Serviços de Referência Indicadores Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
OFICINA DE TRABALHO »Vigilância de Casos Humanos
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Estado da Paraíba Secretaria de Estado da Saúde
IMPLANTAÇÃO DO PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE Oficina 10: O Sistema de Apoio Diagnóstico Laboratorial Prof. Pedro Guatimosim Vidigal.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
A Importância da Educação Continuada
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Leishmaniose Visceral
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
DENGUE ABRIL 2008.
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
LABORATÓRIO DE SAÚDE PÚBLICA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Laboratório de Ensino a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
Agência Nacional de Vigilância Sanitária 1 Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde Gerência de Investigação.
Ambulatório Médico Especializado
ABRIL 2010.
SERVIÇO DE AUDIOLOGIA OCUPACIONAL
GESTÃO SANITÁRIA DO AMBIENTE
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Zenaida Marion Alves Nunes
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
Enfermagem em Trauma e Emergência
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Vigilância Epidemiológica
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Programa de Controle da Hanseníase
SISLAB Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB, é um conjunto de redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Ações estratégicas para redução da carga da hanseníase no Brasil
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Transcrição da apresentação:

Serviços de Referência Indicadores Vanessa Peruhype Magalhães Pascoal

Redes nacionais de laboratórios, organizadas em sub-redes, por agravos ou programas, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância em saúde. Portaria 2031 de 2004 Ministério da Saúde Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública – SISLAB

Centro Colaborador Laboratórios de Referência Nacional Laboratórios de Referência Regional Laboratórios de Referência Estadual Laboratórios de Referência Municipal Laboratórios Locais Laboratórios de Fronteira Estruturação do SISLAB Vigilância Epidemiológica Vigilância Ambiental em Saúde Vigilância Sanitária Assistência Médica de Alta complexidade REDES Serviços de Referência da FIOCRUZ Sub-redes

1)Carbúnculo 2)Doença de Chagas (taxonomia de vetores) 3)Enteroinfecções bacterianas 4)Esquistossomose 5)Filarioses 6)Gripe 7)Hepatites virais 8)Leishmaniose tegumentar 9)Leptospirose 10)Micoses sistêmicas 11)Peste 12)Poliomielite e outras enteroviroses 13)Riquetsioses 14)Viroses exantemáticas Referência Nacional Serviços de Referência da FIOCRUZ Referência Regional 1)Dengue 2)Esquistossomose 3)Febre amarela 4)Hantaviroses 5)Rotaviroses

Serviços de Referência da FIOCRUZ Leishmaniose Tegumentar Estruturado em REDE Vinculada à VPSRA/FIOCRUZ e à CGLAB/SVS melhorar a capacidade de resposta fortalecimento do trabalho racionalizar recursos e aumentar resolutividade Flebotomínios Diagnóstico Capacitação Reservatórios

Serviços de Referência da FIOCRUZ Como estão estruturados e o que oferecem ??? - Oferece um conjunto de atividades para a Sociedade: assistência clínica, exames laboratoriais, controle de qualidade, cooperação técnica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental; - Estrutura compreende 61 serviços vinculados à Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente (VPSRA), capazes de dar respostas imediatas a problemas emergenciais como epidemias ou novas doenças; São atividades decorrentes e/ou associadas à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação de recursos humanos.

Preocupação Institucional da FIOCRUZ Observou-se um avanço considerável no processo de monitoramento das atividades através da implantação de indicadores, possibilitando a avaliação do desempenho institucional - período de 2005/2006. Estabelecimento de um sistema de monitoramento e avaliação do desempenho de suas atividades – discutido desde 2003/2004. INSTRUMENTO PARA DISCUSSÃO INDICADORES NAS ATIVIDADES DE REFERÊNCIA

Qual a meta da instituição para as referências ??? Adequação dos indicadores de produtividade dos serviços de referência Monitorada e avaliada por um grupo de trabalho coordenado pela DIPLAN.

O que é INDICADOR ??? INDICADOR Forma de representação mensurável de características de estruturas, resultados, processos ou impactos, utilizados para acompanhar e avaliar ações, produtos, projetos e planos. Caracteriza-se pelo resultado da relação entre um numerador (medidas mensuráveis, tais como números absolutos de exames e procedimentos) e um denominador (tais como números absolutos de exames e procedimentos programados), num determinado intervalo de tempo.

Um INDICADOR se refere ??? Avaliação de eficácia, eficiência e efetividade das atividades prestadas pelo Serviço de Referência: - Eficácia: Representa o alcance das metas programadas, em um determinado período de tempo. - Eficiência: Diz respeito à proporção de recursos consumidos. São geralmente expressos como custo/eficácia. - Efetividade: Representa o grau de modificação da situação- problema (desafio) que origina a ação. Serve para avaliar o impacto das ações sobre a situação-problema.

Como os INDICADORES estão articulados aos Serviços Laboratoriais de Referência ??? - Através das ações do Plano Pluri-Anual - PPA-FIOCRUZ Constituem as atividades diretamente vinculadas ao diagnóstico laboratorial de referência

Atividades dos Laboratórios de Referência ??? a)Realização de exames laboratoriais de referência; b) Cooperação técnica; c) Pesquisa e desenvolvimento tecnológico; d) Formação e capacitação de recursos humanos; e) Atividades de assessoramento ou consultoria a outros laboratórios das respectivas redes; f) Distribuição de materiais de referência; g) Organização e preservação de coleções; h) Disponibilização da produção técnico-científica; i ) Desenvolvimento de métodos e processos laboratoriais para incorporação pelo sistema.

1)Missão Gerar e desenvolver processos e produtos visando apoiar ações de controle das leishmanioses nas três esferas de governo, por meio de atendimento ambulatorial, diagnóstico laboratorial, capacitação de municípios para organização de serviços, capacitação de recursos humanos para o SUS, produção de material informativo, pesquisa, consultoria e assessoramento. Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

2) Planejamento / Objetivos - Desenvolver atividades de atendimento ambulatorial e tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Realizar testes para diagnóstico parasitológico e imunológico da leishmaniose tegumentar; - Acompanhar clínica e laboratorialmente a resposta ao tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Desenvolver e padronizar técnicas de diagnóstico que possam dar subsídio nos casos em que não se consegue fechar o diagnóstico com métodos convencionais, mas o paciente entrou na propedêutica ambulatorial – PCR; Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

2) Planejamento / Objetivos - Treinamento e capacitação de profissionais de saúde: técnicos, biólogos, bioquímicos e médicos residentes; - Colaborar com setores governamentais de execução do controle de endemias, participando de comitês de assessoramento; - Produzir material informativo sobre o agravo; - Desenvolver projetos de pesquisa que visem o estabelecimento de novos procedimentos e produtos para apoio diagnóstico e tratamento das leishmanioses tegumentar e visceral; - Desenvolver projetos de pesquisa que visem medidas de controle das leishmanioses. Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

3) Ações Implementadas -Todos os objetivos designados no planejamento do CRL vêem sendo cumpridos. -O CRL vem utilizando indicadores para avaliação do serviço prestado (ensaios laboratoriais e atendimento ambulatorial). - Proporção de exames entregues dentro do prazo - Índice de satisfação do cliente Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

- O CRL atende demanda da rede pública do município de Belo Horizonte, da região metropolitana e do Estado de Minas Gerais. – Além de exercer atividades de atendimento e propedêutica da demanda ambulatorial, recebe material biológico e oferece assessoria técnica para os hospitais e serviços de saúde de Minas Gerais. - Organização dos LACENS de todo país (rede), visando capacitação na realização de exames para diagnóstico da LTA. - Atividade de pesquisa realizada em colaboração com diferentes instituições nacionais e internacionais. 4) Pontos Fortes Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

Aumento nas demandas do sistema de saúde 5) Pontos Fracos Desafios para ampliação da capacidade de resposta: -Espaço Físico -Recursos Humanos grande sobrecarga aos serviços de referência da instituição Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

Proposta para o ambulatório: Propõe-se que o ambulatório seja readequado e passe a ter duas salas para atendimento médico, uma sala para entrevistas, ante- sala de recepção dos pacientes com equipamentos para exibição de filmes educativos, documentários etc. 5) Pontos Fracos Como o Centro de Referência em Leishmanioses – CPqRR está inserido nestas atividades ???

1. Proporção de exames entregues dentro do prazo; 2. Tempo médio de liberação do resultado do exame; 3. Evolução do número de exames laboratoriais de referência realizados pelo laboratório de referência; 4. Índice de exames para referência realizados pelo laboratório de referência; 5. Índice de Métodos/processos desenvolvidos em relação ao programado; 6. Índice da implementação de metodologias, pelos laboratórios periféricos, a partir dos laboratórios de referência; Qual a proposta da VPSRA para seleção dos melhores indicadores para os Serviços de referência ??? Indicadores propostos aos Serviços de Referência:

7. Índice de realização de exames laboratoriais de referência programados; 8. Média de exames realizados por profissional envolvido na atividade; 9. Índice de execução das assessorias/consultorias prestadas em relação ao programado; 10. Evolução da produção de materiais de referência; 11. Índice de formação de recursos humanos externos em relação ao programado, por tipo de treinamento; 12. Índice de satisfação do cliente; 13. Valor orçamentário médio por exame laboratorial realizado. Indicadores propostos aos Serviços de Referência: Qual a proposta da VPSRA para seleção dos melhores indicadores para os Serviços de referência ???

1.Índice de aceitabilidade de amostras enviadas ao Centro de Referência em Leishmanioses (CRL); 2.Índice de contaminação de aspirados de lesão cutânea de leishmaniose; 3.Índice de avaliação de lâminas de exames parasitológicos para LTA, provenientes dos LACENS, atendidos no prazo. Novos indicadores propostos para o CRL: Centro de Referência em Leishmanioses - CPqRR - Índice da implementação de metodologias, pelos laboratórios periféricos, a partir dos laboratórios de referência. - Índice de formação de recursos humanos externos em relação ao programado, por tipo de treinamento. REDE