SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Insucesso no controle quimico de doenças
Advertisements

Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA).
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Selo Verde
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
“A Certificação de Produtos”
RASTREABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE HORTÍCOLAS
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Organização política o segmento agropecuário
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Certificação na Hortofruticultura
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
FEDERACITE NIC – NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Luiz Carlos Bhering Nasser
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
ABNT Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
COMPLIANCE 30/03/2010.
Política Nacional do Meio Ambiente
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Qualidade e a ISO 9001.
REUNIÃO PLENÁRIA RBMLQ-I 1º CICLO 2011 NATAL/ RN Marcos Aurélio Lima de Oliveira Coordenador Geral de Acreditação O papel da Acreditação na Metrologia.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Conteúdo programático
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
MERCADO VERDE ONGS no mundo – 50 milhões de associados. Rotulagem industrial crescente – mecanismos de Avaliação do ciclo de Vida (ACV). Credibilidade.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
A EXPERIÊNCIA DA REDE ECOVIDA DE AGROECOLOGIA
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
CONTROLES INTERNOS Definição – Processo operado pelo Conselho de Administração e Outras Pessoas. Objetivos – Confiabilidade de Informações Financeiras.
Mecanismos de Garantia da Produção Orgânica no Brasil Miriam Ester Soares Bióloga MSc em Educação Coordenadora da Comissão da Produção Orgânica CPOrg/MG.
SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS.
OFICINA ISO – Diretrizes de Responsabilidade Social Realização : Fórum Governamental de Responsabilidade Social Brasília, 17 e 18 maio de 2012 (Interlegis)
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO PARA AS USINAS NO CENÁRIO MUNDIAL
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Contratações Públicas Sustentáveis (CPS). Custos de ciclo de vida  Os custos de ciclo de vida (CCV) são os custos que um produto causará à unidade contratante.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrantes: Silvia G da Conceição FEVEREIRO/2009 Processo de Regularização Ambiental.
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA - SAPI CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL – COPAM PAUTA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO AMBIENTAL DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL DATA: 27 DE MARÇO DE 2009 LOCAL: PLENÁRIO DA SEMAD BELO HORIZONTE/MG JOSE ROZALVO ANDRIGUETO COORDENADOR DE PRODUÇÃO INTEGRADA DA CADEIA AGRÍCOLA

Como chegamos até aqui? Sustentabilidade ambiental “medida” apenas pela avaliação de resíduos de agrotóxicos no produto? Maria Conceição Peres Young Pessoa Embrapa Meio Ambiente

Opções disponíveis estratégias alternativas Avaliação de risco pontos críticos Avaliação exposiçào TendênciasFuturas Prioridades Prioridades controle controle Boas Práticas Agrícolas Agrícolas MelhoriaContinuaRecomendações/tecnologiasCertificação qualidade qualidade Produtores #s Produtores #s Avaliação de Ciclo de Vida Conhecimento Estado atual perigos Maria Conceição Peres Young Pessoa Embrapa Meio Ambiente

6 Comissão Econômica Européia (Livro Branco sobre segurança dos alimentos)) Alimento Seguro - Garantir os mais elevados padrões de segurança dos alimentos na UE constitui uma das principais prioridades políticas da Comissão. Rastreabilidade -Uma política alimentar eficaz implica a rastreabilidade dos alimentos para consumo humano e dos alimentos para animais, bem como dos respectivos ingredientes. Sustentabilidade - Considerações ambientais, o bem-estar dos animais, a agricultura sustentável e as expectativas dos consumidores quanto à qualidade dos produtos, à informação correta e à definição das características essenciais dos produtos e dos métodos de processamento e de produção.

.

Sustentabilidade A IOBC - International Organization for Biological and Integrated Control of Noxious Animals and Plants – também identificada como International Organization for Biological Control - OILB, estabelece regulamentos para Sistema de Produção Integrada. A OILB é uma Organização científica, não governamental, sem fins lucrativos e organizados em uma Administração Global e seis Seções Regionais, além de nove Grupos de Trabalho.

Produção Integrada “A Produção Integrada é um sistema que emprega tecnologias que permitem a aplicação de Boas Práticas Agrícolas (BPA) e o controle efetivo de todo o processo produtivo, através de instrumentos adequados de monitoramento dos procedimentos e rastreabilidade em todas as etapas, desde a aquisição de insumos até a oferta do produto ao consumidor final. Tem como finalidade a obtenção de alimentos seguros (isentos de resíduos físicos, químicos e biológicos) e com alta qualidade, produzidos dentro dos princípios de responsabilidade social e de menor agressão ao meio ambiente. A Produção Integrada, desta forma, constitui-se numa evolução dos regulamentos públicos tradicionais em direção à normalização e certificação de processos produtivos” (Andrigueto, J.R. et al. 2006).

Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento Fonte: MAPA/SDC/DEPROS setembro 2006

Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento

Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento Fonte: MAPA/SDC/DEPROS setembro 2006

SINMETRO Normalização. SINMETRO Normalização. O.I.L.B. MAPA DGPIF. MAPA DGPIF. CADEIA PRODUTIVA SDC/DEPROS Coordenação do Sistema. Publicação das NTE. Cadastramento – CNPE. Apoio ao Sistema. Relatórios cadastrais. SDC/DEPROS Coordenação do Sistema. Publicação das NTE. Cadastramento – CNPE. Apoio ao Sistema. Relatórios cadastrais. COMISSÃO TÉCNICA - CTPIF Analisa e homologa NTE. Aprova/sugere reformulação e adequação NTE. Interação inter e intra instituições. Articula ações para execução do marco legal. COMISSÃO TÉCNICA - CTPIF Analisa e homologa NTE. Aprova/sugere reformulação e adequação NTE. Interação inter e intra instituições. Articula ações para execução do marco legal. (NTE) NÃO COMISSÃO TÉCNICA POR PRODUTO - CTP Propor Normas Técnicas Específicas NTE. COMISSÃO TÉCNICA POR PRODUTO - CTP Propor Normas Técnicas Específicas NTE. PRODUTOR EMPACOTADORA MERCADO INMETRO Cumprimento do Regulamento de Avaliação da Conformidade – RAC. Credencia/audita os OAC. Concede Selos de Conformidade. Concede/suspende autorizações. INMETRO Cumprimento do Regulamento de Avaliação da Conformidade – RAC. Credencia/audita os OAC. Concede Selos de Conformidade. Concede/suspende autorizações. ORGANISMO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE - OAC Auditoria Inicial. Contrato de Licenciamento. Auditoria de Acompanhamento. Atestado de Conformidade. Auditoria Inicial. Contrato de Licenciamento. Auditoria de Acompanhamento. Atestado de Conformidade. Concessão de Selos. Selo INMETRO/MAPA. ORGANISMO DE AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE - OAC Auditoria Inicial. Contrato de Licenciamento. Auditoria de Acompanhamento. Atestado de Conformidade. Auditoria Inicial. Contrato de Licenciamento. Auditoria de Acompanhamento. Atestado de Conformidade. Concessão de Selos. Selo INMETRO/MAPA. COMISSÃO TÉCNICA DO OAC Analisa/avalia. Aprova/reprova. Estabelece ações corretivas. COMISSÃO TÉCNICA DO OAC Analisa/avalia. Aprova/reprova. Estabelece ações corretivas. Cadastro/dados/concessão/suspensão NTE/RAC. Cadastro/Adesão SIM (NTE) Cadastro/dados Concede / suspende Modelo de Avaliação da Conformidade do SAPI Fonte: DEPROS/SDC/MAPA

Fonte: MAPA/SDC/DEPROS

Fonte: MAPA/EMBRAPA

CAMINHAR EM ZIGUE-ZAGUE PELO TALHÃO AMOSTRAR 20 PLANTAS POR TALHÃO Laércio Zambolim - UFV Fonte: MAPA/SDC/DEPROS

RACIONALIZAÇÃO DO USO DE AGROTÓXICOS NO SAPI % de redução de nº de aplicações (base 2007) PRODUTOMaçã UvaMamãoPêssego (PR) Pêssego (RS) INSETICIDA 70,089,050,075,034,0 FUNGICIDA 15,042,050,055,628,0 HERBICIDA 67,0100,078,060,050,0 ACARICIDA 67,0100,035,7100,087,5 Fonte: MAPA/SDC/DEPROS Resultados