MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e Modalidades
Advertisements

Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
Eu – Psicanálise e Psicologia Analítica Outro – Sociologia e Mitologia
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
Pesquisa Social.
REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA COM METASÍNTESE: ATUALIDADES.
História da administração. A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é, aquele que.
Introdução a Pesquisa Científica
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
A CULTURA ORGANIZACIONAL
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
APLICAÇÃO DA REDE DE CAUSA E EFEITO PARA AVALIAÇÃO DA SALUBRIDADE NA CIDADE ESTRUTURAL - DF Guilherme da Silva Pereira Camila Rebello Amui Luana Silva.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Gilmaro Nogueira Behaviorismo.
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
Trabalhando com produção textual
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Individualismo e Coletividade
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Indicadores de Saúde Conceito
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Profa. Dra. Regiane Helena Bertagna UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/Rio Claro. Instituto de Biociências - Departamento de.
A sociologia na virada do século Luciano Mendes. A sociologia na virada do século A ruptura com o século das Luzes; As influências da obra de Darwin e.
Transcrição da apresentação:

MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS 3ª aula P 8 2009.2

Métodos de Procedimentos

Métodos de Procedimentos Esses métodos têm por objetivo proporcionar ao investigador os meios técnicos para garantir a objetividade e a precisão no estudo dos fatos sociais. Constituem etapas mais concretas da investigação e se propõem a explicar os fenômenos de forma menos abstrata. Não são exclusivos entre si, mas devem adequar-se a cada área da pesquisa. Relacionam-se com as etapas do trabalho.

Método experimental Esse método procura comprovar o fenômeno por meio da experimentação provocada, consistindo em observação, manipulação e controle de seus efeitos em uma dada situação. É considerado o método por excelência das Ciências Físicas e Naturais. Consiste em submeter os objetos de estudo à influência de certas variáveis, em condições controladas e conhecidas pelo investigador, para observar os resultados que a variável produz no objeto.

Método observacional Trata-se de um dos métodos mais utilizados nas ciências sociais. De um lado, pode ser considerado o mais primitivo e, portanto, o mais impreciso dos métodos, mas, por outro lado, pode ser tido como um dos mais modernos, uma vez que permite o mais elevado grau de precisão nas ciências sociais. Difere do método experimental em um aspecto: nos experimentos, existe a interferência do pesquisador, enquanto o observacional, o cientista apenas observa algo que acontece ou já aconteceu.

Método comparativo Este método procura identificar semelhanças e explicar diferenças entre grupos, pessoas, sociedades, culturas, sistemas e organizações políticas, padrões de comportamento familiar ou religioso etc. Seu objetivo é entender o comportamento humano, não só no presente, como também no passado. Ele se propõe a explicar o fenômeno por meio da análise completa de seus elementos. Exemplos: trabalhos de Piaget no campo do desenvolvimento intelectual das crianças.

Método estatístico Este método, desenvolvido por Quetelet, permite a transformação dos dados qualitativos em resultados quantitativos, através de representações que demonstram a constatação de relações entre os fenômenos, objetivando generalizações sobre sua natureza, ocorrência e significado. Fundamenta-se na aplicação da teoria estatística da probabilidade e constitui um importante auxílio para as investigações sociais. Suas conclusões, embora admitam certa margem de erro, apresentam grandes possibilidades de serem verdadeiras. A manipulação estatística permite comprovar as relações dos fenômenos entre si, e obter generalizações sobre sua natureza, ocorrência ou significado.

Método clínico Em sua realização, utilizam-se estratégias metodológicas que permitem o acesso indireto aos fenômenos da consciência, chegando ao inconsciente. Apóia-se numa relação profunda entre pesquisador e pesquisado. É muito empregado na Psicologia, mas não possibilita generalizações, já que seus estudos são individuais, envolvendo experiências subjetivas.

Método monográfico ou estudo de caso Elaborado por Frederico Le Play, tem como preocupação realizar um estudo aprofundado e exaustivo sobre determinado assunto (indivíduos, instituições, grupos, comunidades), buscando sua generalização.

Além dos métodos apresentados anteriormente, outros são acrescentados como específicos das ciências sociais. São eles:

Método histórico -Elaborado por Franz Boas, preocupa-se em estudar o passado das atuais formas de vida social, as instituições e os costumes para compreender o passado, entender o presente e predizer o futuro, verificando, não apenas a influência do fato e do fenômeno, como também sua formação, modificação e transformação durante determinado espaço de tempo. Consiste em investigar os acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade de hoje. Método tipológico- Neste método, elaborado por Max Weber o pesquisador confronta fenômenos sociais complexos e cria modelos ideais, com base na análise de seus aspectos essenciais. Como não existem na realidade, esses modelos estabelecem características que determinam o tipo ideal para um caso concreto. Método etnográfico - O método etnográfico concentra-se nas descrições científicas de grupos culturais. Refere-se à análise descritiva das sociedades humanas, principalmente as tradicionais e de pequena escala. A etnografia é uma metodologia qualitativa de pesquisa que teve sua origem na antropologia cultural. Método de pesquisa-ação - Elaborado por Michel Thiollent, possibilita a participação dos investigados na pesquisa, do início até o final, de tal forma que os resultados analisados possam levar a comunidade a perceber e superar seus desequilíbrios, identificando-os e, em segundo momento, propondo atitudes de mudança que venham a beneficiá-los.

Voltando ao nosso exemplo... Como você trabalharia o tema? TRABALHO INFANTIL VERSUS SERVIDÃO INFANTIL

Quanto ao Método de Procedimento... Método experimental Método observacional Método comparativo Método estatístico Método clínico Método monográfico ou estudo de caso

Que outros métodos você utilizaria? Método tipológico Método etnográfico Método de pesquisa-ação

MÃOS À OBRA Observe o seu OBJETIVO da sua pesquisa, lembre-se no MÉTODO DE ABORDAGEM escolhido, em seguida aponte o (s) método(s) que mais se adequam a ela. Lembre-se de que os métodos podem se “entrelaçar”

MÃOS À OBRA Relacione sempre o conceito à pesquisa. Ex: Bibliográfico: será realizado um levantamento bibliográfico sobre a prisão civil do devedor insolvente de alimentos, buscando em publicações e jurisprudências sobre o assunto, como também em livros e em outras fontes secundárias, tais como, jornais, revistas e internet, que possam abordar e esclarecer a problemática do trabalho em questão. Explicativo: onde serão utilizadas explicações a respeito da prisão civil do devedor insolvente de alimentos, que serão fundamentadas em informações que são trazidas do âmbito geral para o particular, com o intuito de contribuir para a solução de tal prisão que fere o princípio da dignidade da pessoa humana.