46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
C AMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: Casa Comum, nossa responsabilidade LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que.
Advertisements

EVOLUÇÃO DA COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE. CONTEXTUALIZAÇÃO 2015.
VIGILÂNCIA EM ÁGUAS DE CONSUMO HUMANO NOS MUNICÍPIOS GOIANOS COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Kalanity de Souza Alves SUVISA - GO.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Curso Contabilidade Social – Feijó, Ramos et al., Ed. Campus, 2003 O MODELO DE INSUMO-PRODUTO Matriz de Leontief: matriz de coeficientes técnicos diretos.
twitter.com/funasa Jaraguá do Sul, 18 de maio de 2016 Tema 6 Passo a passo para acesso a recursos do.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PROGRAMA DE FOMENTO À EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E OPERACIONAL DA ARES-PCJ XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 16 a 19 de maio de 2016 – Jaraguá.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
Incentivos para sustentabilidade: programas Finep Felipe Arias Fogliano de Souza Cunha (Área de Tecnologia para o Desenvolvimento Social)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
AVALIAÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES NOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS À ARES PCJ 9° CONGRESSO BRASILEIRO.
Edson Aparecido da Silva Sociólogo Coordenador da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental Assessor de Saneamento da Federação Nacional dos Urbanitários.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
Movimento Sindical Brasileiro na construção da Agenda do Trabalho Decente Gleides Sodré – secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
IMPACTO DA ATIVIDADE FISCALIZATÓRIA SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE NA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE DRENAGEM URBANA NO DISTRITO FEDERAL Autoras: Carolinne.
 O que é um plano de ação?  Como selecionar problemas para o plano?  Quais as principais causas geradoras do problema?  Qual a situação futura que.
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN O Sistema de Informações de Agravos de Notificação - SINAN foi idealizado para racionalizar o.
Cidades Sustentáveis Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial conceito,
Alisson Rodrigues Castro Humberto Carlos Ruggeri Jr.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
1. GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA SAÚDE SUPERINTENDENICA DE PLANEJAMENTO DO SUS 2 O AGIR COMPARTILHADO NA OPERACIONALIZAÇÃO DA REDE: FOCO.
UTILIZAÇÃO DE REDUTORES DE VAZÃO NA DIMUNUIÇÃO DO TEMPO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS SUJEITAS AO RACIONAMENTO DE CONSUMO Luiz Eduardo Mendes Marcio Henrique.
XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Gisele Guimarães Maciel Marília de Oliveira Rossetti Natália Diniz Micheloni Natalia Grandi Lagazzi.
45ª ASSEMBLEIA DA ASSEMAE RISCOS DA PRIVATIZAÇÃO DO SETOR DE SANEAMENTO BÁSICO POÇOS DE CALDAS – MG – BRASIL 27/05/2015.
Correção das Estatísticas Vitais: Busca ativa de óbitos e nascimentos no Nordeste e Amazônia Legal, 2008 Célia Landmann Szwarcwald Brasília, 30 de outubro.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
PANORAMA DOS PLANOS DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Equipe Técnica: Berenice de Souza Cordeiro Engenheira sanitarista e doutora em Planejamento Urbano e.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
Avaliação da qualidade de medicamentos antihipertensivos distribuídos pela Prefeitura Municipal de Tubarão, Ciências Farmacêuticas BIANCHIN, M. D.; KÜlkAMP,
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
Mirta Schlindwein Lucas Leia Ines Kroth Bohnen OS DESAFIOS DE MONITORAR A QUALIDADE DA ÁGUA NOS SAC DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON.
COAP INFORMAÇÃO EM SAÚDE INDICADORES INDICADORES Florianópolis, Julho 2013 Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento SECRETARIA.
Prof. Alan Carter Kullack Disciplina: GRN Turma: 1º Período CURITIBA 2014 FONTE DA VIDA !
C RIAÇÃO, I NCORPORAÇÃO, F USÃO E D ESMEMBRAMENTO DE M UNICÍPIOS: Alguns aportes técnicos para o debate.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Indicadores de Saúde Conceito
FACULDADE de MEDICINA ITAJUBÁ M.G Organização e Administração de Serviços de Saúde O. A. S. S Luiz Marcos Ribeiro.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
POPULAÇÃO MUNDIAL E SEU CRESCIMENTO. Em maio de 2006 a população mundial era de 6,800,000,000. Dados do IBGE.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Transcrição da apresentação:

46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE

 Objetivos  Analisar a influência da cobertura do abastecimento de água e da coleta e afastamento de esgoto, nas condições de saúde da população do sudeste brasileiro; e  Avaliar o impacto produzido pela ampliação da cobertura de água e esgoto no índice de mortalidade infantil e no coeficiente específico de mortalidade por doenças infecciosas intestinais na faixa etária de 0 a 4 anos.  Contribuir para a tomada de decisões na área de estudo. SAÚDE E SANEAMENTO

Fonte: População estudada: Região Sudeste e Brasil

 Lei Federal 8.080/ Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, e dá outras providências.  Art. 3º. - A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. SAÚDE E SANEAMENTO

 Principais ações de saneamento, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde:  Abastecimento público de água;  Esgotamento Sanitário; e  Melhorias Sanitárias Domiciliares. SAÚDE E SANEAMENTO

Rio Jucu – na região de Goiabeiras Fonte: www.citybrazil.com.br Rio Jucu – 2010 Fonte: ESPÍRITO SANTO

SAÚDE E SANEAMENTO Lagoa da Pampulha Fonte: akibh.com.br Lagoa da Pampulha Fonte: gerais/noticia/2016/02/poluicao-da-lagoa-da- pampulha-em-bh-preocupa-unesco-que-avalia- titulo.html http://g1.globo.com/minas- gerais/noticia/2016/02/poluicao-da-lagoa-da- pampulha-em-bh-preocupa-unesco-que-avalia- titulo.html MINAS GERAIS

SAÚDE E SANEAMENTO Baia de Guanabara Fonte: esporte.uol.com.br Baia de Guanabara Fonte: noticias.uol.com.br RIO DE JANEIRO

SAÚDE E SANEAMENTO Rio Tietê Fonte: ultimosegundo.ig.com.br SÃO PAULO Rio Tietê Fonte: paulo/sorocaba- jundiai/noticia/2013/05/imagens-mostram- espuma-formada-pela-poluicao-no-rio- tiete.html http://g1.globo.com/sao- paulo/sorocaba- jundiai/noticia/2013/05/imagens-mostram- espuma-formada-pela-poluicao-no-rio- tiete.html

 Interface saúde e saneamento.  Saneamento Básico como ação de prevenção de doenças. SAÚDE E SANEAMENTO Fonte: www.sabesp.com.br

 Abastecimento público de água  Esgotamento sanitário  Coleta e afastamento  Tratamento SAÚDE E SANEAMENTO

 índice de mortalidade Infantil  óbitos menores de 1 ano / 1000 nascidos vivos, em determinado local e período.  Aceitável pela OMS – 10/1000 NV  Coeficiente Específico de mortalidade por doenças infecciosas intestinais, na faixa etária de 0 a 4 anos:  Número de óbitos pela causa específica, expresso por 100 mil habitantes, ocorridos em determinado local e período.  Foi utilizado o coeficiente específico de mortalidade por doenças infecciosas intestinais na faixa etária de 0 a 4 anos. SAÚDE E SANEAMENTO

 Coleta de dados:  SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamemnto –  DATASUS – Departamento de Informática do SUS –  IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – MATERIAIS E MÉTODOS

 Elaboração de gráficos  Por Estado da região Sudeste  Analisando IMI / Água / Esgoto  Analisando coeficiente específico/Água/Esgoto  Brasil  Analisando IMI / Água / Esgoto  Analisando coeficiente específico/Água/Esgoto MATERIAIS E MÉTODOS

SAÚDE E SANEAMENTO ESPÍRITO SANTO176,00256,00260,00313,00285,00312,00 MINAS GERAIS654,00858,00775,00721,00829,00931,00 RIO DE JANEIRO184,00325,00332,00428,00460,00400,00 SÃO PAULO1.811, , , , , ,00 BRASIL4.843, , , , , ,00 INVESTIMENTO EM ÁGUA E ESGOTO POR ANO À 2013 (MMR$/ano) Fonte: www.snis.gov.br

REDUÇÃO IMI – 24%

REDUÇÃO COEF. ESP. – 40%

REDUÇÃO IMI – 17%

REDUÇÃO COEF. ESP. – 47%

REDUÇÃO IMI – 9%

REDUÇÃO COEF. ESP. – 28%

REDUÇÃO IMI – 8%

AUMENTO COEF. ESP. – 4%

REDUÇÃO IMI – 21%

REDUÇÃO COEF. ESP. – 48%

RESULTADOS  Região Sudeste e no Brasil:  Cobertura saneamento  Água  Esgoto  índice de mortalidade infantil  Coeficiente específico de mortalidade  Variações  Inconsistências nas informações de saneamento  Subnotificações dos dados de saúde  Períodos de chuva ou seca, influenciando a proliferação de vetores de doenças v.h.  Aperfeiçoamento dos sistemas de informações

CONCLUSÃO Ampliação da cobertura influência na redução da IMI e do coeficiente específico de mortalidade por doenças infecciosas intestinais (CID10). O saneamento como componente dos princípios integrantes do estado de saúde satisfatório ou adequado tem sido acompanhado de ações de melhorias nas condições de habitação, de educação, e outras que, juntamente com as ações de saneamento, possibilitam melhores condições de saúde à população.

CONCLUSÃO Saneamento contribui para melhores condições ambientais melhora a qualidade de vida percepção de cidadania. Os investimentos em saneamento contribui para a redução dos gastos públicos e particulares em medicina curativa. Segundo a OMS essa relação é de 1 x 4.

46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul/SC 18/05/2016  Magda Eloisa Rafaldini  Eng a. Ambiental e Sanitarista  Contato: