A contribuição dos planetários para o ensino e a divulgação da astronomia Prof. Carlos Aparecido Kantor 2010 IV SAPEX - 2010.

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Transcrição da apresentação:

A contribuição dos planetários para o ensino e a divulgação da astronomia Prof. Carlos Aparecido Kantor 2010 IV SAPEX

I. O céu, o universo e o pensamento humano A influência do conhecimento do céu no pensamento humano ao longo da história. As influências das crenças nas idéias do ser humano sobre o universo. O conhecimento científico como construção humana e, por isso, impregnado de crenças e influenciado pelo entorno social.

II. Os mitos e o simbolismo associados ao céu Relações que atualmente o ser humano guarda com o céu, tanto racionais quanto não racionais. Fatores que determinaram a relação emocional do ser humano com o céu e com o universo. Religiões, Astrologia, festas.

III. Astronomia na educação formal e não formal Indicações dos documentos oficiais. Ausência das salas de aulas. Grande afluência aos centros de divulgação (planetários). Muitas informações técnicas e desprezo pelo emocional. Enfoque antropológico para o ensino de astronomia.

IV. Ambientes de imersão, realidade virtual e planetários Centros de ciências: da exposição à interação. Hands on – Minds on – Hearts on. Ambientes de imersão e realidade virtual. Os planetários no contexto da realidade virtual. Planetários: da observação à imersão.

V. Levantamento de dados Registro em vídeo das sessões. Entrevistas com o público presente às sessões – levantamento das emoções despertadas e o que ficou na memória. Entrevistas com pessoas responsáveis por projetos e elaborações de sessões – identificar as concepções presentes no desenvolvimento das mesmas.

VI. Proposta de intervenção Estabelecer estratégias para a produção de sessões de planetários que explorem aspectos emocionais da relação do ser humano com o céu. Utilizar as sessões em prol do ensino e da popularização da astronomia.

VI. Proposta de intervenção Planetários ? ? Astron. Emoções Amb. Imer.