INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES

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Transcrição da apresentação:

INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES AS TENDÊNCIAS DO MUNDO ATUAL

Maior grupo brasileiro de capital fechado e familiar Maior grupo brasileiro de capital fechado e familiar. A Votorantim acaba de completar 90 anos e emprega 60 mil funcionários. “Estamos diante de uma crise grave com conseqüências imprevisíveis, mas crises vêm e vão”. “Até podemos reduzir o ritmo, mas não vamos mudar um centímetro de nossas metas”.

INVENTANDO E REINVENTANDO AS ORGANIZAÇÕES “ A atual crise financeira é, certamente, a mais séria pela qual já passamos, e ela difere das anteriores pela sua origem nos países desenvolvidos”.

A Produção de matérias-primas responde por 74% da receita líquida do grupo Votorantim. Metais e siderurgia R$10,3 bilhões Cimento R$5,5 bilhões Papel e celulose R$ 3,2 bilhões Agroindústria R1,5 bilhões Energia R$ 1,4 bilhões Química R$ 333 milhões

COMPETITIVIDADE É a característica ou capacidade de uma organização em lograr, cumprir a sua missão, com mais êxito que outras. É um item freqüentemente discutido nas conversas entre administradores. Significa a posição relativa de um concorrente diante dos outros concorrentes no mercado.

Globalização É um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que teriam sido impulsionados pelo barateamento dos meios de transportes e comunicação dos países do mundo. Globalização dos negócios traz novos desafios ao administrador devido a três fatores intimamente interligados: proximidade, localização e atitude. A Globalização da Competitividade é um conceito que se aplica a uma variedade de situações diferentes que sofreu alterações ao longo do tempo.

A globalização pede novas técnicas de gestão Administrar de maneira diferenciada. Adotar a política da Pirâmide Invertida. Adotar políticas de gestão humana. Capacitar pessoas. Pensar de maneira una e indivisível.

Estratégia e Vantagem Competitiva As cinco forças de Porter: Novas Entrantes Fornecedores Clientes / compradores Substitutos Competição na indústria, análise da intensidade da rivalidade.

Processo de mudança 1- Descongelamento do padrão atual 2- Mudança 3- Recongelamento

Transformação digital Um dos grandes desafios das organizações é revolucionar o relacionamento com clientes A tecnologia atua fortemente nas grandes empresas e em vários ramos. O avanço tecnológico e os seus recursos estão mais acessíveis , oferecendo vastas ferramentas de trabalho aos profissionais

Transformação digital São documentos prontos, desde uma simples planilha a controle de estoque, folha de ponto, criação de malas diretas, folders, cartazes etc. Organização do trabalho em equipe e aumento de produtividade Ganho em tempo, além de gerenciar os contatos da empresa com clientes e fornecedores

Mudanças tecnológicas A tecnologia está no centro da organização, juntamente com o ramo de sua atividade O uso da tecnologia, mesmo adaptada a cada tipo de processo, afeta a organização

Mudanças tecnológicas Louis E Davis, Pesquisador e escritor, aborda que diante da tecnologia basta dirigir o fluxo de trabalho, encaixando pessoas onde for necessário Cada organização determina o tipo de pessoas necessário para o trabalho. A tecnologia provoca interação humana nas organizações

Mudanças tecnológicas O Administrador tem que encarar problemas distintos Exigir uma comunicação freqüente entre pessoas e exigindo que as informações sejam passadas corretamente para a tomada de decisões, principalmente nos níveis mais baixos das organizações. O administrador tem que descobrir meios para planejar, organizar, liderar através da eficiência e da economia para garantir o sucesso da produção em larga escala através da tecnologia

Mudanças tecnológicas Segundo pesquisas feitas entre empresas americanas e britânicas, de manufatura e de serviços: As empresas americanas tendem a ter mais pessoas supervisionando do que as britânicas

As setes fontes inovadoras de Peter Drucker O inesperado A incongruência Necessidades do processo Mudanças na estrutura da indústria Mudanças demográficas Mudanças na percepção Conhecimento novo

Ser verde é um bom negócio Hoje várias empresas estão apresentando iniciativas para tentar reduzir o impacto ambiental daquilo que produzem Nesse grupo, estão empresas de vários segmentos de diferentes setores

Ser verde é um bom negócio Essas empresas estão adotando tecnologias limpas e programas de reciclagem de resíduos Usando política de preservação do verde e contra o aquecimento global

Ser verde é um bom negócio No Brasil existem os mais diferentes empreendimentos ambientalmente corretos que revelam a criatividade dos empresários Que vão desde a produtores de móveis de madeira certificada a fabricantes de artigos de decoração feitos com material reciclado

Ser verde é um bom negócio Adotar essas práticas é uma prova de inteligência dessas empresas e também uma questão sobre vivência para seus negócios E empresários mostram que o uso racional dos recursos naturais reduzem custos e melhoram os lucros. É possível com criatividade transformar lixo em arte, em peças de decorações e presentes

Ser verde é um bom negocio Assim o que era lixo para uns, para outros é matéria-prima preciosa.

Conclusão A empresa que se informa de maneira eficiente e usa essa informação para inovar ou até mesmo inventar seus processos organizacionais, tecnológicos, recursos humanos, de produção, etc, estariam capacitadas a competir em um “circulo” altamente competitivo, que se evolui tão rapidamente como um “piscar de olhos”.