PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
ENSINO FUNDAMENTAL 1º AO 5ºANO Adaptação Margaret Coelho
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
2º encontro – Professores Maio de 2012
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Universidade Federal de Uberlândia
Perguntas de Modelação
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
CONSTRUINDO A AUTO-AVALIAÇÃO COM AS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
 Criança como ser político e social, sujeito de seu próprio desenvolvimento;  Autônoma (com capacidade e liberdade de tomar decisões);
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA IDADE CERTA (PAIC) EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Avaliação Mediadora

Questões iniciais É possível separar a minha prática pedagógica do fato de observar e avaliar? Como é possível observar e avaliar com tantas coisas para fazer em sala de aula?

A avaliação mediadora Mediação significa estado de alerta e ação permanente do professor com relação ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

A avaliação mediadora NÃO pode ser reduzida a uma função burocrática, punitiva, sentenciva e constatativa.

A avaliação mediadora Para a criança É possibilidade de desenvolvimento integral através da valorização de seu pensamento e ação.

A avaliação mediadora Para a professora É processo permanente de acompanhamento, observação, registro e reflexão acerca do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança;

Para a professora (cont.) A avaliação mediadora Para a professora (cont.) É reflexão permanente sobre sua própria prática e possibilidade de repensar e reformular seu fazer pedagógico

Para a professora (cont.) A avaliação mediadora Para a professora (cont.) É oportunidade de tomar consciência de onde partiu e do que construiu na sua trajetória em termos de processos didáticos.

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora Investigadora do mundo da criança, agindo como mediadora de suas conquistas, para apoiá-la, acompanhá-la e apresentar-lhe novos desafios;

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que dê oportunidade para que as crianças expressem suas ideias e sentimentos;

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que valorize as interações (entre crianças e entre professoras e crianças);

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que observe e investigue teoricamente as atividades desenvolvidas pelas crianças - o erro construtivo;

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que comente sobre as atividades desenvolvidas pelas crianças - valorizando as ideias e se importando com as dificuldades;

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que registre de forma sistemática os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança e de mediação de sua prática avaliativa;

A prática avaliativa mediadora Requer uma professora (cont.) Que transforme os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento das crianças em seu processo de construção de conhecimentos.

Pressupostos curriculares Princípios metodológicos da avaliação Quadro que representa a necessária integração entre pressupostos curriculares, concepção de criança e princípios metodológicos para avaliação em Educação infantil Pressupostos curriculares Concepção de infância Princípios metodológicos da avaliação Organização de atividades adequadas às possibilidades e interesses das crianças que oportunizem: conhecimento físico e lógico-matemático; conhecimento espaço-temporal; conhecimento social; desenvolvimento da linguagem e da representação gráfica, plástica, musical, etc.; desenvolvimento motor; aprendizagem de áreas temáticas (literatura, matemática, ciências, estudos sociais, música, etc.) Criança como ser político e social, sujeito do seu próprio desenvolvimento. Autônoma (com capacidade e liberdade para resolver seus conflitos e tomar decisões). Crítica e criativa (observadora, questionadora, curiosa e inventiva). Participativa (orientada no sentido da cooperação e reciprocidade). Anotações frequentes e significativas sobre as manifestações de cada criança, embasadoras do atendimento individual e da continuidade da ação educativa. Ação mediadora, acompanhando a dinâmica do seu processo de desenvolvimento. Diálogo freqüente e sistemático entre os educadores que lidam com a criança e os pais ou responsáveis. Sínteses organizadoras e reflexivas do trabalho docente através da elaboração de relatórios diários e relatórios semestrais. Análise do processo de desenvolvimento individual da criança através de relatórios das avaliações semestrais.