Vanda Freire: Música e sociedade Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música 6. Epílogo Currículos Superiores de Música.

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TÍTULO DO TRABALHO ALUNO ALUNO: Prof.Orientador Prof.Orientador: Relatório de Estágio INSTITUTO FEDERTAL CATARINENSE CÂMPUS CONCÓRDIA FÍSICA - LICENCIATURA.
Transcrição da apresentação:

Vanda Freire: Música e sociedade Uma perspectiva histórica e uma reflexão aplicada ao Ensino Superior de Música 6. Epílogo Currículos Superiores de Música no Século XXI – algumas reflexões SEMINÁRIO DA DISCIPLINA DE MEMES II PROF. MARCOS CÂMARA DE CASTRO LUCAS PIGARI

 Escola de Música UFRJ  Breve Descrição do Currículo de Licenciatura da UFRJ (versão 2003)  O CURÍCULO FOI ESTRUTURADO EM MÓDULOS  MÓDULO I  MÓDULO II

Avaliando o currículo de licenciatura em música da UFRJ  Pesquisa durante quatro anos  Foram aplicados questionários  Problemas nos questionários

OUVINDO OS ALUNOS, EXPECTATIVAS ATENDIDAS?  Acesso à prática instrumental  Presença obrigatória de um instrumento principal  Capacitação teórica musical e pedagógica  Abertura do currículo à práticas musicais diferentes  Unidade consolidada, sem fragmentação

PERFIL DOS ALUNOS  QUESTIONÁRIO OBSERVAÇÃOLIVRE DOS ALUNOS Informações não previstas

VISÃO DOS FORMANDOS OUVINDO OS PROFESSORES VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES- LIMITAÇÕES DO CURRÍCULO O CURRÍCULO DA UFRJ DIANTE DOS CURRÍCULOS DE OUTRAS UNIVERSIDADES CONFRONTANDO OS CURRÍCULOS COMAS DIRETRIZES PROPOSTAS PARA ENSINO SUPERIOR DE MÚSICA (FREIRE, 1992)

CONSUDERAÇÕES FINAIS