ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016.

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Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE QUÍMICA “O QUE O ALUNO PRECISA SABER” Liselena Farias Terek PCNP de Química Diretoria de Caieiras 20/05/2016

Uma breve revisão...

Princípios que norteiam o Currículo de Ciências da Natureza Ciências Química Biologia Física

Currículo Cadernos Situações de Aprendizagens (Sequências Didáticas) Conteúdos: Factuais Conceituais Procedimentais Atitudinais

Conteúdos Habilidades e Competências específicas  Compreensão básica dos termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais;  Compreensão da Natureza das Ciências e dos fatores éticos e políticos;  Entendimento das relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) Princípios que norteiam o Currículo de Ciências da Natureza Concepção de Ensino: Alfabetização Científica

Situação de Aprendizagem Sondagem - São ideias ou imagens que concebemos de alguma coisa ou do mundo. Problematização - Ato de criar um determinado problema ou situação. Contextualização - É uma forma de abordar o conteúdo ou mesmo situar tal fato no tempo e no espaço, na sociedade em que está envolvido. Busca de dados de forma diversificada – Tabelas, gráficos, textos, pesquisa em internet, livro didático, dicionário, experimentos e demonstrações. Aprendizagem significativa e evolução conceitual (conflito) - Quando uma nova informação adquire significado (sentido). Sistematização do conhecimento – Organização, ordenação Aplicação do conhecimento em situações novas – Quando o conhecimento é aplicado em uma nova situação ou problema.

Química Tema 1ª sérieTransformação química na natureza e no sistema produtivo 2ª sérieMateriais e suas propriedades 3ª sérieAtmosfera, hidrosfera e biosfera como fontes de materiais para o uso humano.

 Desenvolvimento cognitivo;  Construção da cidadania e  Conhecimentos historicamente construídos. Química

Sugestões de como trabalhar o Currículo de Química Transformações Químicas Relação de massa e energia Reconhecer, interpretar e prever Evidências Propriedades

Sugestões de como trabalhar o Currículo de Química Relações de partículas e mol Reconhecer, interpretar e prever Modelos Explicativos Transformações Químicas

Sugestões de como trabalhar o Currículo de Química Transformações Químicas Impactos Ambientais Reconhecer, avaliar, se posicionar e agir Sistema Produtivo

Sondagens Situações de Aprendizagem Experimentação Investigativa Objetos Digitais de Aprendizagem Projetos Vídeo aulas Estratégias de Ensino de Química

“ O que o aluno precisa saber?’

“Conheça o que o aluno sabe e ensine-o de acordo.” Ausubel

"Ensinar sem levar em conta o que a criança já sabe, segundo Ausubel, é um esforço vão, pois o novo conhecimento não tem onde se ancorar", afirma *Rosália. Mas há outro requisito, que se refere ao desafio diário de tornar a escola um ambiente motivador. Pode-se preparar a melhor atividade, mas é o aluno que determina se houve ou não a compreensão do tema. "De nada adianta desenvolver uma aula divertida se ela for encaminhada de forma automática, sem possibilitar a reflexão e a negociação de significados", comenta a pesquisadora **Evelyse. *Rosália Maria Ribeiro de Aragão, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). **Evelyse dos Santos Lemos, pesquisadora do ensino de Ciências e Biologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. David Ausubel e a aprendizagem significativa  Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa

Trecho de livro "A essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva (não literal)." David Ausubel, Joseph D. Novak e Helen Hanesian no livro Psicologia Educacional Comentário A aprendizagem significativa somente é possível quando um novo conhecimento se relaciona de forma substantiva e não arbitrária a outro já existente. Para que essa relação ocorra, é preciso que exista uma predisposição para aprender. Ao mesmo tempo, é necessária uma situação de ensino potencialmente significativa, planejada pelo professor, que leve em conta o contexto no qual o estudante está inserido e o uso social do objeto a ser estudado.

 O que o aluno deve saber de Química que facilitará sua leitura do mundo?  Houve alguma atividade diagnóstica com vista a identificar necessidades individuais?  Os objetivos foram alcançados? (As habilidades previstas foram desenvolvidas ?)  Foi detectada alguma fragilidade que precisou ser retomada com o grupo de alunos ou com algum estudante específico?  Quais foram os aspectos positivos e negativos identificados ao longo do processo? Questões norteadoras

Análise de estratégia e metodologia

1) Analisando essa charge o que você acha sobre: a) A estratégia de ensino desse professor b) Sobre os recursos didáticos e sobre o ambiente de aprendizagem 2) Qual leitura pode-se fazer da situação retratada acima, levando em consideração as relações: a) A relação Aluno x professor; b) Ambiente de aprendizagem x aluno x professor. 3) Essa situação se articula ao Currículo Oficial de São Paulo? Comente. 4) Se fosse possível alterar algum(s) quadro(s) da tirinha você o faria? Como? Por quê?

Experiências Tradicionais x Experiências Investigativas

Atividades Experimentais Tradicionais Procedimentos experimentais bem estruturados - conceitos Protocolo de realização Execução das etapas Resultados esperados Aprofundamento de conceitos Atividades Experimentais e Investigativas: Como, Para quê e Por quê Segundo Hosoume e Ramos (2014)

Problematização Investigação Contextualização Argumentação Refletindo na competência leitora e escritora

LEITURA NA EXPERIMENTAÇÃO As atividades experimentais, quando desenvolvidas no contexto da investigação, contextualização e argumentação, tornam-se práticas pedagógicas potencializadoras das competências leitora e escritora.

Qual o papel do Professor? Mediação Competências e Habilidades Ampliação dos conhecimentos

Experimentações Socialização dos professores das experiências

Experimentações Químicas  Como podemos instigar/despertar os alunos para que tenham interesse nos experimentos?  Os experimentos que estão no caderno podem ser utilizados nas Situações de Aprendizagens na forma investigativa? Como?

E para finalizar...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CACHAPUZ, A. [ET.al.], (org) A necessária renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, IPATINGA. Secretaria Municipal de Educação. Ensino de Ciências por Investigação. Ipatinga, MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Centauro, SASSERON, L.H.; CARVALHO, A.M.P. de Alfabetização científica: uma revisão biblioráfica, Investigação em ensino de ciências – v16 (1), pp 59-77, CHASSOT, A. Alfabetização Científica: uma possibilidade para a inclusão social. - Acessado em:08/03/ shtml?page=0 – Acessado em 09/05/ shtml?page=0 DE Catanduva – PCNP Carla Shizumi Horikawa

Muito obrigada pela sua atenção!!!