Escoliose associada à Síndrome de Berardinelli-Seip

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aspectos Ortopédicos e Traumatológicos em Geriatria
Advertisements

Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Bello, C. A. 1; Sales, J. V. F. 2; Rajão, M. D. 3; Maranhão, R. P. A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE VETERINÁRIA
Tópicos Especiais em Farmácia
2° Aniversário da 3° Policlínica de Niterói
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
Distrofias Musculares
Sitema esquelético ColégioINEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz.
DEPARTAMENTO DE ORTOPEDIA
Caso da Semana Karina B. Calil.
Caso da Semana Timotheos Wu.
Artropatias Inflamatórias
Traumatismo Raquimedular. Descrever as bases anatômicas e fisiológicas da medula espinhal Descrever as bases anatômicas e fisiológicas da medula espinhal.
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Maira Cardoso Lopes Webimagem
Atualização e definições
“Nesse banco ... você deposita esperança”
Acroceratoelastoidose de ocorrência familial
Progeria Mutação Génica.
DEFORMIDADES DA COLUNA VERTEBRAL
PROJETO DE IMPLANTAÇAO DE CAMPANHA DE PREVENÇÃO A DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. TenCel José RG:09911.
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Coluna Vertebral – LOMBAR II
EVOLUÇÃO DA MASSA ÓSSEA PÓS-PARATIREOIDECTOMIA EM UM
Estenose lombar degenerativa
projetodiretrizes. org
Manifestações cutâneas na doença mista do colágeno
Influenza / Gripe → DIAGNÓSTICO ETIOLÓGICO (CID-10: J.09 a J.11)
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
Síndrome de Ehlers Danlos
João Marcelo Castelpoggi
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Patologia Endócrina Anatomo-Clínica IV Universidade Federal da Bahia Faculdade de Medicina-HUPES Patologia Cirúrgica I.
Caso Clínico Ortopedia
Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HC-FMUSP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
Ortopedia e Traumatologia UERJ Fernando Cerqueira
Sitema esquelético.
Afecções da coluna vertebral: Escoliose e lombalgia.
Deformidades Escoliose Pectus Carinatum (protusão)
Quadril Bursite Trocanteriana Displasia de quadril Osteonecrose Sacroileíte Pubalgia Nayara T. C. Pereira.
Atrofia Muscular Espinhal (AME)
ESCOLIOSE ESCOLIOSE ESCOLIOSE.
Alterações Posturais.
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
Evaluation of skeletal maturity using dental mineralization stages
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
Neurologia 2009 Leonardo José de M Araújo
1 Médica Residente em Clínica Médica do Hospital Regional de Cacoal. 2 Médica dermatologista e Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do.
NEUROFIBROMATOSE TIPO 1 – DISCREPÂNCIA CLÍNICA IMAGENOLÓGICA
Epidemiologia Analítica
“CASO CLÍNICO” MONITORIA DE CLÍNICA MÉDICA
Distúrbios Musculoesqueléticos
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO QUADRO ÁLGICO DA LOMBALGIA CRÔNICA
LOMBALGIA CASO CLÍNICO
Hipercolesterolemia familiar
1-INTRODUÇÃO Colelitíase transitória e lama biliar são manifestações não raras em pacientes internados em uso de ceftriaxone. A Ceftriaxona é uma Cefalosporina.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
AVALIAÇÃO EPIDEMIOLOGICA ENTRE O GENO VALGO E OS PÉS PLANOS NAS CRIANÇAS TRATADAS NO AMBULATÓRIO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL INFANTIL MARTAGÃO GESTEIRA Autores:
Relato de caso de doença de Camurati-Engelmann, uma displasia diafisária progressiva rara Melissa Machado Viana, Sabrina Versuti Nunes, Davi Coutinho Fernandes.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM PARALISIA CEREBRAL SUBMETIDOS A TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA CORREÇÃO DE PÉ TORTO NO SERVIÇO DE ORTOPEDIA DO HOSPITAL.
Autores: Fernando Cal Garcia Filho; Tomás Amorim Andrade; Lucas Cortizo Garcia; Roberto Guarniero; Fabio Matos; Fernanda Cortizo Garcia. ESTUDO RETROSPECTIVO.
Hemimelia Tibial Reconstrução Cirurgica com Preservação Autores: Wagner Nogueira da Silva Gustavo Alves de Mendonça Fábio Ribeiro Baião.
Transcrição da apresentação:

Escoliose associada à Síndrome de Berardinelli-Seip Fabio Ribeiro Baião Rafael Lima Lopes Pedro Henrique Cunha Andrade Rodrigo D’Alessandro de Macedo Henrique Carvalho de Resende Jader de Andrade Neto

Identificação Nome: D.E.R.S. Idade: 15 anos D.N.: 17/11/2000 Cidade: Brumadinho - MG

Anamnese H.M.A.: Paciente e familiares notaram, aos 12 anos, deformidade da coluna vertebral associada a dor desencadeada por exercícios físicos. Houve progressão da curvatura torácica e aos 14 anos (em 2014) procurou atendimento ortopédico em outro serviço. Primeiro contato com este serviço em março/2016 H.P.: Paciente acompanhada em Ambulatório de Doenças Nutricionais, com diagnostico de Síndrome de Berardinelli-Seip. Nega outras comorbidades, uso regular de medicamentos e alergias. H.F.: Possui uma irmã mais velha, hígida. Pais hígidos, não consanguíneos. Sem história de Síndrome de Berardinelli-Seip em outros familiares.

Exame Físico Ectoscopia: hipertrofia muscular generalizada, diminuição do panículo adiposo subcutâneo Inspeção: deformidade da coluna vertebral, com curvatura torácica de convexidade a direita Teste de Adams: gibosidade a direita Ausência de outras deformidades, sem déficits neurológicos

Radiografia panorâmica da coluna vertebral em PA e perfil

Radiografia da coluna torácica com inclinações laterais Radiografia da coluna lombar com inclinações laterais

Interpretação dos Exames de Imagem e Diagnóstico Os exames radiográficos evidenciam escoliose torácica, com padrão de curva próprio da escoliose idiopática do adolescente (EIA), das vértebras T6 a T11, com ângulo de Cobb de 50º, e curva lombar compensatória de 30º. Diagnóstico: padrão de curva próprio da EIA - tipo IBN da classificação de Lenke

Pós-operatório

Discussão A Síndrome de Berardinelli-Seip também é conhecida como Lipodistrofia Generalizada Congênita (BSCL) É uma desordem autossômica recessiva relacionada aos genes AGPAT2 (tipo 1, MIM #608594), BSCL2 (tipo 2, MIM #269700), CAV1 (tipo 3, MIM #612526) e PTRF (tipo 4, MIM#613327) Caracteriza-se clinicamente pela redução extrema da quantidade de tecido adiposo desde muito jovem e resistência severa a insulina Outras manifestações incluem facies grosseira, hipertrofia muscular, mãos e pés grandes, acantose nigricans, hepatomegalia, hipertrigliceridemia, esteatose hepática e aterosclerose de início precoce

Discussão Prevalência aproximada de 1:10.000.000 nascidos vivos, mas acredita-se que, de cada quatro casos, apenas um seja relatado Na região do Seridó, Rio Grande do Norte, há uma grande concentração de portadores de BSCL Outros autores identificaram lesões ósseas císticas, especialmente em ossos longos (femur e úmero), como na Síndrome de Brunzell, uma lipodistrofia congênita generalizada associada a angiomatose cística, com acometimento ósseo Rajab et al descreveram na BSCL tipo 4 rigidez da coluna, hiperlordose, osteopenia e atraso da idade óssea

Discussão Os exames laboratoriais da paciente em estudo estavam dentro dos valores de referência do laboratório, exceto por triglicérides pouco elevados (361 mg/dL) Do ponto de vista ortopédico, a paciente em estudo apresenta hipertrofia muscular generalizada e, por isso, lembra caracaterísticas masculinas Observou-se padrão de curva próprio da EIA - tipo IBN da classificação de Lenke Foi submetida a artrodese de T4 a T12, através de fixação com parafusos pediculares, sob monitorização neurofisiológica intraoperatória

Conclusão A BSCL é uma síndrome rara com amplas repercussões endocrinometabólicas. Outros autores já relacionaram achados de liposdistrofia generalizada congênita com acometimento ósseo cístico (Síndrome Brunzell), e a própria BSCL tipo 4 já foi relacionada a alterações da coluna vertebral, osteopenia e atraso da idade óssea (Rajab et al). Não há descrito na literatura a associação de escoliose com a BSCL ou outra síndrome de lipodistrofia generalizada congênita A descrição de novos achados deve ser relatada como esforço coletivo para reunir informações sobre as características e a evolução dessa condição.

Referências www.omim.org/entry/608594 www.omim.org/entry/2697006 Berardinelli W. An undiagnosed endocrinometabolic syndrome: report of 2 cases. J Clin Endocrinol Metab. 1954;14:193-204. Dantas V. K. S. C. Síndrome de Berardinelli: territorialidade e imaginário. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005; 128 f http://www.scielo.br/pdf/abem/v55n1/07.pdf http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs00256-007-0332-4