Softwares Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
ensinando através de jogos
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Plano de Trabalho Docente
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Dicas de como orientar seus estudos
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
O uso dos softwares nas escolas
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dominando as práticas pedagógicas
Caracterização da Instituição
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Objeto de Aprendizagem
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Construindo o futuro do seu filho!
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Conectado com a Educação
Deise Kramer Lima Fernandes
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Uma abordagem curiosa e divertida
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Daniela Santana João Rodrigues Braga
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
O computador como Meio e como Fim...
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Universidade Federal de Alagoas
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Transcrição da apresentação:

Softwares Educacionais Desenvolvimentos para uma educação mais divertida

Objetivo Facilitar a compreensão e o desenvolvimento escolar. Desenvolvido para todas as disciplinas e em qualquer nível de ensino. Professores poderão pedir ou sugerir softwares educacionais para utilizarem com os seus alunos no laboratório de informática. Disponível nas seguintes matérias: Física, Química, Matemática, Biologia, Geografia, História, Português, Língua estrangeira, etc. Funcionará como reforço: A escola poderá colocar on-line, exercícios para que os alunos resolvam em casa. Professores terão aulas para o aprendizado: Sequências - scripts - em que os professores montam seus próprios programas educacionais como cruzadinhas, caça-palavras, come-come, forca, etc.

EDUCAÇÃO+SOFTWARE A informática educacional pode ser considerada uma área de estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um todo, que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar e com as propostas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Ela visa propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser estimulada através da união dos recursos da informática com os objetivos particulares de cada disciplina ou visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos.

Esses pólos são caracterizados pelos mesmos ingredientes: computadores (hardware), o software (o programa de computador que permite a interação homem-computador) e o aluno. Porém, o que estabelece a polaridade é a maneira como esses ingredientes são usados. Num lado, o computador, através do software, ensina o aluno; no outro, o aluno, através do software, "ensina" o computador. Quando ensina ao aluno, o computador assume o papel de máquina de ensinar, e a abordagem educacional é a instrução auxiliada por computador. Essa abordagem tem suas raízes nos métodos de instrução programada tradicionais; no entanto, ao invés do papel ou do livro, é usado o computador.

Para identificar melhor as propostas de Skinner, que até hoje fundamentam muitas metodologias e softwares educativos, vejamos o quadro a seguir. Ensino Programado Elaboração cuidadosa do material: pormenorizada análise do que se quer ensinar, planejamento em pequenos passos, para que o processo seja previsível ao máximo. Cada problema depende da resposta anterior para que se possa progredir de forma eficiente até chegar ao comportamento desejado. Instrução individualizada: permitir que cada aluno progrida segundo seu ritmo e possa retornar ao trabalho no ponto em que parou. Minimização do erro: com sucesso, garantir a motivação. Sem a obrigatoriedade da orientação direta do professor. Registro das falhas mais ocorridas: modificação do programa ou introdução de itens adicionais nos pontos de maior dificuldade do aluno - chegar à quase totalidade de acertos por parte dos alunos.

SOFTWARES NÍVEL A São desenvolvidos para crianças que estão em um nível de ensino mais baixo. Os programas são desenvolvidos para ajudar em coisas simples e despertar o interesse da criança.

SOFTWARES NÍVEL B Voltado principalmente para quem está no ensino Fundamental. Os programas são desenvolvidos para diversas disciplinas, com mais foco na Língua Portuguesa e Matemática.

SOFTWARE NÍVEL C Voltado para aquelas que estão no Ensino Médio. Terá matérias que são dadas em sala. Terão acesso dentro e fora do colégio. Terá matérias para pré vestibular, ENEM etc. Ex:

Finalidade do software Ajudar todos que possuem dificuldades/querem aprender de forma mais prática

Integrantes do grupo: Jennifer Lemos Laryssa Almeida Luana Henriques Raquel Silva