COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Advertisements

Comportamento Organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Gestão Estratégica de Pessoas
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
Comportamento Organizacional
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Motivação da força de vendas ● Motivação ● busca consciente ou inconsciente para atender a uma necessidade fisiológica ou psicológica. Todo comportamento.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
Estrutura Organizacional
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Aplicando Pessoas Prof. Adm. Leandro Somma.
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Introdução à Administração
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
O PRAZER EM ATENDER AO CLIENTE
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Fundamentos do Comportamento Organizacional I AULA : capítulo 10: Liderança e confiança LIDERANÇA E CONFIANÇA CAPÍTULO 10.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES Stefania Lins Giannoni.
Fundamentos da Administração
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Comportamento Organizacional
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Fundamentos da Administração
Ensino tradicional.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Abordagem Prática para Administrar as Mudanças
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
Oficina Reações Químicas
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
CULTURA ORGANIZACIONAL Prof ª Ms. Hely A Zavattaro.
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz “A vida é um palco de teatro, nós somos personagens, porém personagens com voz de ação que podem e devem escolher o seu próprio papel.” (William Shakespeare)

Conteúdo Comportamento Organizacional Percepção Comunicação Relacionamento Interpessoal Cultura Organizacional e Mudança Motivação Grupos e Equipes Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho

1. Comportamento Organizacional O que é comportamento organizacional Comportamento micro, meso e macroorganizacional

2. Percepção Definição Fatores que interferem na percepção Sentido prático da percepção nas organizações A importância da percepção na tomada de decisão A Auto percepção e heteropercepção

3. Comunicação O processo de Comunicação Comunicação e tecnologia da informação Comunicação não-verbal Canais organizacionais de comunicação Barreiras no processo de comunicação

4. Relacionamento Interpessoal Fatores impeditivos e facilitadores Assertividade e feedback Construindo relações interpessoais saudáveis

5. Cultura Organizacional e Mudança Gerenciamento de mudança Resistência à mudança Desenvolvimento organizacional como estratégia de mudança Gerenciamento da própria mudança

6. Motivação Conceitos básicos de motivação Motivação intrínseca x Motivação extrínseca Principais teorias motivacionais – Maslow, MCcClelland, Hertzberg, Teoria do estabelecimento de metas, teoria da expectação e teoria de qualidade

7. Grupos e Equipes Definições Tipos de grupos equipes Formação de grupos Estágios de desenvolvimento dos grupos Construção do trabalho em equipe Vantagens e desvantagens do trabalho em equipe

8. Conflitos, Estresse e Bem-estar no ambiente de trabalho O conflito nas organizações Conflitos funcionais e disfuncionais Estresse no trabalho. Caracterização dos agentes estressores no trabalho O bem-estar nas organizações

Bibliografia ROBBINS, Allan R. FINK, Stephen L. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 7. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004 SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional. O impacto das emoções. São Paulo: Yhomson,2002

Atividades durante o Semestre Atividades em sala (dinâmicas, vivências e jogos) Trabalho em equipe (seminário) e individual Avaliação bimestral

COMPORTAMENTO Procedimento Conduta Comportar: dar condições para possibilitar Proceder socialmente Portar-se bem Conter ou Poder – Conter em si

HUMANO Próprio Homem Mostra piedade, indulgência (disposição desculpar-se, reconhecer seus erros; serenidade) e compreensão Ausência de rigor Desalmado (maus sentimentos, cruel; bondoso)

Comportamento das Pessoas apresenta as seguintes características: O Homem é Pró-Ativo – Necessidades, objetivos e aspirações. O Homem é SOCIAL – Conduz o envolvimento com outras pessoas para obter mais informações de si mesmo. Relações sociais – idéias, concepções e autocompreensão. Determinação e AUTOCONCEITO

Continua as características... O Homem possui necessidades diferentes – comportamento das pessoas é influenciado por grande número de necessidades O Homem percebe e avalia – a pessoa percebe, avalia e redefine estímulos que recebe do ambiente.

Continua... O Homem pensa e escolhe – PROPOSITAL. Desenvolve e executa para lidar com os estímulos para atingir os objetivos pessoais. O Homem possui limitada capacidade de resposta – A capacidade de resposta é função de aptidões (características inatas) e da aprendizagem (características adquiridas) – LIMITADA – de acordo com o que pretende ou ambiciona.

Proposta de Atividade Organização – em duplas Atividade para ser entregue Objetivo: Trabalhar as expectativas e desenvolver o AUTOCONHECIMENTO e AUTOCONCEITO

Tarefa... Responder de forma espontânea e sincera as seguintes perguntas: 1. O que queremos obter neste semestre... 2. Qual e como será nossa contribuição... 3. Esperamos que NÃO aconteça... 4. Esperamos que aconteça... 5. O que meu trabalho-família-amigos...esperam da nossa Formação Acadêmica... 6.Algo que queremos saber ao final... 7.Algo novo que esperamos sair daqui praticando (habilidades).

Objetivos do Comportamento Organizacional Ajudar os administradores explicar, prever e controlar o comportamento humano As características desses objetivos: Explicação Previsão Controle

Perspectiva do Ponto de Vista da Gestão Aumentar a qualidade e a produtividade *Gestão de qualidade: Foco intenso sobre o cliente 2. Melhoria de tudo que a organização faz 3.Preocupação com a melhoria constante 4. Mensurações acuradas 5. Autonomia dos funcionários

Continua... Melhorando as habilidades humanas Fortalecendo Pessoas Estimulando a inovação e a mudança Lidando com a “temporariedade” Ajudando os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional.

Continua... Declínio da lealdade dos funcionários Melhorando o comportamento ÉTICO. Desafio: Valores e PERSONALIDADE

Níveis do Comportamento Organizacional 1. Nível individual 2. Nível do grupo 3. Nível do sistema organizacional

PERCEPÇÃO Processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao ambiente em que vivem.

Curiosidade... As pesquisas sobre percepção demonstram que as pessoas diferentes podem perceber uma mesma coisa de maneira diferentes. O fato é que nenhum de nós enxerga a REALIDADE. O que fazemos é interpretar o que vemos e chamar isso de REALIDADE.

Implicações aos Administradores Conhecer o funcionário: Valores 2. Atitudes 3. Percepção 4. Aprendizagem

Personalidade A personalidade exerce influência “marcante” sobre o comportamento no trabalho. Traços de personalidade, exemplos: calma, passivo, agitado, ambicioso, leal, agressivo ou sociável. Usamos esses termos para definir as pessoas.

Atributos fundamentais da Personalidade Centro do Controle – as pessoas que acreditam controlar o próprio destino é interno ou crêem que a vida é controlada por fatores alheios à sua vontade é externo. As pessoas “externas” mostram-se mais alienadas, insatisfeitas com as suas tarefas e menos envolvidas com o trabalho.