Palestrante Engº Jorge Leitão Engenheiro civil, Especialista em Finanças, Especialista em Matemática e Mestre em Economia. Diretor do Núcleo de Gestão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

1.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
Plano de Trabalho pouco detalhado;
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
GT ONGS E OSCIPS APRESENTAÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS PAULO ROBERTO OLEGÁRIO DE SOUSA PROCURADOR DA REPÚBLICA BRASÍLIA, 30 DE NOVEMBRO DE 2009 XI ENCONTRO.
A Criminalística da Polícia Federal como Atriz da Rede de Controle
Clique para editar o formato do título de texto Clique para editar o formato do texto em estrutura de tópicos Segundo Nível da Estrutura de Tópicos Terceiro.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
LICITAÇÕES Alexandre Cândido de Souza
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DE MATO GROSSO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
III Seminário de Construções Civis e Montagens Industriais – Sinduscon/ES 27/11/2013Marcelo Chiabi.
Fiscalização de Obras Públicas
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Mecanismos de Fiscalização de Obras Públicas e PLDO 2012 Junho
Planejamento do Projeto anteriormente à execuçãod a obra
TERMOS ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
ASSOCIAÇÕES.
PROJETO BÁSICO VISÃO DO CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TCE-RJ
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Planejamento e Controle e obras
Tabela de honorários do Engenheiro Florestal. Das Disposições Gerais 1. As remunerações constantes desta tabela são consideradas como HONORÁRIOS MÍNIMOS.
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
Instrução Conjunta CGRH/COFI 01, de
Programação Orçamentária 2005 Cláusula Décima-Quarta alínea “a” do contrato de Subempréstimo Condição para liberação de recursos aos municípios Prazo:
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO PIAUÍ FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO detectadas pelo TCU e como preveni-las
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Plano de Políticas Públicas 1ª Atualização 24 de abril de 2015.
Reunião GTAC Uberlândia - MG, 13/02/2014 Giordano Bruno Bomtempo de Carvalho Sugestão de metodologia e cronograma para discussão de Cobrança e Agência.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Palestrante: Eng. José Wagner Braidotti Junior - JWB Engenharia Treinamentos de Engenharia de Manutenção JWB Engenharia GAV Gestão de Ativos Orientada.
Gerenciamento de Projetos
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Luis Wagner Mazzaro Almeida Santos.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE CONTABILIDADE DAS EMPRESAS DE
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
REVISÃO DOS PROJETOS DO PNAGE. Aumento dos Custos Variação Cambial (Redução da cotação do Dolar) SALDO DO PROJETO MOTIVAÇÕES: Redução dos Recursos Disponíveis.
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Desenvolvendo pessoas, gerando resultados.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
CICLO DE ENCONTROS – RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS ABC
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
Cobrança de multa e mora PINHEIRO. CARLOS ORGE. Aprenda a usar sua HP12C Os juros simples apresentam pouca utilização no mercado financeiro brasileiro.
CONTRATO DE EMPREITADA OU DE OBRAS DISCIPLINA:GESTÃO DE CONTRATOS
ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
APLICAÇÃO DO MODELO DE TARIFA BÁSICA OPERACIONAL – TBO ESTUDO DE CASO DO SAMAE DE JARAGUÁ DO SUL.
CAUTELAS A ADOTAR NO MONITORAMENTO DOS CONTRATO A postura do fiscal servidor público Fundamento da fiscalização do contrato Artigo 67 da Lei 8.666/93 Súmula.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
1/12 Orientações para o cumprimento da ordem cronológica de pagamentos Lei 8.666/93, art.5º INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2014, TCE/CE.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
Limites, momentos e papéis da auditoria interna Mudança de paradigma nas contratações: Atuação da auditoria interna no aprimoramento da fiscalização contratual.
Transcrição da apresentação:

Palestrante Engº Jorge Leitão Engenheiro civil, Especialista em Finanças, Especialista em Matemática e Mestre em Economia. Diretor do Núcleo de Gestão de Obras do Tribunal Regional Federal da 1ª Região Membro do CTO junto ao CJF Membro de equipe de auditoria do CNJ 1

Sobrepreço Preço contratado acima do mercadoSuperfaturamento Sobrepreço efetivamente pago 2

Superfaturamento de obras Superfaturamento não é apenas a cobrança de preços excessivos. Esse novo entendimento, voltado à área de obras e serviços de engenharia, é de que o fenômeno do superfaturamento é um conjunto de práticas que tornam, injustamente, mais onerosa a proposta ou a execução do contrato para a Administração Pública,

Tipos de Superfaturamento de obras 1: Superfaturamento de quantidade; 2 : Superfaturamento de qualidade; 3 : Superfaturamento por alteração de metodologia executiva; 4 : Superfaturamento por preços; 5 : Superfaturamento por jogo de planilha; 6 : Superfaturamento por pagamentos antecipados; 7 : Superfaturamento por jogo de cronograma; 8 : Superfaturamento por reajustamentos irregulares de preços; 9 : Superfaturamento por prorrogação injustificada do prazo contratual. 10: Superfaturamento por superdimensionamento Boletim do Tribunal de Contas da União, 2012, ano XLV, n. 26 INCDPF e IBRAOP OT-05/12 4

Superfaturamento devido à alteração da metodologia de execução 5

Superfaturamento de preços - utilização dos métodos de cálculo (IBRAOP OT 05/12) 6

Superfaturamento devido a pagamentos antecipados Serviço “A” Pagamento antecipadoEfetiva prestaçãodesconto DataquantPUPTquantPUPT 2/1/ /5/ /7/ /9/ total Superfaturamento por pagamento antecipado (i=1%)1.208

Superfaturamento devido ao jogo de cronograma 8 Cronograma baseMês 1Mês 2Mês 3Mês Cronograma contrato Mês 1Mês 2Mês 3Mês Diferença Valor deflacionado (1x) (2x) (3x) (4x) Diferenças deflacionadas p mês 1 a 1,5% Total das diferenças (i=1,5%)

Fluxograma para auditoria em obras 9