Organiza ç ão e Planejamento de campanha. Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa.

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Transcrição da apresentação:

Organiza ç ão e Planejamento de campanha

Propósitos e objetivos   Ninguém é candidato sozinho!   Candidaturas Orgânicas.   Candidato representa um Partido (ou uma coligação).   Existe uma proposta comum a ser defendida.   Não existe candidato a Vereador sem candidato a Prefeito e Vice- Prefeito.

  A campanha exige disciplina, centralidade e fraternidade interna.   Recomenda-se uma mesa de coordenação central (Conciliações).   Atenção à legislação eleitoral, principalmente quanto a questão das finanças (prestação de contas) e limites para a propaganda eleitoral.   Agenda de atividades.

O candidato   Quem é você?   Por que quer ser candidato?   Quais são suas propostas (Discurso)?   De onde virão seus votos?   Como você irá buscar esses votos?   Como será sua propaganda eleitoral?   Você sabe quanto custará?   Faça o seu planejamento de campanha!

A campanha eleitoral é um processo essencialmente de COMUNICAÇÃO! Rádio e TV Áudio Visual Impressos Internet Mobilização Contatos Pessoais Agenda de atividades

1 – Rádio e TV   Quais veículos existe na sua cidade?   Produção do Programa.   Textos.   Grade de apresentação.

2 - Áudio   Alto-falantes (veículo, moto ou fixo);   Jingle;   Música característica - do partido ou coligação;   Gravar em CD ou outro meio eletrônico;   Texto gravado com voz adequada.

3 – Visual de Rua   Muros e painéis (máximo 4m2 !);   Cartazes impressos;   Faixas ou placas pintadas;   Cavaletes, pirulitos, bonecos, mesas com materiais (das 6h as 22h);   Banners;   Bikedoors, “banner mochila”;   Bandeiras ou bandeirolas;   Adesivamento/plotagem de carros.

4 - Impressos   Folder – texto adequado, foto profissional, arte.   Folheto principal (santinho),   Material direcionado.   Colinhas.   Publicação em Jornal.   Adesivos para vidros e pára-choques de carros.

5 - Internet  Site do candidato, do partido ou coligação (endereço comunicado a Justiça Eleitoral )  Mensagens (eletrônica/ , instantânea/celular)  Blogs e redes sociais (twitter, facebook, orkut etc.) Não pode nenhum tipo de propaganda paga na internet, em site de pessoa jurídica privada ou pública.

6 - Mobilização   Comícios – item em desuso. Caro e sem retorno eleitoral.   Caminhadas.   Mateadas.   Carreatas.   Reuniões (Muitas pequenas reuniões!).   Bandeiraços.

7– Contatos Pessoais   É o mais eficiente meio de comunicação e de campanha.   A lei não impõe limite temporal a esse tipo de campanha. Pode ser exercido desde já!   É preciso definir uma estratégia de visitas com foco. Tem que conciliar com a agenda geral de campanha. Visitar mais de uma vez os mesmos eleitores. Os concorrentes também vão utilizar esse método de campanha.

8 – Agenda de Atividades   Avaliar se compensa ter comitê próprio   Participar das reuniões de avaliação da campanha majoritária.   Fazer calendário de reuniões semanais para sua candidatura a vereador.   Instruir a equipe mais próxima.   Conciliar as agendas de vereador e majoritária.   Designar um “Coordenador” da campanha, um responsável pelas “Finanças e Prestação de contas” e um pela “Mobilização”.

Legislação Lei n /95 – Lei dos Partidos Políticos Lei n /97 – Lei Eleitoral Lei Complementar n. 64/90 – Crimes de responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores Decreto-Lei n. 201/64 – Lei das Inelegibilidades Código Eleitoral.