Resultados do estudo de controle de temperaturas dos equipamentos nos Laboratórios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Controle da Qualidade em Microbiologia (parte II)
Advertisements

My drivers Podemos definir um driver como uma ponte de comunicação entre determinado dispositivo e a central de processamento de um computador. Na prática,
GERÊNCIA DE REQUISITOS Engenharia de Requisitos Departamento de Informática Pontifícia universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Joanna.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
Associação Brasileira da Indústria do PET. Um material de embalagem não deve ser apenas reciclável. Deve ser, de fato, reciclado. O PET – (Poli) Tereftalato.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
CALIBRAÇÃO DO MODELO HIDRÁULICO DA BARRA DA LAGOA – FLORIANÓPOLIS/SC REALIZAÇÃO APOIO/EXECUÇÃO FINANCIADORAS Eng. Guilherme Violato Girol
Abordagem tradicional de Estudos de Usuários Universidade Federal de Minas Gerais Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo Março de 2012.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Glossário Autor: Skyup Informática. Atividade - Glossário A atividade glossário permite que o administrador crie páginas de definições, um dicionário.
Implementação de análises microbiológicas para avaliação de inocuidade em produtos alimentícios regional. Engenharia Química Cláudia Destro dos Santos.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
Painel de Controle e Business Inteligence para Sistema Easy Com a Solução PC e BI é possível extrair os dados contidos no Sistema Easy, transformando-os.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
CONCEITOS BÁSICOS E INSTITUCIONALIZAÇÃO
FISCALIZAÇÃO DA APURAÇÃO DOS INDICADORES DO SERVIÇO – METODOLOGIA PARA VERIFICAR A CONFORMIDADE DO DESEMPENHO DECLARADO PELOS AGENTES. Brasília 18/8/2015.
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - 3º CICLO Amazonas, maio de 2016.
Clipping de Notícias É o canal utilizado para processar a coleta, armazenamento e indexação de notícias divulgadas e publicadas nos âmbitos locais, na.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
O QUE FAZER? QUEM VAI FAZER? ONDE FAZER? QUANDO FAZER? POR QUE FAZER? COMO FAZER? Retirar equipamentos quebrados OperáriosLinha de produção e manutenção.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Quantidade de informação
Índice de Exposição a Produtos Químicos de Dow Método simples para prever dispersão de vapores/gases de fugas de processos Índice utilizado como parte.
SEPLAN ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR.
1 Audiência Pública n.º 14/2007 Superintendência de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 11 de setembro de 2007.
Princípios básicos do Programa de Químicos Reativos Compreender a química do processo –Processo desejado e reações –Reações secundárias –Desvios previstos.
O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG
Diretório de Eventos em Ciências da Saúde - DirEve Sarah Maria Viola de Oliveira Fontes de Informação Referenciais - FIR PFI/BIREME/OPS/OMS São Paulo,
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
Operações no Sistema e-Contas da Responsabilidade das Unidades Técnicas Maio/2015.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Fiscalização em 3 Níveis Aplicando o Conceito de Diferenciação de Risco Regulatório na Fiscalização de Empreendimentos de Geração de Energia Issao Hirata.
PRÉ-INSPEÇÃO 1 CURSO ANS 001 – TURMA Conhecer as atividades da ASOCEA e da Equipe de INSPCEA durante a fase de pré-inspeção. PRÉ-INSPEÇÃO PROGRAMA.
Unidade Senac - Guarulhos - SP Turma TST - D. Tema do trabalho Avaliação Química Alunos: Eduardo nº 14 Nailton nº 35 Professor : Marcos Silva.
Processo de leitura crítica da palavra escrita
T ROCADORES DE C ALOR : E VAPORADORES Apresentação em Termo-fluidos.
Bombas.
Workshop controle de documentos Ivanete Presot Márcia Siqueira.
SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Como pesar? Balança plataforma mecânica Balança plataforma eletrônica.
MENSURAÇÃO E ESCALA. Objetivos Apresentar o papel dos conceitos na pesquisa em administração Noção de mensuração Tipos de escalas de mensuração.
Paixão, A. Processos de recuperação de espólio Quinta do Contador nº13, Estrada da Serra, Tomar (Portugal) Telf (ext. 3183)
FIQUE SABENDO – 2012 “TIRE O PESO DA DÚVIDA”
Controle de Qualidade Total Karine Coelho 19/05/2004 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
Base de Informações para Atendimento (BIA) Unidade de Capacitação Empresarial - UCE 2007.
RESULTADOS E PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE SUAS PIPETAS
REQUISITOS TÉCNICOS ? ? ? PESSOAS AMBIENTE E INSTALAÇÕES PROCEDIMENTOS EQUIPAMENTOS INSUMOS AMOSTRAS RASTREABILIDADE.
PRS Manutenção Terceiros. PRS, Manutenção (Copyright Clariant. All rights reserved.) Página Avaliação Terceiros Terceiros Contratação.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Módulo Atendimento ao Servidor - SIGRH Ministrado: Luiz Vieira Deivid Fiorin.
Instruções SIMADE – Maio / 2012
Tutorial Webnode parte 2 Criando site 1. Ao abrir o editor de imagem, clique em Adicionar imagem para selecionar uma imagem de seu computador ou da galeria.
Uso Correto de EPI's: Abafadores
 É o sistema que gerencia todas as informações do curso (cadastros, notas, certificados, numero de turmas e módulos por município, etc)  Numa tradução.
Transcrição da apresentação:

Resultados do estudo de controle de temperaturas dos equipamentos nos Laboratórios

Qual termômetro? De preferência termômetro de líquido em vidro imerssão parcial. Para temperaturas menores que 70ºC poderá ser utilizado o Termômetro digital máximo/mínimo. Qual formulário utilizar? Utilizar o Anexo A do GQ 24, se a mesma fica ligada 24 horas por dia, caso contrário, registrar no Anexo B. Precisa controlar temperatura de estufas que já possuem controles digitais? Sim, o GQ 24 determina que o termômetro utilizado para o controle de temperatura deve estar calibrado para os laboratórios de referência e verificado para os laboratórios de pesquisas. O termômetro do equipamento não é nem calibrado nem verificado. Em qual situação? O controle de temperatura de estufa só é possível se a mesma possuir entrada para tal. Geralmente na parte superior. Se não possuir entrada entrar em contato com o SQBA para avaliação. Faixa de utilização? Consultar os usuários sobre a faixa que pode ser utilizada sem interferir nos resultados. Se não souber aplicar 5% da temperatura. ESTUFAS

BANHO - MARIA Qual termômetro? De preferência termômetro de líquido em vidro. Para temperaturas menores que 70ºC poderá ser utilizado o Termômetro digital máximo/mínimo. Qual formulário utilizar? Utilizar o Anexo B do GQ 24, pois geralmente o banho-maria fica ligado por pouco tempo. Precisa controlar temperatura de banhos-maria que já possuem controles digitais? Sim, o GQ 24 determina que o termômetro utilizado para o controle de temperatura deve estar calibrado para os laboratórios de referência e verificado para os laboratórios de pesquisas. O termômetro do equipamento não é nem calibrado nem verificado. Em qual situação? No caso de Banhos-maria pode-se controlar com termômetros em qualquer caso. Evite encostar nas paredes. Faixa de utilização? Consultar os usuários sobre a faixa que pode ser utilizada sem interferir nos resultados. Se não souber aplicar 5% da temperatura. Quando mais de uma faixa é utilizada informar no campo observação.

BANHO SECO Qual termômetro? De preferência termômetro de líquido em vidro. Para temperaturas menores que 70ºC poderá ser utilizado o Termômetro digital máximo/mínimo. Qual formulário utilizar? Utilizar o Anexo B do GQ 24, pois geralmente o banho seco fica ligado por pouco tempo. Como controlar? Se for utilizar um Termômetro digital máximo/mínimo envolver a ponta do sensor com papel alumínio e inserir no sulco de forma a preenchê-lo totalmente. Faixa de utilização? Consultar os usuários sobre a faixa que pode ser utilizada sem interferir nos resultados. Se não souber aplicar 5% da temperatura.

Fonte de maior criticidade e problemas Padronização de faixa de temperatura: Para geladeira todos devem adotar a faixa de 2ºC a 8ºC. Para o freezer observar o material armazenado. De acordo com a Farmacopéia Brasileira: Temperatura de refrigeração 2ºC a 8ºC Temperatura de congelamento -30ºC a 0ºC Temperatura ambiente 15ºC a 30ºC Fonte: GELADEIRAS

Problemas encontrados Leitura incorreta: Observar que a leitura do mínimo deve ser o menor valor. Há uma confusão quando as leituras são negativas. Neste caso o menor valor é o que mais de afasta do zero (ex. -30ºC é menor que -5ºC). Falta de análise crítica: Não deixar para fazer a análise crítica depois. Sempre que sair da faixa deve ser feita a análise crítica na mesma hora. Faixa diferente da estabelecida pelo produto estocado : A geladeira ou freezer deve manter a temperatura de acordo com os rótulos dos reagente alí estocados. Materiais estocados em locais inadequados: produtos que devem ser estocados em freezer não podem estar na geladeira e vice e versa. GELADEIRAS

O que fazer e como realizar análise crítica? 1.Verificar se o termômetro utilizado no monitoramento está medindo corretamente(verificar pilhas; fiação; olhar registro de verificação e/ou calibração); 2.Verificar se o equipamento está fora dos limites estabelecidos somente porque esteve com portas abertas ou contato com área de temperatura diversa por tempo excessivo; 3.Se o equipamento ou o ar condicionado do ambiente apresentar defeito deve-se avisar aos responsáveis pelos materiais/equipamentos armazenados e os mesmos deverão verificar se existe risco de perda ou alteração por que o material/equipamento ficou fora da temperatura de armazenamento e verificar se haverá necessidade de descarte ou outra disposição; 4.Solicitar ao SINFE a manutenção do equipamento ou do ar condicionado com suspeita de defeito. GELADEIRAS

Outras ações: Verificar se o sensor de temperatura está instalado corretamente? O sensor deve estar imerso em tubo com glicerina. O uso do sensor imerso em glicerina simula a situação da amostra. Assim, ao abrir e fechar a porta da geladeira, a temperatura não sofre muita alteração. Cuidado! Estudos de qualificação de geladeira indicaram que nas portas a temperatura é superior. Vale lembrar que a leitura da temperatura deve ser realizada pela manhã pois assim tem-se o dia inteiro para resolução de problemas. GELADEIRAS

DUVIDAS! SUGESTÕES! COMENTÁRIOS! FAVOR ENTRAR EM CONTATO COM SQBA RESPONSÁVEL: FABÍOLA MACHADO RAMAL: 7727