BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Advertisements

Gabinete de Promoção dos Programa Quadro ID&I As TIC no H2020: Ponto de situação da participação nacional José Silva Matos Delegado nacional ICT Universidade.
Identidade Digital do Governo Federal. Direcionamentos Barra de Governo Redes Sociais Portal Padrão Instrução Normativa.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
OpenAIRE e diretrizes para o Acesso Aberto aos resultados da investigação financiada: Horizonte 2020 e 7º PQ Pedro Príncipe Open Access no Horizonte 2020.
Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional -
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
CONCEITOS IMPORTANTES
Margarida Mesquita CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO GÉNERO CICLO GÉNERO EM DEBATE -Parentalidades e Responsabilidades Parentais II - 29 de Abril de.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Santa Catarina.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA Orientador: Daniele H. Oliveira Pinheiro Nogueira.
Inclusão de tecnologia no planeamento da acessibilidade Rui Ribeiro Acessibilidade e mobilidade para todos Maia.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
A Rede BVS no Brasil Cláudia Guzzo Coordenadora Projetos e Instâncias da BVS BIREME/OPS/OMS I Reunião do Comitê Técnico da BVS.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
GESTÃO DO PAIF.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
“Título”. Coordenador: Instituição: Edital: Chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 04/2012 – PPSUS-MS Data da Apresentação: 1.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
Contos de Encontro. Contos de Encontro Objetivo Criação de uma memória de contos, narrativas e outros saberes preservados numa plataforma digital enquanto.
Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Senado Federal.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Indicadores de Desenvolvimento da Mídia: MEDIR, AVALIAR E AGIR Guilherme Canela Coordenação de Comunicação e Informação UNESCO
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Mecm.ese.ipsantarem.pt w3.ese.ipsantarem.pt/pi/wp-content/uploads/2016/05/plano_atividades_a3es.pdf w3.ese.ipsantarem.pt/pi/wp-content/uploads/2016/05/edital_mecm_eng.pdf.
O Impacto da EAD nos Setores Educacionais e Produtivos no Brasil Fredric Litto Presidente, ABED e Professor Emérito, USP.
WASHWATCH KEEP WATCH ON WASH. WASHwatch: introdução WASHwatch.org facilita a colaboração de modo que a monitorização dos compromissos relativos a WASH.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior na Universidade Nova de Lisboa – Necessidades de formação Joana Marques Universidade de.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
GOVERNANÇA COMPARTILHADA ENTRE OS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO Sinergia na qualificação das emendas ao Plano Plurianual no Estado do Rio.
UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO EM CURSO V SEMINÁRIO GTAEDES Isabel Cristina dos Santos Diniz ) Ana Margarida Almeida
Programas Federais para a Educação Especial Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais; Programa Escola Acessível; Programa BPC Na Escola;
Mídias Sociais Aula 04 Mecanismo de Busca Operadores Prof. Dalton Martins Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás.
Inovação e Competitividade Laura Maragna Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação Comissão Europeia.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE BOAS PRÁTICAS EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA Rogerio Morcelles Dereti¹, Maira Balbinotti Zanela², ¹ Embrapa.
Jogo Digital para a Integração dos Estudantes do Ensino Superior David José Miranda Mendes Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação Orientador:
ORGANIZAÇÕES NACIONAIS DE VOLUNTARIADO Breve caracterização das áreas de intervenção e quantificação dos seus voluntários Fundação D. Pedro IV 5 Dezembro.
Leandro Innocentini Lopes de Faria Roniberto Morato do Amaral São Carlos, 02/06/2016 Workshop IEAE- Tecnologias e Materiais para Saúde Ferramentas para.
Transcrição da apresentação:

BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR V SEMINÁRIO GTAEDES

Os Media Digitais como promotores de um ensino superior mais aberto e inclusivo Ana Margarida Almeida (DeCA/Digimedia, UA) Rita Santos (ESTGA/Digimedia, UA) João Batista (ISCA/Digimedia, UA) Dora Simões (ISCA/Digimedia, UA) Célia Sousa (ESECS/ CRID/ IPLEIRIA)

Contexto cenários de heterogeneidade das instituições de ensino superior natureza diversa do perfil dos seus estudantes novos desafios que ultrapassam o contexto dos estudantes NEE estímulo ao desenvolvimento de oferta formativa mais inclusiva não esgotam os horizontes de diversidade a que importa atender validade universal das estratégias para todos os estudantes

Contexto | diversidade no ES

nee desfavorecimento financeiro e social ansiedade e burnout faixas etárias mais avançadas áreas geográficas remotas barreiras sociais e linguísticas migrantes...

potencial dos meios digitais omnipresença e ubiquidade adesão e motivação para uso remoção de barreiras físicas, sociais e atitudinais instrumento de apoio ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para responder ao desafio da diversidade

potencial dos meios digitais inclusive ICT Unesco, 2014 Mainstream technologies Produtos de Apoio / Ajudas Técnicas Compatibilidade entre as Mainstream Technologies e os Pas Conteúdos e Formatos acessíveis Sistemas e Plataformas de eLearning acessíveis

potencial dos meios digitais inclusive ICT Unesco, 2014 Mainstream technologies plataformas web aplicações mobile social media MOOCs

potencial dos meios digitais

Diagnóstico | iniciativas e recomendações Acessibilidade no ES guidelines e recomendações da Comissão Europeia, Unesco, EASNIE Open University guia de boas práticas para alargar os processos de participação no ensino superior (estudo com 6 universidades abertas europeias) observatório (Access Observatory, Centre for Inclusion and Collaborative Partnerships) - inclusion, widening participation, lifelong learning and curriculum development

Diagnóstico | iniciativas e recomendações Bristol University Digital Diversity – Learning and Belonging (DD-lab) - Exploring the role of digital media in formal and informal learning among HE students from diverse & non-traditional backgrounds” University of Sydney School engagement program - ‘Compass, find your way to higher education’) with communities with considerable socio-economic disadvantage and low progress to higher education

Diagnóstico | iniciativas e recomendações Diversidade de recomendações, estudos e projetos exemplo do projeto ISOLEARN Fragilidades foco excessivo nas NEE referências escassas a outros públicos específicos referências pouco frequentes ao papel dos meios digitais

Diagnóstico | IES PT online presença online das IES portuguesas natureza inclusiva e aberta das IES portuguesas e o papel dos meios digitais estratégia metodológica do survey em curso análise de conteúdo das páginas principais dos web sites das IES da rede pública de ensino superior

Diagnóstico | IES PT online categorias em análise na exploração dos web sites keywords (inclusão, participação, abertura, diversidade, nee ou afins) na home page e na mensagem de boas vindas links para projetos ou iniciativas na área (destaque / facilidade de acesso) gabinetes de apoio (destaque / facilidade de acesso / natureza) meios digitais e potencial inclusivo (destaque / facilidade de acesso / natureza)

Diagnóstico | IES PT online

Plano de ação 1.investigar o potencial dos meios digitais como promotores de um ensino superior mais aberto e inclusivo 2.traçar perfis em função dos atuais cenários de diversidade 3.investigar indicadores e métricas para diagnóstico da natureza inclusiva das IEs (infraestruturas, serviços, conteúdos e produtos, práticas, atitudes, …) com enfase do papel dos meios digitais

Plano de ação 4.investigar boas práticas internacionais 5.diagnosticar cenário nacional 6.propor framework de análise e criação de um observatório que permita recolher dados sobre a utilização dos meios digitais enquanto promotores dos processos de abertura e inclusão nas IES

aprofundar conhecimento em torno da utilização dos meios digitais em cenários de acesso e participação universal agradecemos a vossa atenção