ISO 14001.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Sistemas de Gestão Integrada
ISO E A PREPARAÇÃO E RESPOSTA A EMERGÊNCIAS
INTEGRAÇÃO PLACE Alex.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Sistema de Gestão Ambiental
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Conteúdo programático
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
4.4 Implementação e Operação
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
IT-16 Plano de Emergência
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Os Cuidados na Comprovação dos Requisitos de Sustentabilidade Rafael Setúbal Arantes EPPGG/Diretor-Adjunto DELOG/SLTI/MP.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
ESCOLA POLITÉCNICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FUNDAÇÃO CARLOS ALBERTO VANZOLINI.
O Projeto Político Pedagógico é...
Para entender o que é política pública Produção cultural
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Fatigue Risk Management System (FRMS) Sistema de Gerenciamento de Risco de Fadiga Brasília, 28 de abril de
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade EAD 765 – Profa.Adriana Marotti.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 3 – Requisito 4.3 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Aula 03 –PARTE : Norma NBR ISO 9001:2008 Ghislaine Miranda Bonduelle.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
CONFIABILIDADE NA MANUTENÇÃO Eng° José Wagner Braidotti Junior JWB Engenharia e Consultoria S/C Ltda. Outubro de 2010.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Os Novos Rumos dos Sistemas de Qualidade Curso de Gestão Hospitalar Profª. Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Padronização e Melhoria
Acadêmicas: Tamyres D.C.A. de Lima; Thaliane A. de Freitas; Vanessa Brunnquell.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

ISO 14001

O QUE É Esta Norma especifica os requisitos para que um sistema da gestão ambiental capacite uma organização a desenvolver e implementar política e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos. Pretende-se que se aplique a todos os tipos e portes de organizações e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais. A finalidade geral da Norma é equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas.

PDCA A Norma ISO 14001 é baseada na metodologia conhecida como Plan-Do-Check-Act (PDCA)/(Planejar–Executar–Verificar–Agir). O PDCA pode ser brevemente descrito da seguinte forma: PLANEJAR: Estabelecer os objetivos e processos necessários para atingir os resultados em concordância com a política ambiental da organização. EXECUTAR: Implementar os processos. VERIFICAR: Monitorar e medir os processos em conformidade com a política ambiental, objetivos, metas, requisitos legais e outros, e relatar os resultados. AGIR: Agir para continuamente melhorar o desempenho do sistema da gestão ambiental.

CONHECIMENTO DA NORMA Para um conhecimento da norma, é necessário entender alguns pontos: MEIO AMBIENTE - circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo-se ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações. Neste contexto, circunvizinhança estende-se do interior de uma organização para o sistema global. ASPECTO AMBIENTAL - elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Um aspecto ambiental significativo é aquele que tem ou pode ter um impacto ambiental significativo. IMPACTO AMBIENTAL - qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL (SGA) - a parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais. Um sistema da gestão é um conjunto de elementos inter-relacionados utilizados para estabelecer a política e os objetivos e para atingir esses objetivos. OBJETIVO AMBIENTAL - propósito ambiental geral, decorrente da política ambiental, que uma organização se propõe a atingir. DESEMPENHO AMBIENTAL - resultados mensuráveis da gestão de uma organização sobre seus aspectos ambientais. No contexto de sistemas da gestão ambiental, os resultados podem ser medidos com base na política ambiental, objetivos ambientais e metas ambientais da organização e outros requisitos de desempenho ambiental.

POLÍTICA AMBIENTAL - intenções e princípios gerais de uma organização em relação ao seu desempenho ambiental, conforme formalmente expresso pela Alta Administração. A política ambiental provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos ambientais e metas ambientais. META AMBIENTAL - requisito de desempenho detalhado, aplicável à organização ou a parte dela, resultante dos objetivos ambientais e que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos.

PREVENÇÃO DE POLUIÇÃO - uso de processos, práticas, técnicas, materiais, produtos, serviços ou energia para evitar, reduzir ou controlar (de forma separada ou combinada) a geração, emissão ou descarga de qualquer tipo de poluente ou rejeito, para reduzir os impactos ambientais adversos. A prevenção da poluição pode incluir redução ou eliminação de fontes de poluição, alterações de processo, produto ou serviço, uso eficiente de recursos, materiais e substituição de energia, reutilização, recuperação, reciclagem, regeneração e tratamento.

REQUISITOS DO SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL REQUISITOS GERAIS A organização deve estabelecer, documentar, implementar, manter e continuamente melhorar um sistema da gestão ambiental em conformidade com os requisitos desta Norma e determinar como ela irá atender a esses requisitos. A organização deve definir e documentar o escopo de seu sistema da gestão ambiental. POLITICA AMBIENTAL - A Alta Administração deve definir a política ambiental da organização e assegurar que, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, a política:

a) seja apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, b) inclua um comprometimento com a melhoria contínua e com a prevenção de poluição, c) inclua um comprometimento em atender aos requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização que se relacionem a seus aspectos ambientais, d) forneça uma estrutura para o estabelecimento e análise dos objetivos e metas ambientais, e) seja documentada, implementada e mantida, f) seja comunicada a todos que trabalhem na organização ou que atuem em seu nome, g) esteja disponível para o público.

PLANEJAMENTO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS a) identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, dentro do escopo definido de seu sistema da gestão ambiental, que a organização possa controlar e aqueles que ela possa influenciar, levando em consideração os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e serviços novos ou modificados. b) determinar os aspectos que tenham ou possam ter impactos significativos sobre o meio ambiente (isto é, aspectos ambientais significativos). A organização deve documentar essas informações e mantê-las atualizadas. A organização deve assegurar que os aspectos ambientais significativos sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu sistema da gestão ambiental.

PLANEJAMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS a) identificar e ter acesso a requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos subscritos pela organização, relacionados aos seus aspectos ambientais, e b) determinar como esses requisitos se aplicam aos seus aspectos ambientais. A organização deve assegurar que esses requisitos legais aplicáveis e outros requisitos subscritos pela organização sejam levados em consideração no estabelecimento, implementação e manutenção de seu sistema da gestão ambiental.

PLANEJAMENTO DOS OBJETIVOS E METAS Os objetivos e metas devem ser mensuráveis, quando exeqüível, e coerentes com a política ambiental, incluindo-se os comprometimentos com a prevenção de poluição, com o atendimento aos requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização e com a melhoria contínua. Ao estabelecer e analisar seus objetivos e metas, uma organização deve considerar os requisitos legais e outros requisitos por ela subscritos, e seus aspectos ambientais significativos. Deve também considerar suas opções tecnológicas, seus requisitos financeiros, operacionais, comerciais e a visão das partes interessadas.

ITAMBÉ SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Através do Sistema Integrado de Gestão (SIG), todos os programas de qualidade da Itambé estão consolidados em um único sistema. São eles: Certificações 14001:2004* (Meio Ambiente), ISO 9001:2000* (Qualidade) e OHSAS 18001:2007* (Saúde, Segurança e Meio Ambiente).

A ISO 14001 2004 - A primeira Pesquisa de Gestão de Responsabilidade Social do Sul do Brasil, realizada pela Revista Expressão com base nos Indicadores de Responsabilidade Social Corporativa do instituto Ethos apontou, a Itambé como uma entre as cinco empresas do Sul que atingiram a excelência na categoria Meio Ambiente.

A ISO 14001 Em fevereiro de 2005, foi a primeira empresa no Brasil a ser recomendada para a certificação 14001:2004 pela entidade SGS ICS Certificadora Ltda. Em julho de 2005 a Itambé foi recertificada na ISO 14001:2004 pela entidade SGS ICS Certificadora Ltda. Este certificado atesta a responsabilidade ambiental em todas as etapas do processo de fabricação do cimento.

VANTAGENS VISTA PELA ITAMBÉ EM SER CERTIFICADA PELA ISO 14001. Para que as implantação da ISO 14001 pudesse se tornar realidade na Cia de Cimento Itambé, o esforço e a colaboração dos funcionários foi fundamental. A política de meio ambiente da empresa tem como proposta fazer a empresa crescer sem agredir a natureza, buscando qualidade total de seus produtos, serviços da própria vida e saúde. Para que a implantação da ISO aconteça é necessário que as ações possam ser cumpridas e tragam vantagens competitivas para a empresa.. A Itambé vê na ISO 14001 além de uma vantagem em ser politicamente e ambientalmente correta com o meio em que está inserida, uma vantagem competitiva de mercado, pois antecipa o futuro, introduz melhorias no processo, reduz custos de forma racional, melhora o trabalho, evita desperdícios.

A EMPRESA E MEIO AMBIENTE Adotar política de preservação ambiental através de técnicas e equipamentos adequados e eficientes, buscando harmoniosa convivência da empresa com o meio ambiente.

MERCEDES BENZ Atualmente, o sistema de Gerenciamento Ambiental da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo faz parte de um Sistema de Gestão Integrada que uniu e mediante realização de auditoria pelo órgão BRTÜV, certificou os produtos e processos da unidade de São Bernardo do Campo nas normas ISO 14.001 (Meio Ambiente), ISO 9001 versão 2.000 (Qualidade) e OSHAS 18.001 (Segurança do trabalho e Saúde Ocupacional).

A ISO 14001 NA MERCEDES BENZ A unidade da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo recebeu em outubro/2001, o certificado ISO 14001. O documento comprova o cumprimento, pela empresa, ao conjunto de normas ambientais, que demonstram o respeito e o compromisso assumido, junto à sociedade, com o meio ambiente, sua preservação e o propósito de oferecer ao mercado produtos e serviços ambientalmente adequados e não poluentes.