Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Advertisements

Sociologia
Sociologia
sociedade capitalista.
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A formação da sociedade moderna.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo Autarquia Municipal.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
TRABALHO 2º ano Questionário Livro de Sociologia pg. 41 a 44.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
O que se estuda em sociologia? A sociologia estuda o funcionamento da sociedade buscando entender como os seres humanos se relacionam e o que determina.
Professores: RICARDO SCHMITZ MARIA APARECIDA ALMEIDA.
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Pós graduação em metodologia do ensino superior Disciplina : Multiculturalismo e Educação Professora: Tânia Torres.
Aula 16.  Jean Paul Basquiat. O homem de Nápoles, acrílico e colagens sobre madeiras,1982.
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O processo que revolucionou a economia e o mundo.
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
KARL MARX HEGEL ALIENAÇÃO: O conceito de auto-alienação aplica-se ao absoluto. A Idéia Absoluta (Espírito Absoluto), que para ele é a única realidade,
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 10/03/2010.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
Introdução às Ciências Políticas Atividade 6 – Introdução às Ciências Políticas Significados do termo Política Significados do termo Política: ação coletiva.
Historia Prof:. RAQUEL DE ABREU MARQUES 2°A Revolução Industrial E.E.M Plácido Aderaldo Castelo Pacujá-ce 11/2013.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
O Renascimento Amarildo Nunes LopesAmarildo Nunes Lopes Ellen Christine Moraes Ellen Christine Moraes Jussara Cardoso Santos Jussara Cardoso Santos Paulo.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Questão Trabalho na Antiguidade e Idade Média
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Declínio do modelo feudal
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Para estudar tal convivência existe a SOCIOLOGIA.
OS IDEAIS DA LUTA EMANCIPACIONISTA
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de "eu”.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

Sociologia das Organizações Janiara Medeiros 24/02/2010

Unidade 1 - As ciências sociais e seu papel na sociedade 1.1. Consolidação do capitalismo e o surgimento da sociologia Sociologia: Conjunto de conceitos, técnicas, métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Tem sua origem na Filosofia, vindo a definir-se como Ciência graças à convergência de fatores históricos, socioculturais e intelectuais. Tenta compreender situações radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista. Mais do que refletir sobre a sociedade moderna: um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Todas as preocupações humanas sintetizam-se na busca de solução para os problemas sociais.

Surgimento: Copérnico -> pensamento científico -> mundo social. Surge num contexto histórico coincidindo com momentos da desagregação da sociedade feudal (classes básicas Clero, Nobres e Servos) e da consolidação da civilização capitalista. Resultado de conjunto de vários pensadores que se empenharam em compreender as novas situações que estavam em curso. Século XVIII das transformações econômicas, políticas e culturais. Sociedade capitalista consolidada com revoluções Francesa e Industrial -> Mais que a introdução da máquina a vapor e sucessivos aperfeiçoamentos dos métodos produtivos.... Empresário capitalista: Concentração de máquinas, Terras, Controle de ferramentas, Conversão de grandes massas humanas em trabalhadores despossuídos

Desintegra costumes e instituições existentes-> novas formas de organizar a vida social. Máquina Industrial: Destruiu artesão independente que possuía um pedaço de terra, Submeteu a severa disciplina, Novas formas de conduta e relações de trabalho Inglaterra de 1780 a 1860: DE pequenas cidades rurais com propriedades dispersas. PARA cidades com industrias -> exportação de produtos Sociedade urbanizada e industrial: ocorrem a reordenação, destruição da servidão, mudança de artesanato para manufatura e deste para fabril, migração do campo para cidade, mulheres e crianças trabalhando 12h/dia, sem férias e feriados, salário de subsistência inferiores aos dos homens Avança a sociedade capitalista

Algumas conseqüências: Crescimento demográfico das cidades, Sem estrutura de moradia, serviço sanitário, saúde, Aumento da prostituição, Suicídio, Alcoolismo, Infanticídio, Criminalidade, Violência, Epidemias dizimando a população, etc Revolta dos trabalhadores: Destruição de máquinas, Sabotagem, Explosão de Oficinas, Roubos, Crimes -> Sociedade livre, criação dos sindicatos, etc Pobres x Ricos - sem confronto, nasce a classe operária -> enfrentam proprietários do instrumento do trabalho Nascem jornais, literatura própria, crítica à sociedade capitalista, o Socialismo (sistema sociopolítico caracterizado pela apropriação dos meios de produção pela coletividade. ) como alternativa de mudança. As transformações salientam problemas a serem investigados por homens de ação: debates ideológicos, buscando explicar as condições da sociedade e orientar o esforço, por transformá-las. correntes liberais, conservadores e socialistas. Condições de vida geradas pelas revoluções -> extrair orientação para ação: manter, reformar ou modificar a sociedade?

Surge sociedade capitalista Classe trabalhadora, cidade industrial, transformações tecnológicas, organização do trabalho. Modificações nas formas do pensamento: observação, experimentação -> método científico -> ampliação do poder humano "o homem quem produz a história" -> estudo da sociedade pelos grupos e não pelos indivíduos. Revolução de 1789 burguesia contra a sociedade feudal procura construir em Estado autônomo face a igreja protegendo a empresa capitalista: Golpes contra a Igreja, confisco de propriedades, responsabilidade da Educação transferida para o Esatdo, contraria privilégios da classe, Incentivo ao empresário.

Sociedade dividida pelos antagonismos de classe, interesses opostos, alguns sociólogos com atitude otimista onde os interesses da classe dominante representava a sociedade e os conflitos eram visto como fase, passíveis de superação. "Profetas do passado” conservadores inspirados na sociedade feudal, fascinados pelas sociedades da Idade Média. Defendiam instituições religiosa e monarquia. Visão de sociedade moderna em declínio. Responsabilizaram os Iluministas* pela revolução de 1789 onde o último elo dos acontecimentos nefastos (ex Reforma Protestante, Renascimento, Era da Razão) Logo tínhamos: CONSERVADORES: consideravam as idéias iluministas como aniquiladoras da autoridade, da religião, da própria vida. Viam a sociedade em pleno declínio. X ILUMINISTAS: Começam a rever as idéias conservadoras, preocupados em manter nova ordem social e expansão da sociedade capitalista. Foram decisivos para o surgimento do Positivismo.

 * Século das luzes. Começou na França. Termo iluminismo está relacionado com esclarecimento, porque os iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas “trevas da ignorância”. Para os iluministas o homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação. Os problemas, as desigualdades sociais foram colocadas e provocadas pelo próprio homem, de acordo com a organização da sociedade. Para concertar essa situação teria de mudar totalmente a sociedade. Para estabelecer a garantia dos direitos naturais da pessoa, como a liberdade e a livre posse de bens.  Pensadores do Iluminismo: filósofos (voltados para a política) e economistas (voltados às finanças e riquezas da nação).  Um dos filósofos: Barão de Montesquieu (( ) - obra de destaque “ Do espírito das leis” (1748) onde defendia a separação e a igualdade entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.

Formada a elite da sociedade Industriais com os homens de ciência - > condução dos rumos par harmonizar a crescente sociedade industrial. Temos aí uma substituição:  De: Clero - Para: Cientistas - estabelecendo verdades a serem aceitas pelos homens  De: Srs Feudais - Para: Fabricantes, comerciantes e banqueiros A nova ciência deveria então, descobrir as leis do progresso e do desenvolvimento social....

Transformações salientam problemas a serem investigados por homens de ação: Manter, reformar ou modificar a sociedade? Socialismo como uma das alternativas de mudança “Sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado para confrontar o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.” Um dos primeiros pensadores : SaintSimon ( ) e Auguste Comte ( )

Saint-Simon (1760 – 1825):  Considerado por muitos como o pai da sociologia, título dado por outros muitos a Augusto Comte.  Sofreu influências tanto das idéias Iluministas como dos Conservadores, sendo por muitos considerado um conservador.  Observa uma sociedade “perturbada”, em “desordem” e num estado de “anarquia”, portanto todo o trabalho da sociologia deveria estar direcionado à RESTAURAÇÃO DA ORDEM.  Para ele, a sociedade industrial teria condições de satisfazer todas as necessidades humanas e seria a única fonte de riqueza e prosperidade. Acreditava que o progresso econômico traria o fim dos conflitos sociais e, consequentemente, maior segurança aos homens.  Tinha a convicção que a ciência poderia fazer o papel da religião no período feudal.  Acreditava que as melhorias nas condições de vida das pessoas dependia agora de uma iniciativa de elite formada pelos industriais e cientistas.  Considerado o "mais eloqüente dos profetas da burguesia" e várias das suas idéias retomadas por seu secretário particular Auguste Comte, extremamente conservador até que se desentenderam intelectualmente.

Augusto Comte (1798 – 1857)  A motivação de sua obra está no fato de a sociedade viver uma “anarquia” e “desordem”, um verdadeiro caos social.  As idéias religiosas já não tinham força na conduta dos homens, e não poderia ser a religião a reconduzir o homem a uma “normalidade”  Não simpatizava também com os pensadores Iluministas, segundo ele: “doutores em guilhotina”  Defendia a criação de um conjunto de crenças comuns aos homens para que a sociedade vivesse novamente em ordem  Criou a filosofia positiva, pois a antiga filosofia só criticava e destruía e a positiva estava preocupada em organizar a realidade.  Fundou a então “física social”, pois a investigação da sociedade deveria estar pautada nos métodos científicos, ou seja, a observação, experimentação e comparação.  Para Comte seria necessário restabelecer a ordem nas idéias e nos conhecimentos de crenças comuns a todos os homens...  A sociologia estão deveria buscar a reconciliação entre a Ordem e Progresso.

POSITIVISMO  O método geral do positivismo de Aguste Comte consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação (ou seja: mantém-se a imaginação), mas há outras características igualmente importantes...  Comte definiu a palavra “positivo” com 7 acepções: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.  A idéia-chave do Positivismo comtiniano é a LEI DOS TRÊS ESTADOS de acordo com o qual o homem passou e passa por 3 estágios na forma de conceber suas idéias: 1.Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os “deuses”) 2.Metafísico: meio termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos desuses há entidades abstratas para explicar a realidade (o éter, o povo, etc) 3.Positivo: etapa definitiva que não busca mais o “por quê” das coisas, mas “como”. A imaginação está subordina à observação.

Texto para análise Burgueses e proletários (Karl Marx, e Friedrich Engels. Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro, Ed. Vitória, 1948, p Publicado pela primeira vez em 1848.) Filme: Tempos Modernos – Charles Chaplin