INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEDIDAS DA FREQÜÊNCIA DE UMA DOENÇA
Advertisements

Medidas de Freqüência e de Associação em estudos clínicos
Estudos Seccionais e Estudos de Coorte
Estudos de prognóstico
Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde
Medidas de freqüência e de risco 4. Mede a proporção de indivíduos que é afetada por uma condição (casos existentes) num dado ponto do tempo. PREVALÊNCIA.
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
A ASSOCIA Ç ÃO DE CO-MORBIDADES INTERFERE NA SOBREVIDA DE PACIENTES COM DPOC AVAN Ç ADA HIPOXÊMICA? Maria Enedina Scuarlialupi, Fernando Queiroga-Jr, Maria.
Mas como medir a saúde da população?
Medidas de ocorrência de doenças
Medida da Saúde Coletiva Prof. Claudia Curbani V. Manola.
Risco Cardiovascular Escore de Framingham.
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
Avaliação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Departamento de Clínica Médica.
{ SÍFILIS AÇÕES DE PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EM POPULAÇÕES CHAVE.
Fator de risco e efeitos adversos dos pacientes em tratamento para o HCV nos municípios de Tubarão e Criciúma Ciências da Saúde ALEXANDRE DA ROSA (PUIC);
INTRODUÇÃO O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre a frequência alimentar com o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)
INDICADORES DE SAÚDE António Ferreira.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Medindo saúde e doença MSc. Marcio V. Angelo.
Introdução à epidemiologia 1a fase – Farmácia – Prof
EPIDEMIOLOGIA Ana Djéssika Vidal Residente de Gestão Hospitalar – Economia
Elaboração de Projetos Aula 02 Prof. : Raimundo Teodoro
ESTUDO TRANSVERSAL.
A ULA 6 B IOESTATÍSTICA Inferência Pontual, Intervalar e Testes de Hipóteses.
Frequência Absoluta e Relativa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Departamento de Odontologia Preventiva e Social Disciplina.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Políticas Públicas de Rastreamento do Câncer do Intestino Dra. Angelita Habr Gama Prof. Titular Emérita da Fac. Med. da Universidade de São Paulo ABRAPRECI.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
PERFIL ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DE UM GRUPO DE MASTECTOMIZADAS DO AMBULATÓRIO MATERNO-INFANTIL DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Nutrição. Introdução.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Gisele Guimarães Maciel Marília de Oliveira Rossetti Natália Diniz Micheloni Natalia Grandi Lagazzi.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
TESTES DIAGNÓSTICOS 1 Epidemiologia Analítica. CASO CLÍNICO (1) Passo 1: Queixa principal e HPP Homem de 61 anos, comerciário, atendido na UPA QP: tosse.
Prof. Benedito C. Silva Itajubá
Estudos observacionais de base individual ou analíticos:
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
Fator Acidentário de Prevenção FAP SINDIQUIM - RS 23/10/2009.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
Angelica dos Santos Vianna defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL 21 de agosto.
Profa. Claíde Abegg / Rosane Davoglio
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
ESTUDOS DESCRITIVOS:. 1) Fornecem informações importantes para alocar recursos financeiros eficientemente e para planejar progra- mas de intervenção ou.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
Delineamentos de pesquisa epidemiológica
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
Indicadores de Saúde Conceito
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
DISCIPLINA HEP0145 EPIDEMIOLOGIA Professores que ministrarão a disciplina: Francisco Chiaravalloti Neto e Zilda Pereira.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
CONFUSÃO. CONFUSÃO Pode levar à observação de diferenças aparentes, quando elas não existem, ou ausência de diferença, quando ela existe. Pode levar à.
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA DISCIPLINA DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS DIFTERIA.
O CÂNCER BUCAL.
Aborto ilegal e inseguro como questão de Saúde Pública – atualizando o debate Simone G. Diniz – profa. FSP – USP 25/09/2013.
 Qualidade de Testes Diagnósticos  O bom uso de um teste diagnóstico requer, além das considerações clínicas, o conhecimento de medidas que caracterizam.
HISTÓRIA NATURAL DA DOENÇA Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia Disciplina de Epidemiologia Geral.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Dinâmica de populações
Conceitos, fórmulas, passo a passo e dicas!
Alex Sandro Rolland de Souza
Medidas de efeito Risco Relativo Estudos que geram incidência
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Medidas de Freqüência e de Associação em estudos clínicos
Estudos de Coorte.
Transcrição da apresentação:

INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA

POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas potencialmente suscetíveis à doença em estudo – população de risco. Exemplos: - Acidentes de trabalho – pop. de risco: trabalhadores - Carcinoma do colo uterino – pop. de risco: mulheres de 25 a 69 anos

PREVALÊNCIA E INCIDÊNCIA Prevalência: é o número de casos em uma população definida em um certo ponto no tempo. Incidência: é o numero de casos novos que ocorrem em certo período em uma população específica. Alta prevalência e baixa incidência: diabetes (uma vez iniciada é permanente). Baixa prevalência e alta incidência: resfriado comum (ocorre freqüentemente mas dura um curto período de tempo).

PREVALÊNCIA Prevalência pontual: dado coletado para um ponto no tempo. Prevalência no período: número total de pessoas que tiveram a doença durante um período de tempo, dividido pela população no meio do período em risco de ter a doença.

Fatores podem influenciar a prevalência: severidade da doença (se muitas pessoas que desenvolvem a doença morrem, a prevalência diminui); duração da doença (se uma doença é de curta duração, sua prevalência é menor do que a de uma com longa duração); número de casos novos ( se muitas pessoas contraem da doença, sua prevalência é maior do que se poucas pessoas contraírem);

Fatores que podem significar o aumento da prevalência: maior duração da doença; aumento da sobrevida sem a cura; aumento da incidência; imigração de casos; emigração de pessoas sadias; imigração de pessoas suscetíveis; melhora dos recursos diagnósticos (melhora do sistema de informação).

Fatores que podem significar a diminuição da prevalência: menor duração da doença; maior letalidade; diminuição da incidência; imigração de pessoas sadias; emigração de casos; aumento da taxa de cura da doença.

Os estudos de prevalência geralmente não fornecem evidências de causalidade, mas são úteis na avaliação das necessidade e no planejamento dos serviços de saúde.

INCIDÊNCIA CUMULATIVA (IC) OU RISCO É apresentada, freqüentemente, como o número de casos por 1000 pessoas. A incidência cumulativa é a probabilidade ou o risco de um indivíduo da população desenvolver a doença durante um período específico. Dada sua simplicidade.

PessoasTempo* > > > **Ano 1Ano 2Ano 3Ano 4Ano 5Ano 6Ano 7 Figura 1 - Medidas de ocorrência de doenças - exemplo Período sem a doença Período com a doença Perda de acompanhamento > Morte * Tempo total de observação e sem a doença (em anos). ** Anos de acompanhamento

A partir dos dados da Figura 1: -a incidência cumulativa para doença em questão, no período de 7 anos de acompanhamento, foi de 53,4 casos por 100 pessoas ou 53,4% [(7 casos / 13 pessoas) x 100]. - a prevalência no início do 3º ano = 3*100 / 13 = 23,1% - a prevalência no início do 4º anos = 4*100 / 12 = 33,3% - a prevalência no início do 5º ano = 4*100 / 11 = 36,4%

TAXA DE INCIDÊNCIA (DENSIDADE DE INCIDÊNCIA) Numerador: refere-se às primeiras manifestações da doença. Para cada indivíduo na população, o tempo em risco é aquele durante o qual a pessoa permaneceu livre da doença. Denominador: soma de todos os períodos livres de doença para todas as pessoas durante o estudo. Pode ser obtido de maneira aproximada multiplicando-se a população média em estudo pelo tempo de acompanhamento.

PessoasTempo* > > > **Ano 1Ano 2Ano 3Ano 4Ano 5Ano 6Ano 7 57 pess- ano Figura 1 - Medidas de ocorrência de doenças - exemplo Período sem a doença Período com a doença Perda de acompanhamento > Morte * Tempo total de observação e sem a doença (em anos). ** Anos de acompanhamento

Para os dados da Figura 1: Taxa de incidência (ou densidade de incidência), considerando todo o período: = 7 casos *100 / 57 pessoas-ano = 12,3 casos por 100 pessoas-ano Se tivéssemos acompanhado 100 pessoas por 1 ano esperaríamos a ocorrência de aproximadamente 12 casos.

LETALIDADE Mede a severidade de uma doença e é definida como a proporção de mortes dentre aqueles doentes por uma causa específica em um certo período de tempo. Para os dados da Figura 1: Letalidade nos 7 anos = 3*100 / 7 = 42,9% Incidência acumulada para os óbitos (“taxa de mortalidade”) = = 3*100 / 13 = 23 óbitos para cada 100 pessoas ou 23,1% (em 7 anos)

Exemplo: Exemplo: estudo realizado nos Estados Unidos, onde foi medida a taxa de incidência de acidente vascular cerebral em mulheres com idade entre anos que, em 1976, não tinham história de doença coronariana, acidente vascular cerebral ou câncer (Tabela 1). Tabela 1 – Relação entre hábito de fumar e taxa de incid6encia de acidente vascular cerebral (AVC) em uma coorte de mulheres. Hábito de fumar Número de casos de AVC Pessoas-ano de observação (em 8 anos) Taxa de incidência ou Densidade de incidência de AVC (por pessoas-ano) Nunca fumou ,7 Ex-fumante ,9 Fumante ,6 Total ,2

INCIDÊNCIA CUMULATIVA (IC) OU RISCO A partir dos dados da Tabela 1, a incidência cumulativa para acidente vascular cerebral, no período de 8 anos de acompanhamento, foi de 2,3 casos de AVC por 1000 mulheres [(274 casos de AVC / mulheres) x 1000].

Bibliografia Kerr-Pontes LRS, Rouquayrol MZ. Medida da Saúde Coletiva. Rouquayrol MZ, Almeida-Filho N. Epidemiologia e Saúde. Rio de Janeiro: Medsi, 2003, pp