Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2

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Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2

Plano de Marketing Descrição dos produtos/serviços Preço Estratégias promocionais Estrutura de comercialização Localização do negócio

Plano Operacional Layout Capacidade produtiva/comercial/serviços Processos operacionais Necessidade de pessoal

Plano Financeiro 1 – Investimento total Investimentos fixos (imóveis, máquinas, veículos, ferramentas..) Capital de giro (recursos necessários p/ o funcionamento da empresa – estoque inicial e caixa mínimo) Investimentos pré-operacionais (reformas, custos de legalização, treinamentos etc)

Plano Financeiro 2 – Estimativa de faturamento mensal 3 – Estimativa de custo unitário (matéria-prima, materiais diretos e terceirizações) 4 – Estimativa de custo de comercialização (comissões, impostos, taxa de cartão de crédito..) 5 – Apuração dos custos de materiais diretos e/ou mercadorias vendidas

Plano Financeiro 6 – Estimativa dos custos com mão de obra 7 – Estimativa dos custos com depreciação 8 – Estimativa dos custos fixos operacionais 9 – Indicadores de viabilidade (ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, prazo de retorno do investimento 10 –Demonstrativo de resultados

Investimentos fixos

Capital de giro

Capital de giro Caixa mínimo – valor que a empresa precisa ter disponível para cobrir os custos até que as contas a receber de clientes entrem no caixa. 1o. Passo – cálculo do prazo médio de vendas

Capital de giro 2o. Passo – cálculo do prazo médio de compras

Capital de giro 3o. Passo – Estoque - previsão da necessidade média de estoques É o tempo de permanência da matéria-prima ou da mercadoria em estoque, desde o momento que é feito o pedido ao fornecedor até o momento da venda. Necessidade média de estoque – 5 dias (exemplo)

Capital de giro 4o. Passo – Necessidade líquida de capital de giro em dias É a diferença entre os recursos da empresa que se encontram fora do seu caixa (contas a receber + estoques) e os recursos de terceiros no caixa da empresa (fornecedores). Se positivo, o resultado indica quantos dias em que o caixa ficará descoberto, se negativo aponta que os recursos financeiros das vendas entram no caixa antes que sejam feitos os pagamentos.

Capital de giro 41 – 15 = 26 dias Somando o prazo médio de vendas (contas a receber) e o prazo médio de estocagem (estoques) e diminuindo desse resultado o prazo médio de compras (fornecedores) encontraremos a necessidade líquida de capital de giro em dias. Em nosso exemplo, o prazo de 26 dias significa que a empresa irá necessitar de caixa nesse período para cobrir seus gastos e financiar clientes. Se positivo, o resultado indica quantos dias em que o caixa ficará descoberto, se negativo aponta que os recursos financeiros das vendas entram no caixa antes que sejam feitos os pagamentos.

Capital de giro Caixa mínimo = necessidade líquida de capital em dias x custo diário da empresa

Investimento pré-operacionais

Investimento total Investimentos fixos + capital de giro + investimentos pré-operacionais

Estimativa de faturamento mensal Olhar os concorrentes, potencial de mercado, capacidade produtiva Estabelecer política de preços Fazer estimativa para 12 meses – verificar sazonalidade

Custo unitário Custo com materiais (matéria-prima + embalagem). (somente para indústria) Exemplo – custo para uma calça masculina **custo variável

Custo de comercialização **custo variável

Custo dos materiais diretos Custo dos materiais diretos no caso de indústria; Custo de mercadorias vendidas no caso de comércio. é o valor que será baixado do estoque pela sua venda efetiva. Quantidade vendida x custo de fabricação/aquisição

Custo com mão-de-obra

Custo com depreciação A título de informação, a Receita Federal considera, para efeito de vida útil, os seguintes prazos: imóveis – 25 anos; máquina – 10 anos; equipamentos – 5 anos; móveis e utensílios – 10 anos; veículos – 5 anos; computadores – 3 anos.

Custo fixos operacionais mensais Os custos fixos são todos os gastos que não se alteram em função do volume de produção ou da quantidade vendida em um determinado período.

Indicadores de viabilidade 1 – Ponto de equilíbrio O ponto de equilíbrio representa o quanto sua empresa precisa faturar para pagar todos os seus custos em um determinado período. PE = Custo fixo total Índice da margem de contribuição

Indicadores de viabilidade Margem de contribuição = Receita total – custos variáveis totais Índice da margem de contribuição= margem de contribuição receita total Exemplo: IMC = 100.000,00 – 70.000,00 = 0,30 100.000,00 PE = 19.500,00 = 65.000,00 0,30

Indicadores de viabilidade 2 – Lucratividade É um indicador que mede o lucro líquido em relação às vendas. É um dos principais indicadores econômicos, pois está relacionado à competitividade. Se sua empresa possui uma boa lucratividade, ela apresentará maior capacidade de competir, isso porque poderá investir mais em divulgação, na diversificação dos produtos e serviços, na aquisição de novos equipamentos, etc. Lucratividade = Lucro líquido x 100 Receita total Exemplo: Lucro/ano 8.000,00 x 100 = 8% Receita/ano 100.000,00

Indicadores de viabilidade 3 – Rentabilidade É um indicador de atratividade dos negócios, pois mede o retorno do capital investido aos sócios. É obtido sob a forma de percentual por unidade de tempo (mês ou ano). Rentabilidade = Lucro líquido x 100 Investimento total Exemplo: Lucro líquido/ano 8.000,00 x 100 = 25% Investimento total 32.000,00 ao ano Isso significa que, a cada ano, o empresário recupera 25% do valor investido através dos lucros obtidos no negócio.

Indicadores de viabilidade 4 – Prazo do retorno do investimento Assim como a rentabilidade, também é um indicador de atratividade. Indica o tempo necessário para que o empreendedor recupere o que investiu. PRI = Investimento total , usando o exemplo anterior, lucro líquido PRI = 32.000,00 = 4 anos 8.000,00

Demonstrativo de resultados Após reunir as informações e estimativas de faturamento e os custos totais é possível prever o resultado da empresa, verificando se ela vai operar com lucro ou prejuízo.

Análise SWOT (FOFA) FATORES INTERNOS FATORES EXTERNOS (controláveis) (incontroláveis) PONTOS FORTES OPORTUNIDADES PONTOS FRACOS AMEAÇAS