As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
1.
OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
CIDADANIA  PARTICIPAÇÃO DEMOCRACIA DESCENTRALIZAÇÃO CARTA MAGNA
Estatuto da Criança e do Adolescente
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Estatuto da Criança e do Adolescente
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Marco jurídico e normativo da Educação no Brasil
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
Notificação de Maus Tratos
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Profª Maria Cecilia Ziliotto
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Profissionalização do Jovem
Projeto de saúde e qualidade de vida
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
A primeira infância,cidadania já.
EDUCADOR, O SER HUMANO ECA – CONHECER PARA RECONHECER SANTOS, MAIO DE 2012.
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“Os Incríveis”.
Estatuto da Criança e do Adolescente
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
TRABALHO DO MENOR.
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito da criança de o a 6 anos à educação, contendo diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
LAZER Direito Social.
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS
Comissão da Criança e Adolescente
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
DIREITO CONSTITUCIONAL II DA ORDEM SOCIAL
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Dra. Mônica Ribeiro de Souza Juíza de Direito da Vara da Infância e da
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A PROTEÇÃO INTEGRAL, O CONSELHO TUTELAR E A INTERDISCIPLINARIDADE.
Pedro Affonso Hartung Advogado do Núcleo de Defesa Instituto ALANA Criança e Consumo: os impactos da publicidade infantil.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
2/6/20161 CAPACITAÇÃO DE CONSELHO TUTELAR. 2/6/20162 CAPACITAÇÃO DE CONSELHO TUTELAR O conselho tutelar na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes;
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL.
Estatuto da Criança e do Adolescente Lei Federal nº 8.069/1990 Regulamentado pelo Art. 227 da Constituição Federal que preceitua:
DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INDÍGENAS.   
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde 1° Seminário Estadual Intersetorial.
Professora Claudete Pessôa ECA - Lei 8.069/90 NOTAS INTRODUTÓRIAS PRIORIDADE ABSOLUTA (CF, 226 e 227 e ECA, 04º) Criança e o adolescente gozam de todos.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia

Marcos Legais Constituição Federal de 1988; Constituição Federal de 1988; - Arts. 226 a Arts. 226 a 230. Estatuto da Criança e do Adolescente; Estatuto da Criança e do Adolescente; - Lei de Lei de Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Lei de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; - Lei de Lei de 2006.

Marcos Legais Código Penal Brasileiro; Código Penal Brasileiro; - Decreto-Lei de Decreto-Lei de 1940 Código de Processo Penal Brasileiro; Código de Processo Penal Brasileiro; - Decreto-Lei de Decreto-Lei de Legislações correlata. Legislações correlata. Plano Nacional de Enfrentamento a Violência contra criancas e adolescentes Plano Nacional de Enfrentamento a Violência contra criancas e adolescentes

Estatuto da Criança e do Adolescente Doutrina da proteção integral; Doutrina da proteção integral; Proteção Constitucional = Art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Proteção Constitucional = Art É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Princípios do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA Princípios do Estatuto da Criança e Adolescente - ECA

Organizacao da Politica de Atendimento ECA –Politicas sociais basicas e Especial ECA –Politicas sociais basicas e Especial Regimes de atendimento Regimes de atendimento Conselho Tutelar Conselho Tutelar Conselho Municipal dos Direitos da Criancas e adolescentes Conselho Municipal dos Direitos da Criancas e adolescentes Rede de Servicos de atendimento Rede de Servicos de atendimento Ministerio Publico, Juizado da Infancia e adolescencia e Defensoria Publica Ministerio Publico, Juizado da Infancia e adolescencia e Defensoria Publica

Serviços Proteção Social Básica Analise da realidade Analise da realidade Prevenção Prevenção Mobilização Mobilização Atendimento a vitimas e vitimizadores Atendimento a vitimas e vitimizadores Capacitação dos Indivíduos para um processo resiliente Capacitação dos Indivíduos para um processo resiliente Outros serviços de Educação, Saúde, etc. Outros serviços de Educação, Saúde, etc.

Servicos de Protecao Social Especial Artigo 90 do ECA – Regimes de atendimento Artigo 90 do ECA – Regimes de atendimento Tipificacao Nacional de Servicos Socioassistencial: Tipificacao Nacional de Servicos Socioassistencial: Media Complexidade Alta complexidade Outros servicos de Saude, Educacao, etc.

Desafios e propostas Qualificar servicos Qualificar servicos Implantar e implementar servicos Implantar e implementar servicos Composicao das equipes com especialidades Composicao das equipes com especialidades Pesquisas permanentes Pesquisas permanentes Novos servicos/adequacao dos servicos para as especificidade Novos servicos/adequacao dos servicos para as especificidade

contatos Dorival da Costa Dorival da Costa