Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice.

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Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 1 PROCESSOS DECISÓRIOS Profa. Josy Júdice

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 2 Tipos de decisões gerenciais. As decisões dentro da organização podem, entre outras formas, ser classificadas quanto à atividade administrativa a que elas pertencem, segundo três níveis

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 3 nível operacional - é um processo pelo qual se assegura que as atividades operacionais serão bem desenvolvidas; o controle operacional utiliza procedimentos e regras preestabelecidas de decisões

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 4 nível tático - englobando a aquisição genérica de recursos e as táticas para a aquisição, localização de projetos e novos produtos; as decisões no nível tático são normalmente relacionadas com o controle administrativo e são utilizadas para decidir sobre as operações de controle, formular novas regras de decisão

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 5 nível estratégico - englobando a definição. de objetivos, políticas e critérios gerais para planejar o curso da organização; o propósito das decisões no nível estratégico é desenvolver estratégias para que a organização seja capaz de atingir seus macro objetivos

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 6 Previsibilidade da ocorrência da decisão. Outro ponto importante na tomada de decisão refere-se à previsibilidade da necessidade de se tomar a decisão. Algumas decisões são repetitivas, acontecendo, inclusive, em um determinado ciclo de tempo. Outras acontecem inesperadamente.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 7 Decisão estruturadas e não-estruturadas As decisões programáveis (também denominadas de estruturadas) se aplicam mediante um conjunto de regras e procedimentos pré-estabelecidos. Elas são tomadas em um ambiente de certeza ou de baixa incerteza em razão de quase todas as variáveis já serem conhecidas de antemão. Este tipo de decisão pode ser facilmente delegado

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 8 Decisões não-programáveis Dificilmente todas as variáveis estão disponíveis ou existe muita dificuldade para que sejam reunidas e organizadas em tempo hábil, com a finalidade de se montar um modelo.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 9 Previsibilidade das alternativas Outro fator importante a ser considerado. no momento da tomada de decisão diz respeito ao conhecimento prévio dos possíveis resultados, ou seja, a previsibilidade das alternativas disponíveis em determinada situação dentro da organização.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 10 Decisões gerenciais subordinadas à estratégia competitiva Decisões estratégicas Para Zaccarelli - “uma organização obtém sucesso quando atinge metas mínimas — metas que atendem às menores exigências das diversas partes interessadas: clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, parceiros, governos, sindicatos, comunidade, meio ambiente, etc.”

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 11 Determinantes do sucesso Para uma organização obter sucesso, isto é, para ela atingir a realização das metas mínimas, entende-se que ela deve possuir alguns requisitos — aos quais Zaccarelli dá o nome de “determinantes do sucesso”: a) estar em um bom negócio; b) ter uma melhor estratégia; c) ter maior funcionalidade interna

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 12 Determinantes do sucesso de uma organização Estratégia, isoladamente, raramente faz milagres do tipo David matou Golias”. (p.25) São, pois, fatores de sucesso, isto é, determinantes do sucesso de uma organização: 1.Política do negócio; 2.Estratégia de posição 3.Estratégia competitiva; 4.Administração da invenção; e 5.Funcionalidade interna.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 13 Conceito de estratégia um guia para pensar nas decisões sobre ações interativas com reações não previsíveis. a formulação de caminhos para a busca de vantagens competitivas que aumentem a competitividade da empresa junto aos consumidores, e de diferenciais mercadológicos que melhorem o posicionamento da empresa frente aos concorrentes.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 14 Conceito de estratégia Zaccarelli apontou diferentes tipos de estratégia envolvendo diferentes tipos de estrategistas: estratégia competitiva, estratégia corporativa e estratégia de posicionamento na cadeia de valor.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 15 Conceito de vantagem competitiva é qualquer característica do produto ou serviço da empresa que os clientes reconhecem como um diferenciador positivo em relação a outras empresas e, por isso, são atraídos para comprar da empresa”. Foram grifadas três palavras para destacá-las pela sua importância.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 16 Vantagem competitiva como variável norteadora de decisão estratégica Uma vantagem competitiva firme e duradoura é suficiente para garantir o sucesso da empresa

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 17 Onde reside a vantagem competitiva O locus da vantagem competitiva, portanto, está no produto ou no serviço. Quando um produto ou um serviço é escolhido por um cliente, significa que tal produto ou serviço venceu (em preferência) os concorrentes. Ter vantagem competitiva sobre os concorrentes significa, para um dado tipo de produto ou serviço, vender mais do que os concorrentes.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 18 Critérios de escolha Preço (menor preço ou facilidades de pagamento); Qualidade do produto ou do serviço (em termos de aparência, funções, facilidade de uso, funções a cumprir, desempenho, qualidade dos materiais, qualidade do acabamento, assistência, garantia); Atendimento (meios de acesso, localização, pontos de distribuição, rede de distribuição, horário de atendimento, recepção, contato e comunicação); Prazo (de entrega, de cotação); e Imagem/ Status (do produto, do serviço, da empresa).

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 19 Critério para decidir Por isso, qualquer gestor ao tomar uma decisão dentro empresa, qualquer que seja o nível, deverá indagar inicialmente: O resultado desta decisão impacta de alguma forma a vantagem competitiva da empresa?

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 20 Centralização versus descentralização Fatores impactantes nas decisões a estratégia de negócios é hoje um dos três fatores que determinam a direção da organização e cuja importância é mais ampla que aquela da estratégia isoladamente. Em termos específicos, os executivos devem pensar separadamente e depois colocar lado a lado a estratégia de negócios da empresa, sua estrutura organizacional e o comportamento dos seus funcionários (inclusive o deles próprios

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 21 Crescimento e descentralização À medida que a organização cresce, tornasse difícil para a alta administração manter o mesmo nível de centralização da decisão.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 22 Estrutura centralizada. A descentralização não pode ser absoluta nem a estratégia empresarial opressiva, mas a organização precisa desenvolver uma estratégia coletiva, o que exige do corpo gerencial postura mais cooperativa e menos competitiva em relação aos seus pares

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 23 Tipos de descentralização. Pode ser de autoridade, de atividade ou funcional

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 24 Empowerment Significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação nos trabalhadores proporcionada por uma maior liberdade de iniciativa, com naturais benefícios para a organização como um todo.

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 25 Dez princípios do empowerment 1.dizer às pessoas quais são suas responsabilidades; 2. dar-lhes autoridade correspondente às suas responsabilidades; 3. estabelecer padrões de excelência; 4. oferecer-lhes o treinamento necessário à satisfação dos padrões; 5. fornecer-lhes conhecimento e informação;

Processos Decisórios– apostila 2 – 1º. Bimestre, 2011 Profa. Josy Júdice 26 Dez princípios do empowerment 6. dar-lhes feedback sobre seu desempenho; 7. reconhecer as pessoas pelas suas realizações; 8. confiar nelas; 9. dar-lhes permissão para errar; e 10.tratar as pessoas com dignidade e respeito.