Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder.

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Transcrição da apresentação:

Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder

De planos mirabolantes para modelos de negócio... Foi uma evolução!

9 blocos

Segmentos de Clientes Perguntas importantes: - Quem são as pessoas ou organizações que a empresa pretende servir? - Quais são as características deste(s) segmento(s)? - Quem são os nossos potenciais clientes mais importantes? Quanto maior o recorte do Segmento (nicho), melhores são as chances de se identificar e atender as necessidades reais dos clientes, porém esse nicho deve ser grande o suficiente para formar um negócio potencial atrativo

Proposições de Valor Perguntas importantes: - Que valor nós entregamos para o cliente? - Quais problemas dos clientes nós estamos ajudando a resolver? Que necessidades estamos satisfazendo? - Que pacotes de produtos/serviços nós estamos oferecendo para cada Segmento de Clientes? Exemplos de Proposições de Valor: Novidade, Performance, Customização, Funcionalidade, Design, Marca/Status, Preço, Redução de Custos, Redução de Riscos, Acessibilidade, Conveniência/Usabilidade, Geração de Receita, etc.

Canais Perguntas importantes: - Por quais Canais nossos Segmentos de Clientes podem/querem ser abordados? - Como esses Canais estão integrados? - Qual é o Custo/Benefício da utilização de cada Canal? Os canais de comunicação, vendas e distribuição do produto são a interface da empresa com o cliente. Ajudam o cliente a conhecer e avaliar o valor do produto, efetuar a compra, usar o produto e posteriormente receber suporte e assistência.

Relacionamento com Clientes Perguntas importantes: - Que tipo de relacionamento os clientes de cada segmento podem esperar? - Qual é o custo de cada um deles? - O que pode se esperar em termos de aquisição, retenção e vendas complementares para esse tipo de relacionamento? Exemplos: assistência pessoal (pré-venda, venda, pós-venda), assistência pessoal dedicada, serviços automatizados, fóruns e comunidades de suporte, co-criação de conteúdo, etc.

Fontes de Receita Perguntas importantes: - O que o cliente valoriza e pelo qual está disposto a pagar? - O que eles têm pago ultimamente para o mesmo problema? - De que maneira eles preferem pagar pelo valor gerado? - Qual é a parcela de contribuição de cada fonte na receita total esperada? Exemplos: Venda de Produtos, Preço por uso do produto, Preço por assinatura, Aluguel, Licença, Arbitragem (intermediação, agenciamento), Publicidade, Leilão, etc.

Recursos-Chave Perguntas importantes: Que Recursos-Chave são importantes para a nossa proposição de valor? E para os Canais? E para os relacionamentos com os Clientes? E para implementar as Fontes de Receita? Exemplos: Ativos físicos, intelectuais, recursos humanos, recursos financeiros,

Atividades-Chave Perguntas Importantes: Que Atividades-Chave são importantes para a nossa proposição de valor? E para os Canais? E para os relacionamentos com os Clientes? E para implementar as Fontes de Receita? Exemplos: Produção de bens, Resolução de Problemas, Gestão de Plataformas, Vendas Consultivas, etc

Parcerias-Chave Perguntas importantes Quais devem ser nossos parceiros-chave? E os fornecedores estratégicos? Quais recursos-chave estamos obtendo deles? E quais atividades-chave eles produzem? Exemplos: Alianças estratégicas entre não-concorrentes, redes de cooperação entre concorrentes, joint ventures, parcerias de exclusividade, etc.

Estrutura de Custos Perguntas importantes: Quais são os custos mais importantes inerentes ao nosso modelo de negócio? Quais recursos-chave são os mais caros? Quais atividades-chave são as mais caras? Exemplos: Custos fixos, custos variáveis, economias de escala, comissões, etc.

Segmento de Clientes Relacionamento Canais Fluxos de Renda Valores de Proposição Atividades Chaves Recursos Chaves Parcerias Chaves Estrutura de Custos modelo de negócio

iPod Business Model

Links Alexander Osterwalder. Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley (2010)