Entendendo a dinâmica do turismo. Sistema de Turismo Ecológico Cultural Econômico Social OFERTADEMANDA MERCADO Produção Consumo Distribuição Infra-estrutura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
Conceitos Básicos em Marketing
Teoria Elementar da demanda
Estudo de Caso: Ibitinga
Produto turístico: É a amálgama de elementos tangíveis e intangíveis,
MERCADO TURÍSTICO Como qualquer tipo de mercado, o mercado turístico pode ser considerado como uma rede de informações que permite aos agentes econômicos.
PRODUTO TURÍSTICO Produto turístico é o conjunto de bens e serviços relacionados a toda e qualquer atividade de turismo. Especificamente o produto turístico.
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
OFERTA TURÍSTICA Profª. Fernanda Alves.
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof
Indivíduos e sociedade:
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
IFSP – GESTÃO DE TURISMO FUNDAMENTOS DO TURISMO 1
OPERADORA Aula 05.
SEXO E SERVIÇOS Busca de satisfação Motivo de união
Novas formas de turismo
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
Capítulo 5 Entendendo Contabilidade
Aula 006 – Atratividade Turística no Município
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
Roteiro para a fase de pesquisa “Rio, cidade hospitaleira”
Plano Estratégico Regional de Turismo
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Marketing de Serviços Turísticos.
Profa. Maria Emília Martins Silva
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
CATEGORIAS DE.
ANÁLISE GEOGRÁFICA E TURISMO Aula agosto Turismo múltiplas dimensões Dimensão 1. Negócio e Indústria  Turismo é um negócio, um conjunto de setores.
Formação Profissional IV
Programa de Apoio ao Turismo Sustentável Litoral Norte Paulista (CEDS/LN) Oficina TS4 – 26 de abril de 2012 “Roteiro de Turismo Pedagógico”
Luciana Paolucci.  conjunto de atrativos com destacado diferencial turístico  dotado de equipamentos e serviços de qualidade  eficiência coletiva,
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Economia Ecológica: CNM 7238 Introdução
Economia Ecológica e a Natureza dos Recursos Naturais Joshua Farley, PhD Universidade de Vermont Desenvolvimento de Comunidade e Economia Aplicada Instituto.
ANT – ANÁLISE ESTRUTURAL DO TURISMO
Sistema Econômico / Organização Econômica
Gestão de Pessoas I AULA O2
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Objetivos do SISTUR.
Análise Estrutural do Turismo
Teoria Geral de Sistemas e Turismo
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO SERVIÇOS Duráveis Não duráveis.
Universidade Estadual do Piauí João Airton Santos Porto
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Conceito básico de produtos e serviços
Karl Marx e o materialismo histórico
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Entendendo a dinâmica do turismo
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Turismo Rural: Uma oportunidade de negócio Marina Reis Deusdará Leal Agosto 2008.
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Disciplina: Hospitalidade
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini. Questão para Pensar! Sobre 4 Os. Uma empresa que oferece um produto de baixa qualidade, cobrando preço acima.
Turismo Senac Promoção do Turismo Sustentável e Ética.
Transcrição da apresentação:

Entendendo a dinâmica do turismo

Sistema de Turismo Ecológico Cultural Econômico Social OFERTADEMANDA MERCADO Produção Consumo Distribuição Infra-estrutura Super-estrutura Conjunto da organização estrutural Conjunto das relações ambientais Conjunto das ações operacionais

OFERTA TURÍSTICA Lima Mercado de Cuzco

OFERTA TURÍSTICA

OFERTA TURÍSTICA.... DERIVADA

OFERTA TURÍSTICA

Oferta turística hoje... Os que tem o que contar... São hospitaleiros.... Compartilham o que sabem...

Então pode-se dizer que oferta turística é... “Todos os bens e serviços que estão à disposição dos consumidores-turistas, por um dado preço em um determinado período de tempo, podem ser caracterizados como oferta turística” OU “... a oferta em turismo pode ser concebida como o conjunto dos recursos naturais e culturais que, em sua essência, constituem a matéria-prima a atividade turística porque, na realidade são esses recursos que provocam a afluência de turistas. A esse conjunto agregam-se os serviços produzidos para dar consistência ao seu consumo, os quais compõem os elementos que integram a oferta no seu sentido amplo, numa estrutura de mercado.” (Beni, 2008:153)

Sendo pragmáticos Atrativos turísticos  Naturais  Histórico Culturais  Realizações técnicas e científicas  Acontecimentos programados 2. Equipamentos e serviços turísticos  Meios de hospedagem  Serviços de Alimentação  Recreação e entretenimento  Outros Serviços turísticos  Informações turísticas  Complexos turísticos

Isso é o suficiente? BASTAM ATRATIVOS ESPETACULARES?

PRODUTO TURÍSTICO Acesso Transporte Serviço de Alimentação Serviços de receptivo turístico Hospedagem Informação turística

PRODUTO TURÍSTICO ATRATIVOS FACILIDADES “O amálgama de elementos tangíveis e intangíveis, centralizados numa atividade específica e numa determinada destinação, as facilidades e as formas de acesso, das quais o turista compra a combinação de atividades e arranjos.” (Medlik e Midleton apud Ruschmann, 1995:26) ACESSO

Características do produto turístico  Composição de produtos imóveis  Intangibilidade  Rigidez  Heterogeneidade  Inseparabilidade  Liberdade na composição do produto  Pagamento adiantado  Diversos profissionais no processo de criação e oferta do produto  Consumo estimulado  Não propriedade (Lhoman & Panosso, 2008: 372)