Trabalhando com produção textual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Advertisements

GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Diferentes tipos de mídia e de texto IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Produção Cultural Seminário de orientação à prática profissional Professor:
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Objetivo Apresentar os resultados de Língua Portuguesa do 7º ano da Avaliação Externa, Promover – 2012, em Leitura e Produção de Texto, bem como sugerir.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Audiovisual – UEG 2013/1 Prof. Ms. Rodrigo Cássio Teorias da Comunicação.
KARWOSKI, Acir Mário; GAYDECZKA, Beatriz; BRITO, Karim Siebeneicher (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino. 4. ed. São Paulo: Parábola Editorial,
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Belchior José R. Araújo DissertaçãoArgumentação Dissertar é o mesmo que desenvolver, explorar ou explicar um assunto. Argumentar é a.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Metodologia e Divulgação do Artigo Científico2015 Seção de resultados em um artigo Seção de resultados em.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Especialização em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e de Lazer na Escola Metodologia de Pesquisa I Prof. Dr. Ayres Charles Produção Acadêmica:
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
PRÁTICA CIENTIFICA ANÁLISE DE ARTIGO CIENTÍFICO: “PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS P-MEDIANAS NA LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE 24 HORAS” Brasília,
Escola de Educação Básica Presidente Tancredo Neves. Diretora: Arelete Souza Müller 13° SDR/Ituporanga.
Introdução a Pesquisa Científica
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
I NGLÊS IV- MARKETING TURÍSTICO 2011/2012 Enquadramento : A UC de Inglês IV surge inserida no curso de Marketing Turístico com o intuito de desenvolver.
Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
O discurso dissertativo de caráter científico
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
PROCESSO DECISÓRIO E NEGOCIAÇÃO PROF. RUY ROBERTO RAMOS.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Coesão e coerência textuais Porto Editora. A palavra texto deriva do latim textu- (tecido). Um texto é, assim, um entrelaçamento, ou seja, um conjunto.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Coesão × Coerência Aula 02. O que é texto? O Entidade concreta realizada materialmente e corporificada em algum gênero textual. O Unidade de linguagem.
GÉNEROS TEXTUAIS Apreciação crítica. 1.Que características específicas apresenta a apreciação crítica? Uma apreciação crítica consiste na descrição sucinta.
Marco muitíssimo significativo a edição 2000 do JB News. São dois mil dias seguidos e ininterruptos que este periódico eletrônico está na web desde.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância Manuela.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Transcrição da apresentação:

Trabalhando com produção textual

Considerações sobre a noção de texto Duas considerações fundamentais sobre a natureza do texto: Primeira consideração: o texto não é um aglomerado de frases. Segunda consideração: todo texto contém um pronunciamento dentro de um debate de escala mais ampla.

Considerações sobre a noção de texto O que é um texto? Algo que é construído como uma tessitura. O que constitui um bom texto? Estabelecer relações entre as palavras. Como se chega a um bom texto? Chega-se a um bom texto a partir de um bom trabalho de leitura. Como avaliamos um texto como bom? A atividade de avaliar textos traz consigo um desafio: um bom texto que tenha conteúdo, o que quer dizer que a avaliação não deve ser um caça-erros (significa ir além dos erros), ir além da assepsia e higienização lingüística.

Texto: tipos e gêneros TEXTO → TIPOS: Narrativo Descritivo Dissertativo → GÊNEROS: Diferentes manifestações da linguagem. Todo texto se organiza dentro de um determinado gênero. As intenções comunicativas, como parte das condições de produção dos discursos, geram usos sociais que determinam os gêneros, os quais dão forma aos textos

Texto narrativo Estrutura do texto narrativo (início, problema, conseqüências, solução, final); elementos do texto narrativo (espaço, tempo, personagem, ação); seqüência lógica; diferentes gêneros narrativos (fábula, HQ, tiras, romances, filme, teatro, novelas, desenho, publicidades, poesia, histórias infantis, contos, charge, anúncios publicitários, músicas, etc.); características (linguagem, descrição, detalhes, uso da língua, etc.); discursos: direto e indireto.

Texto descritivo Muito provavelmente estará dentro do texto narrativo, uma vez que sozinho (descontextualizado) ele não existe; características; a descrição na narração.

Texto dissertativo Noção de texto (não um amontoado de frases soltas); estrutura (organização semântica/lexical e sintática do texto; tese (ponto de vista); argumentos (por quê?, como, onde, quando, de que forma, relação causa/efeito, o que o problema tratado gera, como o problema tratado tem início, explicações, discussão de pontos de vista diferentes, etc.); evidências (exemplos, dados, narrações pertinentes – a serviço da argumentação – estatísticas, percentuais, informações dos veículos de comunicação, etc.);

Texto dissertativo Estratégias argumentativas; funções da linguagem; figuras de linguagem; estilística; figuras de sintaxe; vícios da linguagem; relação linguagem falada e escrita; coesão; coerência; relações semânticas pertinentes; relações sintáticas pertinentes; relações lexicais relevantes; tópico/comentário; progressão textual; relação com o contexto; fatores pragmáticos; diferentes gêneros (redação de vestibular, editorial, texto de opinião de revista de circulação nacional, ensaios, artigos, crônicas, etc.).

Estrutura do texto dissertativo Introdução: apresentação da delimitação do tema. Sobre o que irei escrever. Desenvolvimento: desenvolvimento dos argumentos escolhidos pelo produtor do texto. Não apenas citá-los; qual é a estratégia escolhida por quem vai produzir o texto. Conclusão: fechamento das ideias.

Proposta de redação de vestibular Análise das propostas do último vestibular – UPF/ 2011 Delimitação do tema: sobre o que o aluno tem que escrever.