Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOTIVACAO NO TRABALHO.
Advertisements

Abraham Maslow e Sua Teoria da Motivação
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
Gestão de Pessoas I Unidade II – O Papel do Agente de Mudança Prof.ª Adriana Bortolon Carvalho Cardoso
MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar Psicóloga Camilla Lima – CRP 17/1535.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
NORMAS ABNT PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
Desenho teórico da pesquisa
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Felipe Moreira. contexto MÉTODO DE CONVENCER OS OUTROS A FAZEREM O QUE FOI PLANEJADO. “CONSEGUIR QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE É NECESSARIO EM VEZ DE VOCÊ”.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
Para entender o que é política pública Produção cultural
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Participação: do que estamos falando? Maria Cristina Martins Kamers Conselho Estadual de Educação – CEE/SC.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Teoria das organizações -Profº Maximiano Pôrto
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Analfabetismo e subescolarização: Ainda um desafio Rose Neubauer da Silva Yara Lúcia Esposito.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
1 VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE MOTIVAÇÃO Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades(1954)  Esta teoria estuda a motivação através das necessidades.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
classificação dos seres vivos
Psicologia aplicada ao trabalho
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
METODOLOGIA DA PESQUISA COMO CONSTRUIR UMA BOA REVISÃO DE LITERATURA
Fundamentos da Administração
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Comportamento Organizacional
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Atividade Interdisciplinar I
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Aline Soares Gomes da Costa Kerolyn Dias Dornellas Luzia Nunes dos Santos ASSÉDIO MORAL DO TRABALHO Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC Administração.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC O MASLOW DESCONHECIDO: UMA REVISÃO DE SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS SOBRE MOTIVAÇÃO Danúbia Pessoa Administração de Empresas

Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC INTRODUÇÃO Um dos autores mais citados e criticados por estudiosos do comportamento organizacional , é o norte americano Abraham Maslow, psicólogo formado na Universidade de Wisconsin, tinha por diretriz de trabalho uma tentativa de síntese das ênfases dinâmica, holística e cultural. Administração de Empresas

A VISÃO DE CIÊNCIA E DE HOMEM, SEGUNDO MASLOW Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC A VISÃO DE CIÊNCIA E DE HOMEM, SEGUNDO MASLOW Maslow criticou a análise do homem quando se acha reduzida a apenas uma de suas dimensões, como organismo, o inconsciente, o comportamento ou os papéis sociais. Administração de Empresas

O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Atividade Interdisciplinar - FUNCEC O CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Para Maslow o individuo é integrado e organizado. Por conseguencia, não se pode falar da motivação de um órgão, mas apenas da motivação da pessoa como um todo. “O homem é um animal desejante e raramente atinge um estado de completa satisfação exceto por um curto período de tempo [...]” (MASLOW, 1954, p.69) Administração de Empresas

CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Maslow classificou as necessidades a partir de sua finalidade. As necessidades foram classificadas das seguintes formas: Necessidades fisiológicas; Necessidades de segurança; Necessidade de pertença e amor; Necessidade de estima; Administração de Empresas

CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC CLASSIFICAÇÃO DOS MOTIVOS Necessidades de autorrealização ou autoatualização; Desejos de saber e de entender; Necessidades estéticas. Administração de Empresas

A PROPOSIÇÃO DE HIERARQUIA DA PREPONDERÊNCIA DAS NECESSIDADES Atividade Interdisciplinar - FUNCEC A PROPOSIÇÃO DE HIERARQUIA DA PREPONDERÊNCIA DAS NECESSIDADES A hierarquia das necessidades surge como conceito à medida que Maslow classifica suas categorias como superiores e inferiores. “Isto é o que eu quero dizer quando afirmo que as necessidades humanas básicas estão organizadas em uma hierarquia de relativa preponderância” (MOSLOW, 1954, p.83) Administração de Empresas

O DUPLO MECANISMO DAS MOTIVAÇÕES Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC O DUPLO MECANISMO DAS MOTIVAÇÕES A contribuição aos estudos feitos até o momento reside na distinção entre a chamada motivação baseada em deficiência e a motivação para o crescimento. Administração de Empresas

VALORES S E METANECESSIDADES Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC VALORES S E METANECESSIDADES O conceito de metanecessidade tem por base a ideia de que as pessoas vivem em condição de gratificação de suas necessidades básicas têm em vista uma preocupação com o que Maslow denomina de Valores de S. Administração de Empresas

Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC MOTIVAÇÃO E TRABALHO Maslow emprega o conceito de metanecessidades para refletir sobre a vida das pessoas nas organizações e propõe que se atente às queixas que as pessoas fazem. Segundo ele, elas seriam um espécie de bom indicador do nível do nível de gratificação de necessidades. Administração de Empresas

UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS Atividade Interdisciplinar - FUNCEC UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS A motivação é explicada a partis das necessidades básicas; A satisfação plena, se existir, é temporária. As pessoas estão sempre desejando novas coisas e estabelecendo novas metas; A motivação, sozinha, não explica totalmente o comportamento humano, que é influenciado pelo organismo e pelo ambiente cultural e situacional; Administração de Empresas

UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC UMA SÍNTESE DAS IDEIAS EXPOSTAS Deve-se identificar e evitar situações no trabalho que denigram a dignidade da trabalhador Há empregados que não desejam autorrealizar-se no trabalho; A queixa é um indicador dos graus de gratificação e satisfação do empregado; Não há gestão capaz de eliminar as queixas, porque não se consegue satisfação plena. Administração de Empresas

REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW O conceito de necessidade desenvolvido por Maslow possivelmente levou alguns autores a afirmarem que a motivação é interna [...]. Se não existe preponderância de necessidades, não cabe, portanto, cunhar uma imagem piramidal que alguns autores insistem em utilizar [..] [..]transformar o lugar de trabalho na instância, por excelência, de gratificação dessas necessidades ou no espaço privilegiado de realização das pessoas. Administração de Empresas

REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFLEXÔES CRÍTICAS SOBRE A TEORIA DE MOTIVAÇÃO DE MASLOW Isso demanda que os gestores escutem e compreendam as pessoas com quem trabalham, entendendo qual o papel da atividade laboral e da organização em que se encontram para suas vidas, e aceitem, portanto, o desafio de administrar pessoas com diversidade tanto de trajetórias como de aspirações para a vida. Administração de Empresas

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Atividade Interdisciplinar I - FUNCEC REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ARCHER, E.R. O mito da motivação. In: BERGAMINI, C.; CODA, R. Psicodinâmica da vida organizacional. São Paulo: Atlas, 1997. BOWDITCH, J.; BUONO, A. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992. GONDIM, Sônia Maria; SILVA, Narbal. Motivação no trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES ANDRADE, J.E.; BASTOS, A.V.B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: ARTMED, 2004. ROBBINS, S. Comportamento organizacional. 8.ed. Rio deJaneiro: LTC, 1999. MURRELL, H. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: Zahar, 1977. JUNG, C.G. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1987. Administração de Empresas