PARECER CNE/CP Nº11 2012 Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Advertisements

Prática de Ensino: Educação Básica
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Profa. Dra. Rosilene Lagares
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
Gestão Competente da Escola Pública
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Contexto de atuação do CME
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e EJA Estado de Goiás.
DECRETO Nº /2011 – PUBLICADO EM 19/07/2011
Planejando a Próxima Década
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO PERSPECTIVA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO Nilene Badeca da Costa Presidente do Conselho Nacional de Secretários de.
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Centros de Educação em Direitos Humanos
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Professor Coordenador de Apoio
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Principios da Organização conforme a LDB/1996
Educação Indígena Paulo Gilberto Cogo Leivas Procurador Regional da República Procuradoria Regional da República da 4ª Região Coordenador do GT Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Ações da educação – 1 trimestre AÇÃOPERIODOOBJETIVORESPONSAVEL Analise das avaliações e planos de ação das escolas relacionadas a aplicação da provinha.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
T Procuradoria Especial Da Mulher Câmara dos Deputados Brasil Dep. Elcione Barbalho – Procuradora Dep. Rosinha da Adefal – 1ª Adjunta Dep. Flávia Morais.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
REUNIÃO DO FÓRUM NACIONAL DOS CONSELHOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO “Conselhos de Educação e Regime de Colaboração – Produção Científica” Outubro_2012.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
EDUCAÇÃO BÁSICA BASES LEGAIS
Transcrição da apresentação:

PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados espaços (Lei nº ,de 14 de novembro de 1995) de planejamento e discussão, realizando, entre 1988 e 2009, mais de trinta políticas e ações desenvolvidas em colaboração entre União, Estado e Municípios, entre estado e municípios e municípios entre si.

Lei No de 1995 O Grupo de Assessoramento com representação paritária do estado e municípios. É considerado, nos documentos, como importante mecanismo de institucionalização e de continuidade do regime de colaboração, mantido por todos os governos que se sucederam como espaço privilegiado para a definição de ações e políticas públicas na área da educação

Algumas Ações desenvolvidas no RS Ajustamento de vagas Sistema Informatizado de Matrículas na Escola Pública Ajustamento de matrículas da educação infantil Municipalização de escolas estaduais. Transferência de matrículas do ensino fundamental Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar – PEATE/RS O calendário é elaborado nos termos do Protocolo de Intenções firmado entre a Assembléia Legislativa do Estado do RS -Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, a Secretaria de Estado da Educação e entidades representativas da comunidade escolar e dos Municípios

Formação de professores prevista no PAR/PDE Estágio de alunos de escolas estaduais (curso normal) em escolas municipais PRADEM Merenda escolar Cedências e permutas de professores Obras escolares Doação e/ou cessão de uso de terrenos, prédios, mobiliários e equipamentos Salário-Educação

PARECER 257/2006 CEED/RS Orienta os Municípios que integram o Sistema Estadual de Ensino a organizarem seus próprios sistemas municipais de ensino.Propõe- se a instituir, no prazo de seis meses, um grupo de estudos e debates permanente com os Conselhos Municipais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação, por meio de suas representações estaduais, a fim de efetivar a colaboração prevista na Constituição Federal e na LDB

GRUPO DE ESTUDOS E DEBATES PERMANENTE- REGIME DE COLABORAÇÃO

INÍCIO DAS ATIVIDADES Agosto de 2006 na sala de reuniões do CEEd

Integrantes: CEEd.UNDIME.UNCME. SEDUC

REUNIÕES Uma com a comissão especial do Regime de Colaboração. Uma com todos os integrantes

OBJETIVO Buscar no regime de colaboração uma referência da necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento social tendo como princípio a gestão democrática da educação dialogando com todos os parceiros envolvidos

Trajetória das principais ações desenvolvidas Diagnóstico dos Conselhos Municipais de Educação e constituição de Sistemas de Ensino do RS. Diálogos: sobre as Normas de Convivência Escolar que foram reformuladas sobre a idade de corte dos alunos no ensino fundamental

Levantamento das Escolas de Educação Infantis Públicas e Privadas que estão funcionando e não apresentam credenciamento e autorização de funcionamento Levantamento das empresas que oferecem educação infantil

Sobre a funcionalidade e reestruturação da FICAI A importância da regulamentação nos Sistemas de Ensino do Estudo da História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena. Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar.PEATE/RS.Termo de adesão. DAM/SE sobre a elaboração dos Planos Municipais de Educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios do RS

DIÁLOGO SOBRE NORMAS A SEREM EXARADAS PELO CEEd Idade de corte para o ingresso no 1º ano do ensino fundamental de 9 anos. Normas de Convivência. Artigo 30 da Resolução CNE/CEB 2010 ( bloco da alfabetização).

Alguns convidados no período Procuradoria Geral de Justiça. Procuradora de Justiça do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude do Ministério Público Estadual. Departamento Pedagógico para a Educação Indígena. Diretor Adjunto do Departamento de Articulação com os Municípios – DAM/SE. Coordenadora das bibliotecas escolares Coordenador do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul - PEATE/RS.

Reunião do dia 12 de setembro de 2012 Principais Assuntos; Normas de Convivência; Calendário 2012 e Lei da Copa.

Uma mensagem do nosso grupo Acreditamos na necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento social que favoreça o princípio da gestão democrática que aposta no Regime de Colaboração como uma ação que respeitando as diferenças encontre soluções para uma educação de qualidade para todos