Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PLENÁRIA FINAL.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
1ª Seminário Estadual de Saneamento Desafios, Modelos e Financiamento Deputado Federal Beto Albuquerque.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
44ª Assembleia Nacional da Assemae
José Alberto Ribeiro Carvalho
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Gestão Municipal da Habitação
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
Auditoria e Acompanhamento.
Política Nacional do Meio Ambiente
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
Apresentação Diagnóstico Social
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO ago/2013
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Ministério da Ciência e Tecnologia Brasília, 29 de maio de 2007 Augusto Gadelha Secretaria de Política de Informática Política Nacional de Tecnologia da.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
5º Encontro de Inovação Cesan A REGULAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO E OS DESAFIOS PARA O SETOR WALDER SURIANI SUPERINTENDENTE DA AESBE Vitória, Julho.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
A IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA GESTÃO DO SANEAMENTO BÁSICO Luiz Antonio de Oliveira Junior.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
A FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL FNSA.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Paulo Ferreira Secretário Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
OS DESAFIOS E OS CAMINHOS PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
Subcomissão Especial da Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água Universalização do Saneamento Básico nos Municípios com até
AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL TEMA “PARQUE TECNOLÓGICO E O DESENVOLVIMENTO DO DF” DATA: 19/04/2016 HORÁRIO: 8H45MIN.
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
Wladimir António Ribeiro Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados Brasília, 5 de novembro de Audiência Pública: Formas de.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL - FNSA Hora do Debate CDEIC Brasília, 13 de novembro de 2013.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS POR QUE A EBPS? POR QUE A EBPS? – Suprir lacuna (da existência de órgão técnico, antes representado pelo Planasa/BNH e pelo PMSS).

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS POR QUE A EBPS? POR QUE A EBPS? – Dar condições para a efetivação do planejamento (aperfeiçoar os sistemas de informações – Snis e PNSB e sistematizar as informações do atual esforço de planejamento).

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS POR QUE A EBPS? POR QUE A EBPS? – Tornar efetivo o Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico): Avaliar a situação do saneamento. Monitorar e avaliar a execução do Plano, o que inclui o cumprimento de metas. Realizar estudos para o desenvolvimento institucional (inclusive fomentar normas técnicas para que o saneamento atenda as realidades regionais e amplie o mercado da indústria nacional).

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS POR QUE A EBPS? POR QUE A EBPS? – Enfrentar o desafio da gestão: Da falta de capacidade dos titulares no planejamento. Da ausência de modelo de regulação aderente à realidade do saneamento brasileiro.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS POR QUE A EBPS? POR QUE A EBPS? – Enfrentar o desafio da gestão (bis): Da baixa eficiência dos prestadores (índice de perdas elevado – água e esgoto!). Da problemática das tarifas. Da falta de capacidade de investimento.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS QUAL EBPS? - QUAL EBPS? MODELO INSTITUCIONAL PRÓSCONTRAS AUTARQUIA ESTABILIDADE, EVITANDO DESCONTINUIDADES OU BRUSCAS ALTERAÇÕES DE LINHA DE ATUAÇÃO POUCA PERMEABILIDADE ÀS INOVAÇÕES DO MERCADO E DA SOCIEDADE PERFIL TÉCNICOCRIA DESPESA DE CUSTEIO PERMANENTE EMPRESA PÚBLICA FLEXÍVEL, INCLUSIVE PORQUE SEUS SERVIDORES SÃO CELETISTAS NÃO ASSEGURA CONTINUIDADE DE LINHA DE ATUAÇÃO OU DE PERMANÊNCIA – ESPECIALMENTE SE HOUVER VONTADE POLÍTICA EM CONTRÁRIO PODE ESTABELECER PARCERIAS COM PRESTADORES – PERMITINDO AGIR DIRETAMENTE NA MELHORIA DE GESTÃO E NO AUMENTO DE INVESTIMENTOS RISCO DE FEDERALIZAR QUESTÕES QUE A PRINCÍPIO SERIAM LOCAIS

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS QUAL EBPS? - QUAL EBPS? Nos estudos que informaram a proposta de Plano Nacional de Saneamento Básico – Plansab, se propôs a criação de um Instituto de Pesquisas em Desenvolvimento Urbano, no formato de autarquia, aos moldes do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicada. Naquele momento se considerou inoportuno a criação de um órgão que implicasse em aumento inflexível da despesa de custeio.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS QUAL EBPS? - QUAL EBPS? Aspecto fundamental é a necessidade de que haja uma entidade de planejamento desvinculada com a direta execução dos programas de saneamento – aliás espalhados por diversos órgãos e entidades federais. Somente com uma entidade com missão específica é que o planejamento terá prioridade, porque atualmente sempre sobrestado por demandas mais urgentes.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS QUAL EBPS? - QUAL EBPS? O Governo Federal, recentemente, tem adotado a proposta de criar empresas de planejamento para as áreas de infraestrutura. São exemplos: A criação da Empresa de Planejamento Energético – EPE, autorizada pela meio da Lei nº , de ; A criação da Empresa de Planejamento e Logística S.A. – EPL, autorizada pela Lei nº , de 19 de dezembro de 2012.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS – DESENVOLVER, OPERAR E ADMINISTRAR SISTEMAS DE INFORMAÇÕES; – AVALIAR E MONITORAR A EXECUÇÃO DO PLANSAB, O QUE INCLUI O CUMPRIMENTO DE SUAS METAS; – PRODUZIR ESTUDOS PARA AS ATUALIZAÇÕES E REVISÕES DO PLANSAB E PARA O DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SANEAMENTO (INCLUSIVE FOMENTO DE NORMAS TÉCNICAS); – ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS REGULADORES, PRESTADORES E AOS TITULARES;

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DA INOVAÇÃO; FOMENTAR A FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; PROMOVER A ARTICULAÇÃO E A RACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL NA ÁREA DE SANEAMENTO BÁSICO; EQUALIZAR CRITÉRIOS PARA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS POR TODOS OS MINISTÉRIOS ENVOLVIDOS;

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS ORIENTAR E MONITORAR A ADOÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA. PROMOVER O PLANEJAMENTO INTERSETORIAL NAS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO, HABITAÇÃO, MOBILIDADE URBANA E MEIO AMBIENTE; PROMOVER AÇÕES E ESTUDOS QUE ESTIMULEM E FOMENTEM OS PROCESSOS DE PARCERIAS PÚBLICO-PÚBLICO NO SANEAMENTO; PROMOVER AÇÕES E ESTUDOS QUE ESTIMULEM E FOMENTEM OS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SANEAMENTO BÁSICO;

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS FUNÇÕES PREVISTAS PARA A EBPS – COM UM FORMATO EMPRESARIAL A EBPS PODE SER O INSTRUMENTO DE UM PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DOS PRESTADORES PÚBLICOS DE SANEAMENTO BÁSICO, QUESTÃO QUE MERECE UM DEBATE ESPECÍFICO. – CASO ESTE PROGRAMA SEJA IMPLANTADO, PODERÁ A EBPS, DENTRE OUTRAS MEDIDAS, ADQUIRIR AÇÕES OU DEBÊNTURES DE EMPRESAS ESTADUAIS OU MUNICIPAIS DE SANEAMENTO, DESDE QUE HAJA A CONTRATUALIZAÇÃO DE METAS DE MELHORIA DE GESTÃO – AOS MOLDES DA EXPERIÊNCIA DO AMD - ACORDO DE MELHORIA DE DESEMPENHO.

PROPOSTA DA FRENTE NACIONAL PARA O SANEAMENTO AMBIENTAL: CRIAÇÃO DA EMPRESA BRASILEIRA DE PLANEJAMENTO EM SANEAMENTO - EBPS OBRIGADO! Marcos Helano Fernandes Montenegro FRENTE NACIONAL PELO SANEAMENTO AMBIENTAL - FNSA