PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA MILTON CANUTO DE ALMEIDA.
Advertisements

Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
PROJETO DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI – 6º REUNIÃO DO CSDP AVANÇOS DO PROJETO NO BRASIL Júlio Thadeu.
BVS Odontologia Brasil Lúcia Maria S.V. Costa Ramos SDO/FOUSP III Reunião do Comitê Técnico da Biblioteca Virtual em Saúde Brasil São Paulo, 10 de junho.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Este documento é propriedade intelectual da PT e fica proibida a sua utilização ou propagação sem expressa autorização escrita. Cidadania Empresarial O.
Processo que ocorre logo após o ingresso da pessoa no serviço público onde são avaliadas sua aptidão, eficiência e capacidade para o desempenho das atribuições.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
JULIA BALBI ALBERTIN ANA CAROLINA S NERES. Inovação no Treinamento de Mesários Parceria : ➢ O projeto foi idealizado pela servidora Ana Carolina (Técnico.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
O ENSINO DA FÍSICA COM ENFOQUE CTS E CTSA
Retomando Alguns Pontos. Visão de Mundo Ptolomaico-Aristotélica. Conhecimentos Retomados no final da Idade Média.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE LABORATÓRIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA CAPES/PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO CERES ASTRONOMIA E GLOBALIZAÇÃO CAICÓ-RN.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Universidade Federal.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
ASTRONOMIA PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE. SISTEMA SOLAR.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (ASPLAN)
Astronomia: Dos Gregos a Newton Grécia Antiga Pitágoras: 570 a.C a.C. Divindade do círculo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
BEM – VINDOS AO CUCA. O que é o Cuca? O Curso Unificado Campus de Araraquara( CUCA) surge em 1994, como Programa de Extensão Universitária, para atender.
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
Noções de amostragem Bioestatística. É a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados.
O PROFISSIONAL DO FUTURO A Formação do Químico Brasilia, 17 novembro de 2004 Marcio Miranda Santos (CGEE) Luiz Roberto Liza Curi (UNIEURO) Paulo Cesar.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
DESAFIO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Textos: Mt. 28: 19 – 20; Ef
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Prof.(a) Aurélia A. de Melo. O Índice Geral dos Cursos é um indicador que mede a qualidade dos cursos de graduação e pós- graduação de Instituições de.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Geografia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
 MISSÃO “Educar gerações, atuar na comunidade com responsabilidade social e influir no desenvolvimento nacional, valorizando a ética, a cidadania,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Campus Capão do Leão Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos Curso de Licenciatura em Química Recepção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

PLANETÁRIO O ÚNICO PLANETÁRIO ITINERANTE A FAZER PARTE DO “GUIA DOS CENTROS DE MUSEUS DE CIÊNCIAS DO BRASIL”

Resposta: Existem três tipos de planetários: a) Os Planetários fixos de médio ou grande porte (quando a cúpula e o instrumento não tem mobilidade). Ex.: O Planetário do Parque Ibirapuera em São Paulo. a) Os Planetários fixos de pequeno porte (quando a cúpula é fixa, mas o instrumento tem mobilidade). Ex.: O Planetário da Universidade Estadual de Feira de Santana a) Os planetários itinerantes (quando a cúpula e o instrumento tem mobilidade). Ex.: O Planetário “Teatro das Estrelas”

Resposta: Não. Variam muito de um para outro. Principalmente com relação a estrutura, o instrumento utilizado, a equipe e os objetivos.

A estrutura dos Planetários itinerantes normalmente são infláveis, ou seja, é uma bolha que se sustenta com ar fornecido por ventiladores. Os participantes ficam sentados no chão ou em almofadas e a entrada é feita por um túnel. O Planetário “Teatro das Estrelas” tem um novo conceito de Planetário itinerante. É o único Planetário itinerante cuja estrutura é rígida, porta normal, os participantes ficam sentados em cadeiras e se utiliza de aparelhos de ar condicionado.

A estrutura do Planetário Teatro das Estrelas já é uma aula. Representa o hemisfério sul da Terra de forma invertida da que se vê habitualmente. Tem 3,5m de altura

Pense nesta questão: Se sentar ou deitar dentro do Planetário para observar o céu é melhor, porque os Planetários fixos de médio e grande porte que tem muito mais espaço as pessoas ficam sentadas e não deitadas? Não se engane! A melhor e mais confortável posição para observar o céu é sentado. O planetário “Teatro das Estrelas” é o único planetário itinerante no Brasil que utiliza cadeiras

O Planetário Teatro das Estrelas utiliza dois aparelhos de ar condicionado para melhor conforto. Eles ficam na parte externa e atrás do Planetário. O ar refrigerado é canalizado por dutos para a parte interna.

O aparelho mais comum dos planetários itinerantes são os de fabricação americana conhecidos como Starlab O Planetário “Teatro das Estrelas” utiliza um modelo japonês conhecido como EX-3. É o único planetário itinerante, em atuação no Brasil, que utiliza esse modelo. A diferença é que ele projeta menos estrelas que o Starlab e isto faz um grande diferença quando se trata de ensino. Por outro lado, os movimentos de rotação e translação são mais próximos do real.

Com criatividade e técnica foram criados diversos acessórios para incrementar a sessão.  Projetor do Sol e seu movimento aparente, exclusivo e independente do aparelho principal;  Projetor da Lua, sendo possível mostrar suas diversas fases;  Simulação dos eclipses, solar e lunar;  Projetor de cometas;  Projetor de meteoros;  Projetores dos 5 planetas visíveis à vista desarmada, exclusivo e independente do projetor principal;  Projetor de imagens em movimento;  Projetores de 21 constelações;  Silhueta dos prédios no horizonte;  Simulador de raio.

Sim. É escalado uma ou duas pessoas para apresentar as sessões durante todo o período do evento. Para instalação do Planetário, porém, sua instituição deverá fornecer 4 pessoas que realizarão o trabalho sob a orientação de nossa equipe. Obs.: contrate 4 pessoas que estão acostumados com o serviço braçal. Não selecione professores muito menos alunos para realizar esta tarefa. Depois que as peças estiverem no local, a instalação demora entre 2 e 4 horas.

As sessões tem uma duração de aproximadamente 45 minutos. Organize as sessões de acordo a idade dos participantes: a) Sessão infantil para participantes de 6 a 10 anos; b) Sessão juvenil para participantes de 11 a 16 anos; c) Sessão para adultos a partir de 18 anos Podem participar estudantes, o público em geral, idosos, acadêmicos, professores, astrônomos, dentre outros.

 O idealizador do Planetário é o professor Gesoaldo Maia de Oliveira. Graduado em Física, Administração, Curso Superior de Complementação de Estudos em Astronomia, especialista em Educação Brasileira: cultura e formação docente, Mestre no Ensino de Ciências e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, além de assessorar o Planetário “Teatro das Estrelas” é diretor adjunto do Planetário da Universidade Cruzeiro do Sul, na capital paulista, além de professor na mesma universidade. Curriculo:

O idealizador desse Planetário desenvolve suas pesquisas em duas linhas de investigações: 1.Ensino de ciências em planetários como espaços não formais de educação numa perspectiva holoeducacional; 2.A importância dos espaços não formais de educação para a industria criativa como fenômeno econômico contemporâneo.  É sócio da SAB - Sociedade Astronômica Brasileira.  É sócio da ABP - Associação Brasileira de Planetários. Leia na revista “Toque da Ciência” uma de suas entrevistas em re-vistas/2-esta-manchete-nao-existe. re-vistas/2-esta-manchete-nao-existe

(11) (11) Dê preferência ao nosso endereço eletrônico por conta de nossas constantes viagens

OBRIGADO!