Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Relação professor/aluno
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
Organização Curricular da Escola
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Formação Docente Aula 07.
CRITICAL LITERACY.
TRABALHO DO PEDAGOGO NA REDE PUBLICA
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
1 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA n CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES: n 1- A Introdução à Engenharia não pode substituir a orientação vocacional que não se teve, mas.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Encontro com Pais de Alunos
Didática e Metodologia no Ensino Superior Profª. Lucy Almeida
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pesquisa e Prática em Educação
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Introdução INTRODUÇÃO
Há algo errado nas Licenciaturas?
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Engenheiro Projetista ?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia e educação: compartilhando saberes
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
P ROJETO Docente: Prof. Nuno Corte Real Discente: Filipe Chaves Porto, 13 de Maio de 2013 Psicologia da Educação.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
A relação Professor/ Aluno
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Sociedade humana: generalidades
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
A escola comum diante da deficiência mental Discutindo a diferença nos espaços escolares.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Prática docente - reflexões Edson M Kakuno Unipampa – Bagé 27Jul11.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Software Educativo União Educacional-Minas Gerais
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
A ESCOLA QUE QUEREMOS.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O triângulo didático: o saber e suas relações
O triângulo didático: o saber e suas relações
Transcrição da apresentação:

Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos Texto do Prof. Fernando Becker Rita C. A. Caregnato

Modelo Pedagógico + Concepção Epistemológica Que cidadão o professor quer que seu aluno seja? Que aluno nós queremos ter? Que futuro cidadão nós queremos ter na sociedade? Que futuro profissional eu quero formar? INDIVÍDUO Subserviente Dócil Cumpridor de Ordens Não Questionador Pensante Crítico Reflexivo Modelo Pedagógico + Concepção Epistemológica

PIAGET Psicologia Genética Piagetiana Mentor Pedagogia Relacional Só se aprende o que é (re)criado Não exagera na importância do meio social e hereditário

MODELO PEDAGÓGICO ARCAICO Não se desmonta só pela crítica sociológica Desmonta pela crítica epistemológica Professor prisioneiro de epistemologias do senso comum Formação docente Precisa incluir crítica epistemológica Estamos conscientes dos modelos pedagógicos e epistemológicos existentes? Qual modelo pedagógico que utilizamos nas nossas aulas? Nossa formação permite a crítica epistemológica? Qual o modelo pedagógico que o aluno espera de nós? Qual o modelo epistemológico que a sociedade deseja?