Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Plano de Trabalho Docente
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Orientação Técnico-Pedagógica
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
As discussões desenvolvidas neste pôster têm em vista o eixo temático Currículo e prática pedagógica em espaços formais de educação. Dentro desse contexto,
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
SILVANA BERBEL FERNANDES
Estrutura do documento:
Docentes: Iráide Pereira dos Santos Marinalva dos Santos Sousa
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
A LINGUAGEM JORNALÍSTICA DOS VEÍCULOS DIÁRIO CATARINENSE E HORA DE SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA CONSTRUÇÃO DO SUJEITO-LEITOR. Área de conhecimento.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Replicação Metas Curriculares de Português
CONCEPÇÕES, PERCURSOS E PERCALÇOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Phelipe Pires Fermino. PIBIC. Matemática-
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Professor(es)-Pesquisador(es):
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Organização e desenvolvimento do HTPC
PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA: CRIANDO ATIVIDADES E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Art 170., Área de conhecimento: linguística aplicada.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Ensino de gramática em uma perspectiva reflexiva - uma proposta de análise semântica dos períodos compostos. Área de conhecimento - Ciências Humanas – Linguagens e Artes Fabiana Osvaldete dos Santos / Orientadora professora Josefina Maria Benvenutti Hassmann / Artigo 170 / Curso de Letras Português-Inglês / Campus Pedra Branca – SC INTRODUÇÃO Tem sido destaque em publicações na área da Linguística Aplicada reflexões acerca do ensino da Língua Portuguesa, nas séries referentes à educação básica. Tais reflexões têm como ponto de partida duas questões: é função da escola ensinar a norma culta? Como esse ensino tem ocorrido? Quanto ao primeiro questionamento, assume-se como pressuposto de que o objetivo da disciplina Língua Portuguesa é possibilitar ao aluno condições de aprender a norma culta, em um contexto em que as demais modalidades da língua não sejam excluídas. Cabe, assim, buscar uma resposta à segunda indagação, destacando-se dois problemas abordados na literatura sobre o tema. O primeiro problema é conceitual, pois o ensino de norma tem sido concebido como ensino de gramática. O segundo problema é metodológico e resulta no recorte que se faz na própria gramática normativa ao se elegerem os conteúdos a serem trabalhados na disciplina, que se restringem a classificações morfológicas ou sintáticas. É urgente reverter esse quadro do ensino de Língua Portuguesa, pois nenhum objetivo pedagógico será atingido se, por um lado, os alunos continuarem considerando que “aprender Português é muito difícil” e, por outro, os professores continuarem lamentando o fato de os alunos não aprenderem, ou seja, não transferirem as informações para os seus textos. OBJETIVO O objetivo desta pesquisa é a elaboração de um material pedagógico, voltado ao Ensino Médio, que explicite a possibilidade de se ensinar/aprender gramática em um enfoque reflexivo, no que diz respeito ao estudo das orações coordenadas e subordinadas adverbiais. MOTODDOLOGIA Trata-se de uma proposta que envolve previamente a pesquisa bibliográfica acerca do tema abordado (bibliografia proposta), para posterior coleta e análise dos dados, finalizando com a elaboração de material didático. O corpus de análise será formado pelas orações coordenadas e subordinadas adverbiais apresentadas como exemplos nas gramáticas pesquisadas, acrescentando dados atuais, isto é, enunciados retirados de textos jornalísticos. RESULTADOS Conforme leitura de obras apontadas na bibliografia proposta, obteve-se relevantes perspectivas, as quais concernem o processo ensino-aprendizagem e revelam-se opulentas para o estudo presente. Ao contatar obras de diversos autores, pôde-se atestar a veracidade de que o ensino em voga tem sido insatisfatório tanto para docentes como para discentes, bem como a aspiração de uma reformulação urgente no tocante aos métodos que permeiam o âmbito escolar atual. Registre-se, ainda, o quanto será significante oferecer uma abordagem dos períodos compostos atrelada a análises semânticas, porquanto possibilitará maior reflexão acerca dos conteúdos estudados e, com isso, mais importância o educando transferirá a esses conteúdos. CONCLUSÕES Conquistou-se maior conhecimento no campo da linguística funcional, a qual possibilitou um entendimento mais claro da gramática normativa e de como ela é transmitida atualmente. Um dos objetivos desta pesquisa foi verificar o quanto a linguística poderia auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos períodos compostos e verificou-se que a contribuição dada por essa área é importantíssima. Estudos realizados, baseados em fatos ocorridos nas línguas, mostram as discrepâncias entre uma variedade enorme nos modos de falar, escrever, receber mensagem, entre outros, que modificam os discursos das pessoas e, por isso, precisam ser considerados, visando a um foco reflexivo BIBLIOGRAFIA ANTUNES, Irandé (2007). Muito Além da Gramática. São Paulo: Parábola Editorial. BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 9. ed. São Paulo: Ática, 1997, p.77. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. 46. ed. São Paulo: Nacional, 2005, p EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Ministério. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/secretaria do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, p. FRANCHI, Carlos (2006). Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial. GERALDI, João W. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de letras, 1999, p NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2007, p. 69. NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, PERINI, Mário. Sofrendo a gramática. 3. ed. São Paulo: Ática,, p PERINI, Mário. Para uma nova gramática do português. 10. ed. São Paulo: Ática, 2005 b, p. 93. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado das letras, pág. REVISTA, EXAME. São Paulo, ano 41, n. 5, p , 28 março de REVISTA, ISTOÉ. São Paulo, ano 31, n. 2012, 85, 89, 100, 102 e 105, 28 de maio de TRAVAGLIA, Luiz Carlos (2002). Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º. E 2 º. Graus. São Paulo: Cortez. Apoio Financeiro: Unisul.