Área de Humanas SDB - 2016 Pauta da Reunião de 09 de abril 1 - Elaboração das avaliações: → validação dos procedimentos iniciados em 2015; → retomada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Plano de Trabalho Docente
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Plano de Ensino Plano de aula
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
ITAIÓPOLIS.
PSICOLOGIA, EMERGÊNCIAS E DESASTRES:
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PERSPECTIVAS PARA 2009.
TECENDO LEITURAS: PRIMEIROS FIOS
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Antonia Silva Lima Azevedo
Especialização Lato Sensu em Gestão Participativa em Educação
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CIÊNCIAS HUMANAS: BALANÇO DAS ATIVIDADES
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Projeto Institucional das escolas Salesianas
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
CONFERÊNCIA NACIONAL RVA – Artigos: 16 – Subsídio PPT Encontro - 17.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA
Sistema de Integração e Gestão de
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Subprojeto: Geografia
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Autor: Isabelle Leal de Lima¹, Orientador: Roberto Martins de Souza²
1ª Formação de Professores Coordenadores
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
MURAL EMPIRICO x MURAL CIENTÍFICO.
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO Sr. AIRTON CESAR DOMIGUES DIRETORA DO NÚCLEO PEDAGÓGICO MÔNICA ESTEVAM.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Área de Humanas SDB Pauta da Reunião de 09 de abril 1 - Elaboração das avaliações: → validação dos procedimentos iniciados em 2015; → retomada da discussão sobre AUTORIA de questões. 2 - O ensino da História, da Geografia, da Filosofia e da Sociologia e a construção de CONCEITOS : → iniciar a discussão; → incorporar a ideia aos planejamentos a partir do II trimestre; → planejar atividade avaliativa com ênfase nos conceitos. Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 1

2 - O ensino da História, da Geografia, da Filosofia e da Sociologia e a construção de CONCEITOS 2 Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio

Os conceitos como mediadores do conhecimento Conceitos são dinâmicos, têm historicidade. Não podem ser utilizados indiscriminadamente. Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 3

Tipos de conceitos: Conceitos stricto sensu, aquelas noções que só podem ser utilizadas para períodos e sociedades particulares, como Absolutismo, Candomblé, Comunismo etc. Conceitos mais abrangentes, muitas vezes denominados categoria de análise, como Escravidão, Cultura, Gênero, Imaginário, que podem ser empregados para diferentes períodos históricos. Fonte: Dicionário de conceitos históricos / Kalina Vanderlei Silva, Maciel Henrique Silva. – 2.ed., 2ª reimpressão. – São Paulo : Contexto, Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 4

Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 5

Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 6

Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 7

Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 8

Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 9

Propostas concretas 1 - Fazer um levantamento dos conceitos associados aos conteúdos e incorporá-los aos planejamentos a partir do II trimestre. 2 - Planejar uma atividade avaliativa da sua disciplina e série, com ênfase nos conceitos, para apresentar ao grupo na próxima reunião de articulação (data da CP de maio ou reunião extraordinária a combinar). Articulação da Área de Humanas - Salesiano Dom Bosco 2016 Fundamental II e Ensino Médio 10