Teoria Geral de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abordagem Sistêmica da Administração
Advertisements

Abordagem Sistêmica da Administração
Teorias contemporâneas da administração
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Gerência – Sistemas – Conceitos, tipos, parâmetros, caracteristicas.... Alan de Matos Souza.
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Abordagem Sistêmica da Administração
Abordagem Sistêmica da Administração
Teoria de Sistemas Origens
Disciplina: FCA II Aula 9: Teoria Sistêmica
Administração Geral - Aula 05
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral dos Sistemas
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Análise Estrutural do Turismo
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 10
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
TGS - Teoria Geral dos Sistemas Prof. Glauco Organizações Sistêmicas.
Introdução à Administração
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Teoria Geral da Administração Prof. Rodrigo F. Belli
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Comportamento Respondente
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Betty Neuman Teoria de Sistemas.
Teoria matemática da comunicação ________________________________ Carlos Alberto Ávila Araújo Fundamentos Teóricos da Informação - ECI/UFMG 08 de abril.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Transcrição da apresentação:

Teoria Geral de Sistemas História, desenvolvimento e propósitos da TGS. O enfoque sistêmico nas organizações

Teoria Geral de Sistemas Antes de discutir sobre empresa, sistemas e tecnologia da informação, é preciso entender Teoria Geral de Sistemas, suas premissas e seus pressupostos. Da Grécia antiga até o século XX (hindus,índios, orientais)‏

TEORIA GERAL DE SISTEMAS Surgiu com Ludwig von Bertalanffy. Trabalhos iniciaram em 1947. A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS Outros teóricos. Mary Parker Follet. Herbert Simon. Amitai Etzioni. Werthemeier – Gestalt. Norbert Wiener – Cibernética.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS Ótima maneira de compreender o mundo. Sociedade atual é muito complexa Complexidade = Maior número de problemas e Maior número de variáveis. Mais causas => EVENTO => Mais conseqüências

TEORIA GERAL DE SISTEMAS Três premissas básicas: Os sistemas existem dentro dos sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS Três pressupostos básicos: Tendência de integração entre as ciências naturais e sociais; A TGS é uma maneira mais abrangente de estudar ciências sociais; Ao unificar universos particulares de diversas ciências aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes. Pesquisa do livro “Freakonomics”.

TEORIA GERAL DE SISTEMAS O conceito de sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes) e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. “Pensar globalmente, agir localmente.”(Capra, 1996)‏

TGS e ADMINISTRAÇÃO O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa a organização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.

TGS e ADMINISTRAÇÃO A teoria de sistemas penetrou rapidamente na teoria administrativa por duas razões: (CHIAVENATO)‏ A necessidade de integração maior das teorias que precederam. A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de idéias que convergiram para uma teoria de sistemas aplicada à administração.

TGS e ADMINISTRAÇÃO Sistemas e empresas: estas palavras estão intimamente ligadas, pois a empresa é um sistema e dentro dela existem diversos sistemas independentemente do uso ou não da Tecnologia da Informação e seus recursos.

Conceito de sistemas •Um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. •É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo. •É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades. •Componentes da tecnologia da informação e seus recursos integrados. •Empresa e seus vários subsistemas.

Conceito de sistemas •O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.

TIPOS DE SISTEMAS: Quanto sua constituição: Quanto a sua natureza: Físicos ou concretos Abstratos ou conceituais Quanto a sua natureza: Fechados Abertos (a adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e auto-organização)‏ O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO É PERFEITAMENTE APLICÁVEL À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL  

SISTEMAS Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis.

Abordagem sociotécnica É uma corrente baseada na Teoria dos Sistemas que considera as organizações um conjunto integrado envolvendo um subsistema social (pessoas) e um subsistema técnico (tecnologias, máquinas, equipamentos, etc.). Análise crítica: Quase sempre é a tecnologia quem determina o tipo de entrada humana necessário à uma organização.

É importante que todos entendam o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema e a estrutura, o funcionamento e o processo político das organizações. Tecnologia e organização (ou empresa), devem ser ajustadas entre si para que se obtenha uma harmonização perfeita entre os dois domínios.

Parâmetros dos sistemas: Entrada Saída Processamento Retroação Ambiente Subsistema

O sistema dá a idéia de conectividade. Sistema é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados O sistema dá a idéia de conectividade. Processo Entradas Saídas Informação Energia Matéria Dados Energia Matéria Retorno

Características básicas: Eqüifinalidade: o sistema tem um objetivo compactuado com os subsistemas. Interdependência: as partes dependem umas das outras, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades. Hemoestase: oposto da entropia, processo de cura, reequilíbrio e adaptação definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Entropia: tendência a desagregação, morte.

Teoria Geral de Sistemas FIM DA AULA !!