Mesa Redonda : “Desafios a enfrentar” Dr. João Felisberto dos Reis Diretor Presidente Unimed Capivari (SP)
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
L I D E R A S C Dr. André Marques Vieira Diretor de Gestão Operacional e Serviços Unimed Federação Santa Catarina São Paulo, Julho 2015 Programa de Formação.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
Controle interno municipal: identificando os problemas e apontando soluções TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL A competitividade do País passa por aqui.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR PRAPEM/MICROBACIAS 2 GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul G  O  R  G  S  Grande Oriente do Rio Grande do Sul FORUM DEMOCRÁTICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Central Nacional Unimed Fórum de Presidentes do Sistema Unimed “Cenário: Desafios a enfrentar.” Roberval Silva Esper Unimed Varginha – MG -
CRÉDITO. Problemas que o banco enfrenta na concessão de crédito para as MPEs.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

A Concentração no Mercado da Saúde Suplementar Experiências de redimensionamento do Sistema Unimed no âmbito da Unimed Mercosul São Paulo

Desafios atuais para a Unimed Relacionamento com o Governo Relacionamento com ANS Relacionamento com os Cooperados Relacionamento entre as cooperativas Relacionamento com o mercado Relacionamento Consigo mesmo

Movimentos de redimensionamento do Sistema Unimed nos 3 estados do Sul – Paraná / Santa Catarina / Rio Grande do Sul Paraná  04 Incorporações e 02 Unimeds Prestadoras em regiões de Fronteira em conjunto com a Federação SC. Santa Catarina  Criação de 08 Unimeds Prestadoras. Rio Grande do Sul  3 incorporações e 01 “extinção”

Paraná Até Federação Operadora com 24 cooperativas Operadoras Federação Operadora2 Prestadoras20 Operadoras 4 Operadoras foram incorporadas e as 2 prestadoras foram criadas em conjunto Com a Federação de Santa Catarina

Paraná Unimed Assis Chateaubriand e Unimed Marechal Cândido Rondon foram incorporadas na Unimed de Toledo, sendo a incorporadora renomeada de Unimed Costa Oeste. Unimed Verde Vale foi incorporada na Unimed de Cascavel, permanecendo como Unimed de Cascavel. A Unimed Centro Oeste do Paraná foi incorporada na Unimed de Umuarama, sendo a incorporadora renomeada de Unimed Noroeste do Paraná. As Unimeds de Rio Mafra e Vale do Iguaçu, originalmente prestadoras da Federação de Santa Catarina, englobaram municípios do Paraná, se associaram também à Federação do Paraná e passaram a atuar como prestadoras também do Paraná.

Santa Catarina Até Federação como grande operadora com 09 escritórios Seccionais e 15 Operadoras Federação como Operadora 08 cooperativas Prestadoras 15 Operadoras Obs. Um dos escritórios seccionais foi absorvido Pela Operadora de Joaçaba.

Santa Catarina – 08 Unimeds Prestadoras – 2001 /2010 (10 anos ) Viabilizou politicamente os escritórios regionais – Manteve a descentralização Resgate do espírito cooperativista : Participação de cerca de 50% dos cooperados nas Assembléias. Melhor remuneração de cooperados: VMC R$ 58,88 contra média de R$55,00 nas 5 menores Operadoras do Estado. Reduziu Custos Administrativos : 12, 2%, contra média de 16,5% das 5 menores Operadoras do Estado. Reduziu a sinistralidade da Carteira - Maior controle sobre a rede prestadora a partir da descentralização de responsabilidades. ( Importante para se contrapor à ideia de que a solução pode ser a centralização ) Ganhou mercado – Crescimento de 4,9% ( mesmo coma grande redução dos contratos em CO ) Viabilizou cooperativas pequenas

Até Federação RS Operadora com 29 singulares Operadoras Federação Operadora 26 Singulares Operadoras Rio Grande do Sul

São Borja incorporada na Unimed Missões Jacuí incorporada na Unimed VTRP Centro Sul incorporada à Unimed Porto Alegre Unimed Ferrabraz: em processo de “extinção”, tendo assumido a região, a Unimed Encosta da Serra.

EstadoExtintaincorporadaincorporadoraUnimed resultante motivoPorte anterior PRU. Assis Chate- aubriant U. ToledoU. Costa Oeste Porte pequeno, má gestão. - financeiro 699 usuários PRMal. Candido Rondon U. ToledoU. Costa Oestes Pequeno Porte, pouca escala, + financeiro usuários PRU. Verde ValeU. cascavelU. CascavelPorte pequeno, pouca escala, + financeiro Usuários PRU. Centro Oeste do Paraná U. UmuaramaU. Noroeste do Paraná Pequeno Porte, pouca escala, + financeiro usuários RSU. São BorjaU. Missões Porte pequeno, pouca escala, + Financeiro usuários RSU. JacuíU. VTRP Porte pequeno, pouca escala, problemas de gestão, - financeiro usuários RSU. Centro SulU. Porto Alegre Porte Médio com pouco Pré Pag. Intercâmbio grande com POA. Endividamento por investimento em Hospital próprio usuários RSU. FerrabrazPequeno Porte. Dificuldade de gestão. Cooperados não envolvidos usuários

Fluxo Operacional da Incorporação Avaliação de viabilidade Econômico financeira Realização de AGE em cada uma das singulares Criação de comissão mista: 3 de cada cooperativa para Elaboração de relatório AGE Conjunta para aprovação do Relatório da Comissão Mista e constituição da cooperativa resultante Tratativas Legais: Individuais e conjuntas: Junta Comercial; ANS; Registros Públicos; Demais providências administrativas e operacionais Agente Político Catalisador

Conceitos finais Não existe uma só solução: nossa experiência está em duas linhas de direcionamentos principais: Fusões / incorporações e Unimeds Prestadoras Qualquer que seja a solução, entendemos que deva ser através do cooperativismo Cada situação merece análise individual Na análise individual merecem destaques: Análise de riscos Atuariais; Qualidade de gestão; Potencial de mercado; Análise econômico e cultural; Análise do ambiente político.