Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Independência do Brasil
Advertisements

BRASIL: PRIMEIRO REINADO
A independência das colônias espanholas Cap. 21. Antes da independência O iluminismo na América Criollos vs Metrópole.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
Absolutistas França Inglaterra. Absolutismo Francês GUERRAS DE RELIGIÃO atrasou o absolutismo. Início: massacre dos protestantes em Vassy (1º/03/1562.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
Século XIX: a independência das colônias latino americanas Faculdades Curitiba Curso de Relações Internacionais Professor Renato Carneiro.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
ESTADO-NAÇÃO E TERRITÓRIO Prof. Geová Ferreira. 1.Estados territoriais e Estados nacionais O A fronteira é o limite entre duas partes distintas, por exemplo,
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA REPÚBLICA OLIGÁRQUICA: café, indústria e movimento operário.
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
TERCEIRO ANO C.
O PRIMEIRO IMPÉRIO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN – CÂMPUS NATAL/CIDADE ALTA DIRETORIA DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS – DIEC HISTÓRIA.
FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL PFF Prof. Abimael Costa.
Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Frases e pensamentos de minha autoria. (Clique em cada dobra da página para folhear) “Disponha sempre a ser amigo de todos, mas, esteja ciente de que.
O Marechal Arthur Costa e Silva assumiu em 15 de março de 1967 e governou até 31 de agosto de 1969, quando foi afastado por motivos de saúde. Destaca-se.
História do Brasil – 5º ano
PROFESSOR RODRIGO SIMÃO
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
Livro de Daniel Capítulo 02
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Feito por:Pedro Henrique 5º ano B. A abdicação do imperador Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil havia saído da condição de colônia de Portugal.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
1 Previdência Social Audiência Pública sobre a PEC nº 556/2002 que dá nova redação ao artigo 54 do ato das disposições constitucionais transitórias da.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
TRANSFERÊNCIA DE PESSOAS CONDENADAS 30 de outubro Audiência Pública – Câmara dos Deputados Comissão de Direitos Humanos e Minorias Brasília 2007.
Primeira Guerra Mundial
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Conflito Étnico: Ulster Matéria : Geografia Professor :Fábio Alunos : Caio Henrique de Souza Santos, nº2 Diego Ramos Martines, nº5 Klaus de Paula Schneesche,
Farroupilha Roberto filho.
Quadro de Portinari que representa a chegada da família real ao Brasil.
Filosofia/sociologia.  Como definir?  Para começar a pensar...  2/14/a-familia-e-a-base-da-sociedade/
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
As origens da bandeira do Brasil
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
ORAÇÕES REDUZIDAS Oração cujo verbo aparece em uma das FORMAS NOMINAIS: INFINITIVO (Ex.: “ser”) GERÚNDIO (Ex.: “sendo”) PARTICÍPIO (Ex.: “sido”)
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
BAIXA IDADE MÉDIA Características desse período: Fim da autonomia dos sr feudal (poder local) Fim do poder universal da Igreja ( hegemonia) ***************************************
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
1 FAMÍLIA HISTÓRICO.. 2 A CONFIGURAÇÃO DE FAMÍLIA NO SEU SURGIMENTO ESTÁ ATRELADA AO CASAMENTO MONOGÂMICO, HETEROSSEXUAL, AO MODELO PATRIARCAL E A PROPRIEDADE.
Segunda Guerra Mundial
Geografia geral >> O Talibã
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO

INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
O SENTIDO HISTÓRICO DO CONCEITO DE POLÍTICA. POLIS Polis, era na Grécia, a cidade onde viviam os cidadãos ( politikos) livres, com dois direitos: isonomia.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Os grandes ciclos migratórios
O Processo de independência do Brasil
A divisão da história geral
Transcrição da apresentação:

Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B Trabalho de história

O início do período monárquico O Brasil é o único país das Américas que teve um regime monárquico estável e reconhecido mundialmente. O período monárquico brasileiro, que durou de 1822, ano da independência do país, até 1889, quando foi proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil, marcou de forma indelével a história nacional.

O início do período monárquico Escolheu-se a denominação Império do Brasil para o novo país que nascia pelo fato de que o monarca reinava sob uma gama variada de súditos, considerando-se as grandes diferenças que caracterizavam e ainda caracterizam o país. Assim, o imperador tinha súditos brancos de origem européia, índios nativos estabelecidos nos confins da selva amazônica, africanos e descendentes de africanos livres ou escravos, imigrantes alemães, recém-chegados ao país, e assim por diante.

O início do período monárquico Este período de 1822 a 1889 pode ser dividido em três menores, sendo que o primeiro foi o reinado de D. Pedro I, o primeiro imperador, responsável pela independência brasileira, bem como pela primeira constituição, outorgada pelo mesmo em 1823. Nosso "defensor perpétuo" analisou o projeto de constituição elaborado pelo Assembléia, e não o aceitou, e em consequência mandou dissolver o colegiado e redigiu a seu próprio gosto uma carta magna para o país, que ficaria em vigor até a queda do regime monárquico.

Dom Pedro I governa o Brasil Dom Pedro I governou Brasil de 1822 a 1831,período conhecido como primeiro reinado.

Dom Pedro I governa o Brasil Para que o Brasil fosse um país realmente livre,a consolidação da independência em todo território e a elaboração de uma constituição eram essenciais.

Dom Pedro I governa o Brasil A consolidação da independência Em algumas províncias,os brasileiros tiveram de lutar contra tropas portuguesas.Essas tropas estavam no Brasil desde a vinda da Família Real e não aceitaram pacificamente a independência.

Dom Pedro I governa o Brasil Os principais confrontos ocorreram na Bahia,no Maranhão,no Grão-Pará e na cisplatina.

Dom Pedro I governa o Brasil A província Cisplatina,que antes pertencia à América espanhola,foi anexada ao Brasil em 1821.Após um longo conflito armado,em 1828 a região tornou-se um país independente,o Uruguai

OBRIGADO